Ver filmes de acção faz engordar mais

DR Warner Bros. Pictures

Edge of Tomorrow (2014), de  Doug Liman, com Tom Cruise e Emily Blunt

Edge of Tomorrow (2014), de Doug Liman, com Tom Cruise e Emily Blunt

Assistir a filmes de acção pode estimular o ganho de peso, conclui uma nova pesquisa desenvolvida por cientistas americanos.

Estudos realizados anteriormente já associavam a obesidade ao tempo gasto em frente à TV, mas a equipa de investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, tentou perceber quais géneros cinematográficos que favoreceriam os quilos a mais.

As conclusões, publicadas na revista científica JAMA Internal Medicine, indicam que as pessoas petiscam muito mais durante os filmes de acção.

Os autores do estudo afirmam que as pessoas devem evitar petiscar enquanto vêem TV.

Um estudo anterior tinha já associado a TV à obesidade por causa da publicidade de comida (principalmente fast-food), do sedentarismo e da distracção.

Os cientistas acrescentam ainda que, quando estão em frente à TV, as pessoas não percebem a quantidade de comida que estão a ingerir.

The ISland (2005), de Michael Bay, com Ewan McGregor e Scarlett Johansseon

The ISland (2005), de Michael Bay, com Ewan McGregor e Scarlett Johansseon

Para realizar a investigação, os cientistas acompanharam 94 estudantes que receberam tigelas cheias de chocolate, biscoitos, cenouras e uvas enquanto viam TV.

Os cientistas compararam então quanta comida ingeriram durante o filme de acção A Ilha e durante um programa de entrevistas.

O resultado mostrou que as pessoas comiam quase o dobro e consumiam cerca de 65% a mais de calorias durante o filme de acção.

A diferença foi mais preponderante nos homens do que nas mulheres.

“A TV pode levar os telespectadores mais distraídos a comer sem pensar, ultrapassando o ponto em que uma pessoa normal pararia de comer”, diz a pesquisa.

“Os médicos deveriam conversar com os seus pacientes sobre os perigos de comer em frente à TV, e alertar em particular contra o efeito potencial de alguns conteúdos altamente dispersantes, como os filmes de acção, pois tais géneros estimulam os excessos”, acrescentam os investigadores.

Conclusão: quando o conteúdo televisivo é altamente distractivo, o melhor a fazer é evitar petiscar.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Governo aperta cerco, mas especialistas queriam mais. Desconfinamento pode estar em risco

Numa altura em que os números de casos diários não para de subir, a preocupação cresce. Apesar das novas medidas tomadas pelo Executivo na zona de Lisboa - a mais afetada do país - Portugal …

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …