Ver muita televisão na infância prejudica os ossos na vida adulta

Passar horas a fio sentado a ver televisão pode ser altamente prejudicial para as crianças, não apenas para a visão como também para os ossos.

Segundo um estudo da Curtin University de Perth, na Austrália, passar muito tempo sentado a ver televisão na infância prejudica os ossos na vida adulta, deixando-os mais vulneráveis a quebras ou a doenças como a osteoporose.

O estudo liderado por Joanne A. McVeigh, publicado no início de julho na Journal of Bone and Mineral Research, teve por base a análise a mais de mil crianças australianas, cujos pais tiveram que relatar o tempo que os filhos passavam, por semana, em frente à televisão quando tinham cinco, oito, 10, 14, 17 e 20 anos.

Os voluntários foram divididos em três grupos: cerca de 20% viam menos de 14 horas de TV por semana; mais de 40% viam 14 ou mais horas por semana; e 35% passaram de poucas para muitas horas de TV por semana com o passar dos anos.

Aos 20 anos, foi-lhes feito um raio-X para avaliar a sua estrutura óssea.

Quanto mais tempo as crianças passaram sentadas a ver televisão na infância, menor foi a massa óssea que apresentaram aos 20 anos, perto da idade em que esta chega ao pico, mesmo considerando diferenças de altura, massa corporal, atividade física, ingestão de cálcio, níveis de vitamina D, consumo de álcool ou tabagismo.

Em causa, explicam os investigadores, “está o facto das crianças passarem demasiado tempo sentadas ao invés de praticarem atividade física, algo que, por si só, fortalece os ossos e a musculatura”.

“O que temos que deixar claro é que não é necessariamente o acto de ver TV que está ligado a problemas de saúde, mas sim o facto de se estar sentado durante longos períodos”, explica à Reuters Natalie Pearson, da Universidade de Loughborough, que não fez parte do estudo.

Para Sebastien Chastin, da Universidade Glasgow Caledonian, que também não participou no estudo, estar sentado a ver televisão não apenas ocupa o tempo que podia ser para a atividade física como obriga a um período de imobilização, que altera o equilíbrio químico do corpo que mantém os nossos ossos fortes.

Para contornar os efeitos nocivos de ver TV, os investigadores sugerem levantar-se durante a publicidade. Para os adultos que passam muito tempo sentados ao computador, pode-se aproveitar para levantar para falar ao telefone ou ir à secretária de um colega, em vez de lhe mandar um e-mail.

AF, ZAP / Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.