Verbas para alimentação dos bombeiros “são canalizadas para outros fins”

8

(dr)

Rui Silva, presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Voluntários, fala em “aldrabices” e “tramóia” do “conhecimento de todos” e culpa a Proteção Civil porque “nada fiscaliza”.

Segundo o Público, na sequência das denúncias de alimentação deficiente dada aos bombeiros nas pausas do combate às chamas, Rui Silva, presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Voluntários (ANBV) denunciou que o dinheiro “desviado das refeições não vai para o bolso das chefias” dos bombeiros.

Segundo o presidente, o montante é utilizado para “outros fins, como a compra do equipamento que as associações precisam ou em outras necessidades nos quartéis”.

Rui Silva explica ainda que existe “um esquema de financiamento dos bombeiros feito à custa do desvio de verbas da alimentação para os operacionais”, que “é do conhecimento de todos”.

Muitas vezes “os bombeiros são alimentados com a comida dada por voluntários” e, “depois, são apresentadas faturas à Autoridade Nacional de Protecção Civil como sendo de refeições pagas”, disse Rui Silva.

Para o presidente da ANBV, a “grande responsável por tudo isto é a Autoridade Nacional de Protecção Civil a nível regional e nacional porque paga tudo o que lhe chega sem nada fiscalizar”.

“A forma como o caso é tratado pela Autoridade Nacional da Proteção Civil permite que muitas vezes as verbas que deveriam ser canalizadas na totalidade para a alimentação dos bombeiros, assim como o pagamento dos bombeiros, possa não ser canalizado para esse fim, sendo utilizado para outro“, conclui Rui Silva.

ZAP //

8 Comments

  1. este Ruim Selva é o maior incendiário existente actualmente em Portugal mas é tão ruim que consegue incendiar tudo e todos sem arder.

  2. As verbas vao para a compra de ambulancias de transporte… as direccoes dos bombeiros preferem estas em deterimento de ambulancias de Socorro e equipamento para os seus homens, porque dao mais lucro!!!!

    ACORDEM PORTUGUESES!!!!!

  3. Pois é, esta coisa da protecção civil, bombeiros, e outros que tais da “industria” do fogo é um mundo…!!! por isso é que Portugal arde todos os Verões… convém. Os fogos movimentam muitos milhões.. é o S. Miguel desta gente. De Inverno, a chuva não deixa arder nada… por isso no Verão há que aproveitar. E ultimamente, nem é preciso Verão, basta uns dias de calor mesmo de Inverno, que é ver o País a arder por todo o lado!!!… ao que chegámos…!!!

    • Claro que sim!!! O negócio do fogo, rende milhões a alguns figurões da nossa praça. Lembro que o tal Dias Loureiro meteu-se no negócio dos aviões de apagar fogos, e nem vale a pena falar do BPN… E depois atiram areia aos olhos do povo, prendendo uns coitados como os principais culpados.

  4. Boa tarde a todos, de facto temos algumas calunias no que diz respeito ás alimentações. Se todos acordarmos vamos querer adormecer novamente. Ou seja, se isto fosse fácil a ANPC não declinava esta responsabilidade nos corpos de bombeiros. Quando os incêndios são desta envergadura os responsáveis da ANPC deviam tomar conta desta área,( LOGÍSTICA) se pensarmos a logistica é a mais necessária no TO. Claro mas como dá trabalho, dá chatices, deixam a responsabilidade ás Associações. Desta forma as Associações deixam de ser acusadas de usarem o dinheiro em proveito próprio. Solução: Podemos começar por dar essa responsabilidade ás Câmaras Municipais, ou seja a ANPC acerta com a entidade Câmara Municipal as refeições e paga a eles. No POM a Câmara Municipal descreve ao inicio de cada ano as entidades que fornecem a alimentação em caso de incendido. Como sabem as Câmaras têm gabinetes de protecção Civil, como nada fazem durante o ano, podem e muito bem planear as refeições dos bombeiros nos TO. Meus caros os Bombeiros tem de ser homens e mulheres de combate, não podem de forma alguma estar a contratualizar a área da logistica. Não esquecer o combustível, porque aqui as Câmaras Municipais lucram euros e aqui têm interesse em fornecer. A ANPC não quer responsabilidades compra serviços, 21 €uros por dia para refeições. ( Pequeno Almoço, Almoço, Lanche, Jantar e Reforço) Parece justo o valor. Acordem isto não dá para nada, responsabilidade no poder local para toda a logística e acabamos com os interesses da ANPC e responsabilizamos quem tem o dever de garantir as refeições aos bombeiros.

  5. Zangam-se as comadres, descobrem.se as verdades – lá diz o povo.
    Reportando-me apenas à notícia, não sei qual é o espanto do povo, a canalização de verbas para outras actividades, que não as que inicialmente estavam previstas, é uma prática comum em todas as entidades que gerem dinheiros públicos. É assim como uma lavagem de dinheiros, permite perder o rasto do dito dinheiro e este pode ser aplicado onde os gestores públicos bem entenderem, até em seu próprio benefício (não directamente, como é evidente, com excepção do caso Esaltino, que o admitiu publicamente, e poucos outros). Atrevo-me a dizer que não há qualquer aquisição pública que não utilize esta prática da canalização de verbas. Ainda reportando-me à notícia, o que é pouco credível é que essas verbas servissem para comprar apenas equipamento para combate a incêndios… Este problema prende-se com a prática da “pedinchice” a que o povo está habituado. Basta os bombeiros fazerem um peditório para a sua alimentação que o povo, solícito como é, aparece logo a colaborar e oferecer os bens necessários, permitindo que as verbas destinadas à alimentação dos mesmos bombeiros seja canalizada para outros fins, deixando a opinião pública com a ideia que o estado, que deveria ter a responsabilidade de disponibilizar estas verbas, não cumpre com a sua obrigação, o que não representa totalmente a verdade.
    Ainda temos que os bombeiros fazem peditórios para comprar equipamentos…
    É uma “pedinchice” pegada.
    Gravíssimo é que não é só neste sector que isto acontece, veja-se o caso das ajudas a “Pedrógão”, nem sei bem como isto está, deixou-se apenas de falar.
    E tem muitos casos mais, “bancos alimentares”, “paróquias”, etc. etc..
    É apenas a minha opinião pelo que me é dado observar.

  6. Caros Senhores,

    Venho por este meio “comentar” e expôr o seguinte:

    Sou Bombeiro Voluntário à 15 anos e começo a pensar de uma outra forma, e a olhar para as pessoas que me rodeiam nos Bombeiros de uma outra forma também, pois sempre pensei que todos estávamos ali para ajudar o próximo dando o melhor de nós, salvando vidas e bens, mas eis que surgem informações e noticias que fazem surgir dúvidas…
    E a minha prende-se a esta:
    No nosso corpo de Bombeiros os piquetes de ECIN são divididos em 2 (dia e noite) ou seja turnos de 12 horas cada um, no turno de dia nunca tivemos pequeno-almoço nem reforço de manhã, temos o almoço (sempre), mas o lanche da tarde já só temos se andarmos a combater (e nem sempre), entretanto vamos embora e entra o turno da noite e NÃO EXISTE JANTAR (NUNCA TIVEMOS UM JANTAR) ou seja o turno de dia vai embora e janta em casa, e o turno da noite entra e tem de vir jantado de casa ou então TEMOS DE LEVAR DE CASA PARA JANTAR, durante a noite a maior parte das vezes (RARAS) só temos umas sandes e um sumo quando estamos praticamente toda a noite a combater.

    As minhas questões são as seguintes: PARA ONDE VÃO AS VERBAS DIÁRIAS QUE O ESTADO PAGA PARA EU ME ALIMENTAR?
    – Estarei eu a dar o meu suor o meu tempo a deixar a minha família, e estarão pessoas a lucrar com isso?
    – Ou PIOR ESTAREI EU A DAR O MELHOR DE MIM PARA OUTROS ENRIQUECEREM COM ESQUEMAS FRAUDULENTOS E COM A BOA VONTADE E SOLIDARIEDADE DE TODOS OS PORTUGUESES?

    ACHO QUE TODOS OS BOMBEIROS E TODOS OS CIDADÃO NECESSITAM DE SABER A RESPOSTA…

    SOU BOMBEIRO VOLUNTÁRIO COM ORGULHO E POR AMOR HÁ CAMISOLA, MAS POR FAVOR NÃO ME ENGANEM.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.