Verão começa domingo com temperaturas acima dos 30ºC

O verão começa no domingo com temperaturas máximas a rondar os 35ºC, mas no sábado os termómetros deverão chegar perto dos 40ºC em algumas zonas do país, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“O verão vai começar com calor. Os próximos dias vão ser marcados pelas temperaturas elevadas, o que levou já o IPMA a colocar oito distritos sob aviso amarelo”, adiantou o meteorologista Bruno Café.

O instituto colocou esta quinta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja devido à previsão de persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

“Ainda hoje, o IPMA vai estender o aviso de calor aos distritos de Portalegre e Coimbra”, salientou.

De acordo com Bruno Café, para os próximos dias está previsto céu pouco nublado ou limpo, com a temperatura máxima a subir.

Sábado será o dia mais quente, prevendo-se em Lisboa e Vale do Tejo temperaturas entre os 35ºC e os 38ºC e no interior do Alentejo entre 37ºC e 39ºC. O resto do território também vai estar com máximas acima dos 30ºC”, adiantou.

O meteorologista do IPMA indicou também que no domingo, dia em que começa o verão, as temperaturas vão descer ligeiramente, em especial no litoral, mas ainda vão estar acima dos 30ºC.

“A alteração do estado do tempo começará a ocorrer no domingo com uma rotação do vento para quadrante oeste, entrada de ar marítimo e a descida gradual da temperatura principalmente na segunda e terça-feira com aumento de nebulosidade, e instabilidade no interior com aguaceiros”, adiantou Bruno Café.

Apesar da ligeira mudança no domingo, segundo o IPMA, as temperaturas vão variar entre os 30ºC e os 35ºC no norte e centro e a região sul deverá chegar aos 38ºC.

Na segunda-feira vamos ter uma descida na generalidade do território de 2ºC a 5ºC e na terça-feira mais 4ºC a 6ºC. Nenhum distrito do país terá temperaturas acima dos 30ºC”, frisou.

De acordo com informação disponível no site do Observatório Astronómico de Lisboa, o verão começa no domingo às 17h38.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …