Vettel é o mais jovem tetracampeão de Fórmula 1 com vitória na Índia

O piloto alemão Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) tornou-se este domingo, aos 26 anos, o mais jovem tetracampeão do Mundo de Fórmula 1, ao vencer o Grande Prémio da Índia, 16.ª das 19 provas do calendário.

O alemão comemorou neste domingo o tetracampeonato consecutivo, feito que só havia sido alcançado pelo argentino Juan Manuel Fangio, entre 1954 e 1957, e pelo também alemão Michael Schumacher, que venceu cinco campeonatos seguidos entre 2000 e 2004. Mas Vettel é o mais jovem tetracampeão, com apenas 26 anos.

Vettel chegou aos 322 pontos na temporada 2013 d3 Fórmula 1 e não pode ser alcançado por mais nenhum piloto, mesmo restando ainda três corridas para o fim do campeonato.

Para conquistar o seu quarto título consecutivo, Vettel precisava apenas de terminar no quinto posto no circuito Buddh, em Nova Deli, mas alcançou a décima vitória da temporada, sexta seguida e 36.ª da sua carreira.

O triunfo na Índia confirmou o domínio impressionante da segunda metade do campeonato pelo alemão, que superou com facilidade a concorrência de pilotos que nas primeiras provas da temporada chegaram a ambicinar chegar ao título, como o espanhol Fernando Alonso, o finlandês Kimi Raikkonen e o inglês Lewis Hamilton.

O pódio do GP da Índia foi completado pelo alemão Nico Rosberg, da Mercedes, e pelo francês Romain Grosjean, da Lotus, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

 

Classificação final do Grande Prémio da Índia 2013:

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 60 voltas em 1h31min12s187
2º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 29s8
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 39s8
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 41s6
5º. Sergio Pérez (MEX/McLaren) – a 43s8
6º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 52s4
7º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – a 1min07s9
8º. Paul di Resta (ESC/Force India) – a 1min12s8
9º. Adrian Sutil (ALE/Force India) – a 1min14s7
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) – a 1min16s2
11º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 1min18s2
12º. Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 1min18s9
13º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) – a 1 volta
14º. Jenson Button (ING/McLaren) – a 1 volta
15º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) – a 1 volta
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 1 volta
17º. Max Chilton (ING/Marussia) – a 2 voltas
18º. Jules Bianchi (FRA/Marussia) – a 2 voltas

Não completaram:
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
Mark Webber (AUS/Red Bull)
Charles Pic (FRA/Caterham)
Giedo van der Garde (HOL/Caterham)

ZAP / MA

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 200 sismos em Yellowstone colocam supervulcão em risco de erupção

Especialistas em atividade sísmica informam que a atividade começou, naquela zona, a 8 de fevereiro, mas desde o dia 15 que tem vindo a acelerar e aumentar de magnitude, o que pode colocar o supervulcão …

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …

Torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa estão sem vigilância durante 14 horas por dia

As torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), onde no início de fevereiro houve desacatos com os reclusos, estão sem vigilância durante 14 horas por dia. O aviso é do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda …

Novos modelos fornecem informações do coração da Nebulosa Roseta

Uma nova investigação, liderada pela Universidade de Leeds, fornece uma explicação para a discrepância entre o tamanho e idade da cavidade central da Nebulosa Roseta e o tamanho e idade das suas estrelas centrais. A Nebulosa …