Vídeo bizarro parece mostrar um polvo a acordar de um pesadelo

1

Um vídeo de um polvo mostra-o a acordar agitado e a reagir a ameaças de predadores que não existiam.

Um novo estudo que ainda não foi revisto por pares detalha um comportamento estranho de um polvo que parece estar a acordar depois de ter um pesadelo.

O cefalópode, chamado Costello, foi filmado 24 horas por dia durante um mês no laboratório da Universidade Rockefeller, em Nova Iorque. Em quatro ocasiões, o animal acordou abruptamente e começou a ter “comportamentos antipredador e de predador”, como mudar de cor e abanar os tentáculos erraticamente.

Em duas destas instâncias, o polvo libertou tinta preta na água — uma tática usada para escapar aos predadores —, apesar de não haver nenhum perigo iminente. Estes comportamentos sugerem que o animal estava stressado e os cientistas acreditam que isso terá sido porque estava a acordar de um pesadelo.

“Foi muito bizarro porque ele parecia estar com dor, parecia que estava a sofrer por um momento. E depois acordou como se nada tivesse acontecido e continuou o seu dia normal”, explica Eric Angel Ramos, investigador da Universidade do Vermont que ajudou a filmar o polvo, ao Live Science.

Um estudo de 2021 descobriu que os polvos também têm um padrão de sono com dois momentos — um momento de sono “ativo” e outro “calmo” —, tal como os humanos têm as fases REM e não-REM quando dormem.

A maioria dos sonhos humanos acontecem durante a fase REM e os cientistas ponderam se os polvos também sonham durante a sua fase de sono ativo. No entanto, ainda não sabemos informações suficientes sobre o sono dos cefalópodes para termos certezas sobre se sonham ou não.

No caso de Costello, que foi acolhido pelo laboratório após um ataque que o deixou gravemente ferido, é possível que estes comportamentos tenham antes sido reações a memórias do ataque, que podem resultar em “hipersensibilidade neural e comportamental no longo prazo”.

Robyn Crook, professora associada de Biologia que não esteve envolvida nas observações, sugere ainda uma resposta alternativa, acreditando que o comportamento de Costello terá sido motivado pela senescência— quando o corpo de um polvo se começa a decompor antes da morte.

“Não excluo que a senescência possa ser uma das causas disso”, disse Ramos à Live Science, confirmando que Costello morreu pouco depois da gravação dos vídeos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.