Venezuelanas refugiadas no Brasil denunciam assédio para venderem os filhos

Mães e grávidas venezuelanas refugiadas no estado do Roraima, no Brasil, denunciam assédio de brasileiros e de indivíduos de outras nacionalidades para comprar os seus filhos. O valor oferecido vai de 200 a 6000 reais, ou seja, de cerca de 50 a 1500 euros.

Os casos, que já são do conhecimento da Organização Internacional de Migrações e vêm sendo investigados pelo ministério público e pela polícia federal, são puníveis com quatro anos de prisão segundo a lei brasileira, informou na quinta-feira a TSF.

Numa extensa reportagem da Globo, mães e futuras mães venezuelanas relataram as suas situações. Uma delas, de 25 anos, afirmou que uma brasileira a abordou num supermercado e ofereceu 1500 euros pela sua filha, argumentando que, assim, ela poderia alimentar os outros filhos.

Outra mulher, de 35 anos, contou que a sua filha, que transportava no colo o seu irmão ainda bebé, foi abordada por quatro homens, entre os quais um venezuelano, que lhe ofereceram o equivalente a 50 euros pelo menino. Perante a recusa, aumentaram a oferta para cerca de 175. Devido ao assédio, a mulher e a filha resolveram fugir do local.

Uma mulher de 44 anos, que pedia ajuda à porta de uma farmácia, viu um carro parar e de lá sair um casal a oferecer cerca de 500 euros pela neta que carregava no colo.

Já em 2018, um homem natural do Bangladesh e uma mulher brasileira foram presos a tentar registar em cartório a filha de uma venezuelana por quem tinham pago 50 euros.

“Muitas grávidas em situação de extrema vulnerabilidade a pedir nos semáforos e na rua aceitam esses negócios”, disse Camila Asano, da Conectas, organização não governamental de direitos humanos.

Estima-se que 32 mil venezuelanos vivam na região de Boa Vista, capital do Roraima, em virtude da crise económica e humanitária no país sob o regime de Nicolás Maduro.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lay-off simplificado estende-se a empresas de carnes e cervejas

O 'lay-off' simplificado vai voltar a estar disponível para empresas que estão a registar quebras de faturação significativas devido à pandemia, mesmo que não estejam encerradas. Segundo referiu ao ECO a Confederação do Comércio e Serviços …

Caçadores da Torre Bela não tinham de comunicar transporte de animais abatidos para Espanha

Os caçadores espanhóis não tinham de comunicar à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) o transporte das carcaças para Espanha, nem era obrigatória a presença de um veterinário na Herdade. Segundo a TSF, o esclarecimento …

Morreu Bunny Wailer, derradeiro ícone do reggae

O cantor e percussionista jamaicano Bunny Wailer, uma lenda do reggae, morreu esta terça-feira, aos 73 anos, no Andrew’s Memorial Hospital de Kingston, o que marca o fim de uma época para este movimento musical. A …

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …