Veneno de vespa pode ter muito “potencial” na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de vespa, que pode ser um componente forte de antibióticos.

A comunidade médica tem alertado cada vez mais para o grande problema dos antibióticos. Estes medicamentos foram um dos avanços científicos mais importantes do século 20, evitando assim milhões de mortes por infeções. Contudo, décadas de uso excessivo fizeram com que as bactérias ficassem cada vez mais resistentes aos medicamentos.

Para evitar que isto aconteça de forma catastrófica, um grupo de cientistas da Universidade da Pensilvânia, está a investigar um conjunto de novos candidatos a antibióticos, bem como procura outros métodos alternativos para destruí-los.

Um caminho promissor é aberto a novos candidatos a medicamentos, como é o caso do veneno de vários animais e insetos, cascavéis, escorpiões e vespas, sendo que é este último que o novo estudo, publicado na PNAS a 12 de outubro, investigou.

César de la Fuente, autor principal do estudo, garante que “os novos antibióticos são urgentemente necessários para tratar o número cada vez maior de infeções resistentes aos medicamentos, e os venenos são uma fonte inexplorada com muito potencial”. O cientista acredita ainda que “as moléculas derivadas do veneno serão uma fonte valiosa de novos antibióticos”.

Assim, a equipa começou por analisar um peptídeo altamente tóxico encontrado no veneno da vespa do casaco amarelo. O peptídeo, conhecido como mastoparan-L (mast-L), consegue matar bactérias, mas também pode ser prejudicial aos humanos, uma vez que é capaz de destruir os glóbulos vermelhos e pode desencadear anafilaxia em certas pessoas.

Perante os possíveis efeitos secundários, a equipa teve de encontrar uma maneira de modificá-lo. Esta situação levou os cientistas a substituir a parte mais tóxica do veneno por um pentapeptídeo – conhecido por ser fortemente ativo contra bactérias.

O resultado final foi o surgimento de uma nova molécula à qual os investigadores apelidaram de mastoparan-MO (mast-MO). A nova molécula foi testada em ratos infetados com níveis letais de E. coli, e demonstrou proteger os animais na maioria dos casos, uma vez que 80% dos animais tratados sobreviveram.

Segundo o New Atlas, os especialistas também descobriram que várias variações do mast-MO têm atividade antimicrobiana, por isso a equipa espera continuar a desenvolvê-las em antibióticos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …