/

Ver demasiada televisão duplica risco de morte prematura

2

televisao

Pessoas que estão três ou mais horas por dia em frente à televisão podem ser duas vezes mais propensas a morrer prematuramente, revela um estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, que descreve os potenciais riscos de uma vida sedentária, os quais inclui hipertensão, cancro, obesidade e problemas cardíacos.

“As nossas descobertas são consistentes com outros estudos anteriores, os quais associam o tempo em frente à televisão a uma mortalidade prematura”, afirma Miguel Martinez-Gonzalez, autor do estudo e director do departamento de Saúde Pública na Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha).

Os cientistas acompanharam, durante um período de oito anos, 13,284 voluntários saudáveis – 60 por cento dos quais eram mulheres -, com uma idade média de 37 anos.

Os resultados revelaram que quem passava mais de três horas por dia a ver televisão era duas vezes mais propenso a morrer mais cedo, sendo a causa mais comum de morte o cancro, que matou 46 pessoas. Outras causas mataram 32 voluntários e 19 morreram com problemas cardiovasculares.

unav.edu

Prof. Miguel Ángel Martínez González

Prof. Miguel Ángel Martínez González

De acordo com a equipa responsável pelo estudo, o objectivo não é provar que a televisão foi a responsável por estas mortes prematuras, apenas que uma associação pode ser encontrada, inclusive quando os cientistas ajustaram a pesquisa a outros factores potencialmente relacionados.

“As nossas descobertas sugerem que os adultos devem aumentar a sua actividade física, evitar longos períodos de sedentarismo e reduzir o tempo passado em frente à televisão para não mais que uma a duas horas por dia”, explicou Martinez-Gonzalez.

Ninguém sabe ainda o porquê de haver diferenças entre ver televisão e outras actividades, sendo necessária a realização de mais estudos para perceber por que o acto de ver televisão aumenta o risco de morte prematura. Martinez-Gonzalez pretende, por isso mesmo, acompanhar os participantes e tentar decifrar as razões para as altas taxas de morte prematura.

CG/ZAP

2 Comments

    • Percebe-se. O problema é que os sofás são demasiado fofos, envolvem o corpo, dificulta a circulação e… Morte súbita. Nos estados Unidos há anos que nas viagens de médio e longo curso o pessoal de bordo “obriga” os srs passageirros a circular – Imposição de seguradoras ao que se sabe! Ahh e os bancos passaram a ser um nada mais tesos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.