Verdes alemães vão candidatar-se pela primeira vez ao cargo de chanceler

Michaell23 / Wikimedia

Annalena Baerbock, uma das líderes dos Verdes alemães

Os Verdes alemães anunciaram, esta segunda-feira, Annalena Baerbock como candidata a chanceler nas próximas eleições gerais de setembro.

A formação política ecologista alemã, segunda nas intenções de voto depois dos conservadores, anunciou que foi uma decisão acordada entre Annalena Baerbock e Robert Habeck, com quem comparte a presidência do partido desde 2018.

“Queremos abrir um novo caminho, queremos convidar toda a sociedade do nosso país a abrir um novo caminho” afirmou Baerbock, de 40 anos, deputada no Parlamento alemão (Bundestag) desde 2013.

“Esta é a nossa oferta: trabalharmos por um país mais justo e mais ecológico”, acrescentou a candidata, cuja designação foi anunciada por Habeck, numa conferência de imprensa conjunta.

“Falámos muito sobre esta decisão, há muitos meses e nos últimos dias. Representamos um novo estilo de fazer política, baseado na cooperação”, afirmou Habeck, de 51 anos, acrescentando: “Não vamos ‘passar rasteiras’ uns aos outros. Trabalhamos em equipa.”

Habeck é considerado “mais carismático” nas sondagens, mas Baerbock é encarada como “mais competente” em questões económicas e com “mais instinto político e mais rapidez nas respostas”.

A decisão dos ecologistas sobre a candidatura eleitoral deve ainda ser ratificada em congresso a realizar nos próximos dias 12 e 13 de junho. Segundo a empresa pública de radiodifusão Deutsche Welle, Baerbock é a mais jovem candidata a chanceler desde a formação da República Federal da Alemanha, em 1949, e apenas a segunda mulher a concorrer ao cargo.

Baerbok e Habeck representam a ala mais moderada do partido que foi criado a partir de um movimento de protesto. Trata-se da primeira vez que os Verdes alemães reconhecem possibilidades reais para alcançarem o cargo de chanceler.

Até ao momento, a única experiência governativa do partido foi como aliado minoritário nas duas legislaturas do chanceler social-democrata Gerhard Schröder entre 1998 e 2005.

Esta designação ocorre enquanto os conservadores continuam sem resolver os conflitos internos entre o centrista Armin Laschet, líder da União Democrata Cristã (CDU), e o direitista Markus Soder, da CSU-Baviera. Ambos pretendem suceder a Angela Merkel como chanceler nas próximas eleições gerais, que acontecem a 26 de setembro.

As últimas sondagens situam os Verdes a seis pontos abaixo dos conservadores. As previsões apontam para uma coligação com os Verdes como aliados como solução mais plausível. Mas não se descarta uma aliança tripartida liderada pelos ecologistas, apoiada por social-democratas e liberais.

ZAP ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …