Vespas “godzilla” arrastam lagartas para fora da água para pôr ovos nelas

José Fernández-Triana

Microgaster godzilla

Uma equipa de investigadores, liderada por José Fernández-Triana, descobriu e gravou no Japão, a primeira vespa parasita, batizada de Microgaster godzilla.

Esta vespa foi vista a mergulhar durante vários segundos, trazendo o casulo de uma lagarta para fora para que pudesse pôr nela os seus ovos.

O nome do inseto é uma homenagem ao famoso monstro do filme “O Monstro do Oceano Pacífico”, de 1954. Os cientistas encontraram semelhanças entre o seu ataque e o Godzilla, assim como explica o autor do estudo: “Por ser uma espécie japonesa, ela homenageia respeitosamente Godzilla, um monstro fictício que se tornou um ícone. Tornou-se um dos símbolos mais reconhecíveis da cultura popular japonesa em todo o mundo”.

O estudo foi publicado, na semana passada, na revista científica Journal of Hymenoptera Research.

As vespas não são particularmente conhecidas pela sua capacidade de mergulho, razão pela qual esta nova espécie causou uma enorme surpresa entre a comunidade científica. A equipa de investigadores encontrou, pela primeira vez, esta vespa enquanto estudavam habitats de charcos.

Após encontrar o hospedeiro, a vespa toca repetidamente com as antenas nele. Eventualmente, força a lagarta a sair do casulo e a vespa insere rapidamente os seus ovos. Em alguns casos, a vespa tem mesmo que submergir por vários segundos, a fim de encontrar e puxar a lagarta para fora do casulo.

“Em segundo lugar, o comportamento de parasitismo da vespa tem alguma semelhança com o caráter do kaiju [Godzilla], no sentido em que a vespa emerge repentinamente da água para parasitar o hospedeiro, semelhante a como o Godzilla emerge repentinamente da água nos filmes”, começa por explicar Fernández-Triana ao portal Science Codex.

“Terceiro, Godzilla foi associado a Mothra, outro kaiju que normalmente é retratado como uma larva (lagarta) ou uma mariposa adulta. Tínhamos razões biológicas, comportamentais e culturais para justificar a nossa escolha do nome. Claro, isso e divertirmo-nos um pouco, porque isso também é uma parte importante da vida e da ciência”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Zap, há algumas incorrecções nesta notícia que seria importante verificar como: “mergulhar debaixo de água”, é pleonasmo, “submergir da água”, sentido contrário ao pretendido “no sentido de que” deveria ser no sentido em que, no último período não se percebe o sentido do verbo.

RESPONDER

Matheus: "Não sei o que se passa em Barcelona, nem me trataram como jogador"

Matheus Fernandes tinha contrato com os catalães até 2025 mas, em junho, soube que ia sair do clube... por e-mail. Já assinou pelo Palmeiras mas não esquece o que aconteceu em Espanha. Tinha sido um dos …

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …