Vénus e Júpiter beijam-se este sábado e só voltam a encontrar-se em 2065

NASA

Vénus e Júpiter encontram-se no céu noturno na noite do dia 27 de agosto

Vénus e Júpiter encontram-se no céu noturno na noite do dia 27 de agosto

Este sábado, Vénus e Júpiter vão-se aproximar no céu noturno com a uma distância rara.

Depois de, no final de julho, Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno terem estado perfeitamente alinhados no céu, as órbitas de Vénus e Júpiter vão cruzar-se no céu noturno.

De acordo com a revista Sky & Telescope, este desfile dos dois planetas gigantes só volta a acontecer com a mesma proximidade daqui a quase meio século, em 2065.

O processo de convergência de Vénus e Júpiter já começou a ser visto desde meados da semana. Neste momento, Júpiter encontra-se à esquerda de Vénus, ligeiramente acima no céu.

Na noite de sexta-feira, os planetas vão estar muito perto, visíveis muito perto da linha do horizonte a oeste, um pouco à esquerda do ponto onde o sol se pôs.

No sábado à noite, os planetas selam o seu beijo ao crepúsculo. Os planetas estarão tão perto um do outro que, para as pessoas que assistem a olho nu, ou com ajuda de binóculos pouco potentes, os gigantes poderão fundir-se num único ponto no céu noturno.

No domingo, eles passarão a divergir – e o próximo desfile será visto já pelos filhos e netos da geração atual.

ZAP / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …

China testa moeda digital nacional nas principais cidades

A mudança para a moeda digital dá aos governos mais controle sobre o seu dinheiro. É o que procura a China, onde o Executivo está a testar a eCNY, lançada em 2020, em cidades como …

TdC dá luz verde a Linha Rosa e prolongamento da Amarela do Metro do Porto

O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde às empreitadas de construção da Linha Rosa do Metro do Porto e de prolongamento da linha Amarela até Vila d’ Este, em Gaia, disse esta quarta-feira à …

Presidência Trump deixou democracia dos EUA ao nível do Panamá e da Roménia

Um novo recuo de direitos políticos e liberdades no final da presidência de Donald Trump deixou os Estados Unidos ao nível da Roménia e do Panamá, segundo a organização não-governamental Freedom House. No último ano da …

Na visita histórica ao Iraque, Papa vai encontrar cidades devastadas pelo Daesh

O Papa Francisco chega ao Iraque, esta sexta-feira, onde vai visitar várias cidades que foram destruídas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A maioria da população cristã concentra-se no norte do país. "Estamos a correr contra o …

"Esquemas ou pseudo-negócios" de youtubers. Windoh nega "burla" em cursos online

Mais de nove mil pessoas assinaram uma petição que pede à Polícia Judiciária (PJ) e à Procuradoria Geral da República (PGR) que investigue youtubers e influenciadores digitais, que define como "modernos burlões", por alegados "esquemas …

Bruxelas quer criar cartão para facilitar circulação de pessoas com deficiência na União Europeia

A Comissão Europeia propôs esta quarta-feira a criação de um Cartão Europeu de Deficiente que seja mutuamente reconhecido pelo conjunto dos Estados-membros e que facilite a livre circulação de pessoas com deficiência na União Europeia. “Pessoas …

Myanmar. Militares mataram hoje pelo menos 33 manifestantes

O número de manifestantes mortos esta quarta-feira por tiros disparados pelas forças de segurança, para dispersar protestos contra a junta militar em Myanmar, subiu para pelo menos 33, o maior número desde o golpe de …