Fazer uma pausa da agenda do resto do ano não tem de ser sinónimo de desleixo alimentar.
“É só desta vez”. E amanhã e depois dizemos a mesma coisa.
Já sabemos que o Verão, além de ser uma pausa do trabalho ou da escola, também costuma ser uma pausa da rotina alimentar – e isso não é positivo, na maioria dos casos.
Quem tem rotina saudável permite-se a uns “desvios”, come mais alimentos com gordura dispensável, mais calorias, mais açúcar, mais álcool…
Para evitar isso, e em indicações enviadas ao ZAP, os laboratórios Arquimea (grupo de tecnologia) deixam cinco alternativas, cinco dicas para uma vida saudável e “bem longe da fome emocional”.
A primeira passa por sair. Sair e fazer exercício: desportos ao ar livre. Com tanto sol lá fora, caminhar na praia, praticar algum desporto ou caminhar pela floresta, por exemplo.
Descansar é essencial. Não só no Verão, diga-se. O corpo e a mente restabelecem-se, ajudando o organismo a manter o seu bom funcionamento. Deixe de lado o impulso: ficar acordado toda a noite não deve ser a nova rotina.
Descansar é sinónimo de desligar. Telemóveis ou outros ecrãs… Encontados, nesta fase do ano. Assim, o corpo liberta-se gradualmente das hormonas do stress acumulado, que têm um efeito nocivo no organismo e nos seus processos naturais.
Agora, a alimentação. Seguir uma boa dieta é essencial. Ementas equilibradas, horários regulares, seguir a pirâmide alimentar sugerida por médicos e nutricionistas. Isso será sinónimo de corpo regulado.
Por fim, e também relacionado com alimentação: evitar calorias vazias – são alimentos com índice calórico alto, mas não são nutritivos e podem originar problemas de saúde (aumento do colesterol, obesidade).