Governo da Venezuela diz que militares desertores preparam “incursão violenta”

Cristian Hernandez / EPA

Milhares de pessoas protestam na Venezuela

O Governo da Venezuela acredita que mais de 500 militares planeiam uma incursão violenta no país com o apoio dos EUA.

O Governo venezuelano disse este domingo que acredita que mais de 500 militares que desertaram nos últimos dias e cruzaram a fronteira com a Colômbia planeiam uma incursão violenta no país com o apoio dos Estados Unidos da América.

“Denuncio e alerto o país que o narco governo de Ivan Duque com a desculpa do ‘estatuto de refugiado’ que atribuiu aos mercenários e traidores que fugiram no passado 23F [23 de fevereiro], usa o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em Cúcuta para cobrir a logística de alojamento”, indicou, no Twitter, o dirigente chavista Freddy Bernal.

O oficial, que foi designado pelo Governo de Nicolás Maduro como autoridade máxima do estado venezuelano de Táchira – fronteiriço com a Colômbia -, referia-se às deserções que começaram no sábado passado durante os protestos antigovernamentais nesta região e das quais resultaram 300 feridos.

Além disso, assinalou que o grupo de desertores, que segundo a agência de migração e fronteiras da Colômbia chega aos 567, é liderado pelo general na reserva Cliver Alcalá, um antigo defensor do chavismo. “Eles pretendem nos próximos dias fazer incursões violentas contra a Venezuela com armamento comprado pelos Estados Unidos na Europa de Leste”, continuou.

Pediu ainda ao ACNUR para que faça uma “revisão imediata do uso que o narco governo da Colômbia faz desta nobre agência e do estatuto de refugiados, atribuído a estes mercenários alojados em Cúcuta”.

Os militares abandonaram a Venezuela em resposta ao apelo do presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, que se autoproclamou Presidente da Venezuela contra o que considera a usurpação da Presidência por Nicolas Maduro, e conta com o apoio de cerca de 50 países, incluindo a Colômbia.

O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino, disse, esta semana, que há pelo menos 109 desertores, tendo pedido a sua expulsão das Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) que, segundo disse, se mantém “fiel” a Maduro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …