/

Vento forte e chuva intensa até quinta-feira

jamesholloway_ / Flickr

-

Chuva ou aguaceiros fortes, acompanhados por granizo e trovoadas, vão afetar o território do continente até quinta-feira, prevendo-se com menos intensidade até domingo.

O IPMA colocou hoje sob aviso laranja e amarelo todo o país, com exceção de São Miguel e Santa Maria, nos Açores, por causa da previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, de granizo e acompanhados por trovoada, vento forte com rajadas que podem chegar aos 90 quilómetros/hora nas terras altas e agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

“Estamos com aviso relativo a precipitação forte para o continente. Nos distritos a norte do sistema montanhoso Montejunto/Estrela o aviso é amarelo e a sul é laranja. Está também previsto, devido à instabilidade atmosférica, fenómenos extremos de vento nos distritos sul do sistema Montejunto/Estrela”, adiantou o meteorologista Manuel João Lopes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Está prevista queda de neve acima de 1.400 metros e uma pequena descida da temperatura máxima.

Na Guarda prevê-se uma temperatura máxima de 8ºC, Bragança 11ºC, Castelo Branco e Portalegre 12ºC, em Lisboa, Leiria, Porto, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada  14ºC, em Évora, Beja e Viana do Castelo 15ºC, Faro 16ºC e Funchal 18ºC.

“A situação de forte instabilidade atmosférica deve-se à existência de uma depressão fria em altitude sob o território do continente e vai permanecer pelo menos até quinta-feira. Mas, a tendência é para continuar a chover até dia 6 [domingo], mas de forma menos intensa”, disse o meteorologista.

Para quarta-feira, a instabilidade atmosférica vai manter-se com previsão de precipitação para o território, vento forte e agitação marítima.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.