Ver filmes de acção faz engordar mais

DR Warner Bros. Pictures

Edge of Tomorrow (2014), de  Doug Liman, com Tom Cruise e Emily Blunt

Edge of Tomorrow (2014), de Doug Liman, com Tom Cruise e Emily Blunt

Assistir a filmes de acção pode estimular o ganho de peso, conclui uma nova pesquisa desenvolvida por cientistas americanos.

Estudos realizados anteriormente já associavam a obesidade ao tempo gasto em frente à TV, mas a equipa de investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, tentou perceber quais géneros cinematográficos que favoreceriam os quilos a mais.

As conclusões, publicadas na revista científica JAMA Internal Medicine, indicam que as pessoas petiscam muito mais durante os filmes de acção.

Os autores do estudo afirmam que as pessoas devem evitar petiscar enquanto vêem TV.

Um estudo anterior tinha já associado a TV à obesidade por causa da publicidade de comida (principalmente fast-food), do sedentarismo e da distracção.

Os cientistas acrescentam ainda que, quando estão em frente à TV, as pessoas não percebem a quantidade de comida que estão a ingerir.

The ISland (2005), de Michael Bay, com Ewan McGregor e Scarlett Johansseon

The ISland (2005), de Michael Bay, com Ewan McGregor e Scarlett Johansseon

Para realizar a investigação, os cientistas acompanharam 94 estudantes que receberam tigelas cheias de chocolate, biscoitos, cenouras e uvas enquanto viam TV.

Os cientistas compararam então quanta comida ingeriram durante o filme de acção A Ilha e durante um programa de entrevistas.

O resultado mostrou que as pessoas comiam quase o dobro e consumiam cerca de 65% a mais de calorias durante o filme de acção.

A diferença foi mais preponderante nos homens do que nas mulheres.

“A TV pode levar os telespectadores mais distraídos a comer sem pensar, ultrapassando o ponto em que uma pessoa normal pararia de comer”, diz a pesquisa.

“Os médicos deveriam conversar com os seus pacientes sobre os perigos de comer em frente à TV, e alertar em particular contra o efeito potencial de alguns conteúdos altamente dispersantes, como os filmes de acção, pois tais géneros estimulam os excessos”, acrescentam os investigadores.

Conclusão: quando o conteúdo televisivo é altamente distractivo, o melhor a fazer é evitar petiscar.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …