Ver filmes de acção faz engordar mais

DR Warner Bros. Pictures

Edge of Tomorrow (2014), de  Doug Liman, com Tom Cruise e Emily Blunt

Edge of Tomorrow (2014), de Doug Liman, com Tom Cruise e Emily Blunt

Assistir a filmes de acção pode estimular o ganho de peso, conclui uma nova pesquisa desenvolvida por cientistas americanos.

Estudos realizados anteriormente já associavam a obesidade ao tempo gasto em frente à TV, mas a equipa de investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, tentou perceber quais géneros cinematográficos que favoreceriam os quilos a mais.

As conclusões, publicadas na revista científica JAMA Internal Medicine, indicam que as pessoas petiscam muito mais durante os filmes de acção.

Os autores do estudo afirmam que as pessoas devem evitar petiscar enquanto vêem TV.

Um estudo anterior tinha já associado a TV à obesidade por causa da publicidade de comida (principalmente fast-food), do sedentarismo e da distracção.

Os cientistas acrescentam ainda que, quando estão em frente à TV, as pessoas não percebem a quantidade de comida que estão a ingerir.

The ISland (2005), de Michael Bay, com Ewan McGregor e Scarlett Johansseon

The ISland (2005), de Michael Bay, com Ewan McGregor e Scarlett Johansseon

Para realizar a investigação, os cientistas acompanharam 94 estudantes que receberam tigelas cheias de chocolate, biscoitos, cenouras e uvas enquanto viam TV.

Os cientistas compararam então quanta comida ingeriram durante o filme de acção A Ilha e durante um programa de entrevistas.

O resultado mostrou que as pessoas comiam quase o dobro e consumiam cerca de 65% a mais de calorias durante o filme de acção.

A diferença foi mais preponderante nos homens do que nas mulheres.

“A TV pode levar os telespectadores mais distraídos a comer sem pensar, ultrapassando o ponto em que uma pessoa normal pararia de comer”, diz a pesquisa.

“Os médicos deveriam conversar com os seus pacientes sobre os perigos de comer em frente à TV, e alertar em particular contra o efeito potencial de alguns conteúdos altamente dispersantes, como os filmes de acção, pois tais géneros estimulam os excessos”, acrescentam os investigadores.

Conclusão: quando o conteúdo televisivo é altamente distractivo, o melhor a fazer é evitar petiscar.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …