Ver demasiada televisão duplica risco de morte prematura

televisao

Pessoas que estão três ou mais horas por dia em frente à televisão podem ser duas vezes mais propensas a morrer prematuramente, revela um estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, que descreve os potenciais riscos de uma vida sedentária, os quais inclui hipertensão, cancro, obesidade e problemas cardíacos.

“As nossas descobertas são consistentes com outros estudos anteriores, os quais associam o tempo em frente à televisão a uma mortalidade prematura”, afirma Miguel Martinez-Gonzalez, autor do estudo e director do departamento de Saúde Pública na Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha).

Os cientistas acompanharam, durante um período de oito anos, 13,284 voluntários saudáveis – 60 por cento dos quais eram mulheres -, com uma idade média de 37 anos.

Os resultados revelaram que quem passava mais de três horas por dia a ver televisão era duas vezes mais propenso a morrer mais cedo, sendo a causa mais comum de morte o cancro, que matou 46 pessoas. Outras causas mataram 32 voluntários e 19 morreram com problemas cardiovasculares.

unav.edu

Prof. Miguel Ángel Martínez González

Prof. Miguel Ángel Martínez González

De acordo com a equipa responsável pelo estudo, o objectivo não é provar que a televisão foi a responsável por estas mortes prematuras, apenas que uma associação pode ser encontrada, inclusive quando os cientistas ajustaram a pesquisa a outros factores potencialmente relacionados.

“As nossas descobertas sugerem que os adultos devem aumentar a sua actividade física, evitar longos períodos de sedentarismo e reduzir o tempo passado em frente à televisão para não mais que uma a duas horas por dia”, explicou Martinez-Gonzalez.

Ninguém sabe ainda o porquê de haver diferenças entre ver televisão e outras actividades, sendo necessária a realização de mais estudos para perceber por que o acto de ver televisão aumenta o risco de morte prematura. Martinez-Gonzalez pretende, por isso mesmo, acompanhar os participantes e tentar decifrar as razões para as altas taxas de morte prematura.

CG/ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Percebe-se. O problema é que os sofás são demasiado fofos, envolvem o corpo, dificulta a circulação e… Morte súbita. Nos estados Unidos há anos que nas viagens de médio e longo curso o pessoal de bordo “obriga” os srs passageirros a circular – Imposição de seguradoras ao que se sabe! Ahh e os bancos passaram a ser um nada mais tesos!

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …