Proprietários vendem terrenos para evitar multas por falta de limpeza

Paulo Cunha / Lusa

Incêndio em Pedrógão Grande

Os proprietários das zonas afetadas pelo grande incêndio de Pedrógão Grande “desanimaram” e querem agora pôr os terrenos à venda com receio das coimas por falta de limpeza.

Depois do grande incêndio de Pedrógão Grande, em junho, não foi registado qualquer aumento de interesse dos proprietários em vender os prédios rústicos. No entanto, segundo o Jornal de Notícias, esse panorama mudou há cerca de um mês.

Limpeza dos terrenos. Esta foi a temática responsáveis por fazer os proprietários mudarem de ideias. João Filipe, gerente da imobiliária Casa Serta, disse ao diário que a limpeza dos terrenos e, em particular, a aplicação de coimas a proprietários que não cumpram a lei, fez os proprietários considerarem a venda dos seus terrenos.

“Na altura, depois dos incêndios, estavam na expectativa de receber algum apoio ou não queriam simplesmente vender. Agora, como se fala em coimas, todos os dias recebemos telefonemas de pessoas que querem pôr propriedades à venda”, referiu o gerente.

São diversas as razões que fazem com que os proprietários queiram vender os seus terrenos, nomeadamente por terem feito a limpeza ou pago por ela e agora “é como se não tivesse sido feita”, devido à chuva dos últimos dias. Além disso, os poucos incentivos existentes para a reflorestação dessas propriedades rústicas faz com que os proprietários “desanimem”, sustenta João Filipe.

O agente imobiliário contou ao JN que recebe, em média, um telefonema por dia e dois proprietários que vão até à agência pedir esclarecimentos, enquanto que antigamente passava-se dias sem aparecer ninguém a querer colocar à venda um terreno.

Fernando Fernandes, agente imobiliário da Esfera Real, também da região, conta que há casos “em que as pessoas quase que dão o terreno só para não terem a responsabilidade de os ter de limpar”.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Os “amigos” do Costa têm agora uma boa oportunidade para grandes negociatas com a compra e venda destes terrenos, que populações de velhos e pobres vendem ao desbarato…
    Não eram as autarquias que deveriam limpar os terrenos quando os proprietários não têm posses nem capacidades para o fazer ?!

  2. Pois… poucos incentivos…
    Devem ser aqueles proprietários que vivem na “cidade” e tem uns terrenos lá na província e não querem saber daquilo para nada e, como agora tem que cumprir a lei (e começar a ter algum respeito pelas pessoas que vivem perto desses terrenos), vem mais uma vez com os choradinho do incentivos!
    Quem não quer saber ou não tem meios para se responsabilizar pelo seu património, só tem que o vender (ou até o oferecer)!…

    • Nao vejo as coisas assim….eu sempre vivi no campo, e acredito que muitos dos proprietarios nao teem dinheiro para limpeza dos terrenos…primeiro porque muitos deles teem pensoes vergunhosas!!! Chamadas de invalidez pessoas que trabalharam a vida no campo e teem pensoes no leniar dos 200/300 euros mensais…vivem em sitios ditos desenvolvidos e nos dias de hoje ainda teem de se deslocar a pe para irem a fonte!!! Nestas alturas os “limpadores” de terrenos cobram 30/40 euros por hora…fazendo as contas por alto pouco sobra…OU NADA!!! E estou a falar em freguesias no concelho de Loule…eu sempre tentei manter terreno limpo e um dia ate fui confrontado por um socio de uma reserva de caça que me disse que era mau limpar os terrenos porque assim os animais se afastavam da coutada…o engraçado è que muitas das vezes sao os terrenos dos municipios que dao mau exemplo…penso eu de que…

      • Pois é isso mesmo! E melhor ainda (pior na realidade) é o que tenho visto acontecer em alguns terrenos na minha zona, em que a limpeza significa arrancar tudo o que é arvores e assim só têm o custo da limpeza uma vez. Ficamos todos a perder…

        • Ah?
          E desde quando é que arrancar tudo “só têm o custo da limpeza uma vez”?!
          Como é óbvio, sem árvores, a vegetação “brava” cresce muito mais!!

      • Pois, mas eu vejo!!
        As pessoas que tem menos rendimentos são precisamente as que tem os terrenos sempre mais limpos!!
        É assim um pouco por todo o país (e também na zona de Pedrogão que eu conheço bem)!
        Até aposto que a grande a maioria do tais supostos proprietários que estão a “tenta” vender os terrenos não vivem na região de Pedrogão!…
        Pela minha experiência, em 100 terrenos abandonados, 1 é de uma pessoa/família sem grandes posses economicas e os outros 99 são de gente que herdou, etc e não querem saber daquilo para nada (a não ser para vender madeira de vez em quando)!…

  3. E já agora, o título. Este é um erro recorrente em Português:

    Não é “Proprietários vendem terrenos para evitarem multas”… É “Proprietários vendem terrenos para evitar multas”. A seguir a “para” vem o infinitivo impessoal e não no conjuntivo da terceira pessoa do plural.

    Exº: As pessoas foram à praia para tomar banho… E não, “as pessoas foram à praia para tomarem banho”. A terceira pessoa do singular aplica-se a “foram” e não a “tomar”, que vindo depois de “para” fica no infinitivo.

    Mas muita gente comete esta imprecisão gramatical.

  4. Hoje fui para as bandas de Sintra mais concretamente para Malveira da Serra não encontrei em todo o percurso algum terreno que já estivesse limpo

      • Se calhar sei melhor que o senhor já que nasci e cresci no campo
        Aconselho-o não só um exame à visão como também ao civismo

        • O Beiçocas ficou, junto do povinho, na fama de se preocupar com o desleixo dos pequenos proprietários (ricos ou pobres) e, assim, sem se dar por ela, está a transferir as suas responsabilidades (por causa das economias e dos números positivos popularuchos) na falta de atacar os incêndios, forte e feio com muitos aviões, logo no seu início!!!
          Pois….., nuns dias apresenta números positivos, excepto os da dívida pública e externa, noutros aparece a discursar em qualquer lado e ainda em muitos vai tirar um pano de cima duma placa sem se justificar nada de mais…..
          Dizia eu, ao mesmo tempo, fogos de 2016 e 2017, são culpa do povinho e as coimas são para castigo. Mas, o “””partido???!!!”””” os VERDES, sabe onde as aves mais selvagens e interessantes e os muitos animais raros e especiais se abrigam e fazem os seus ninhos, refúgios e até alimentação???!!!! Como os protegem eles ????!!!!
          Enfim….que vendam, dizem aí alguns, não se interessam pelas coisas…..!!!! aiiiiiiiii!!!! dêem os terrenos, caramba, então foram herdados …….ahahahahaaaaaaaaaaaah!!!!!
          Outra vez…, já viram os verdes preocupados, já disseram alguma vez que deixando as copas a 4 metros é o mesmo que plantar árvores de 10 em 10 metros ???!!!! aiiiii, então, agora que já tenho 73, onde está aquilo que, desde pequenino, conhecia como o JARDIM Á BEIRA_MAR PLANTADO ????!!!! ou ficará o terreno assim tão diferente do ardido. Zero é igual a Zero, né ???!!!!
          Viva o Beiçocas. Vejam as sondagens………………………..

RESPONDER

Dança afro-beat inspirada nos saltos de Ronaldo já chegou a Paris

Uma música humorística 'afro-beat', publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França. "Quand Cristiano …

Portuguesa Critical Software e BMW juntam-se para produzir "o carro do futuro"

A BMW escolheu a portuguesa Critical Software para construir "o carro do futuro". As duas empresas unem-se agora numa joint venture que terá sede no Porto. A companhia tecnológica portuguesa Critical Software anunciou, esta segunda-feira, a …

As criptomoedas podem vir a sobrecarregar a Internet, alerta BIS

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) lançou, este domingo, um novo alerta: as criptomoedas podem "rebentar" com a Internet. O Banco de Pagamentos Internacionais - ou BIS, na sigla em inglês - lançou, este domingo, um …

Rui Patrício assina com o Wolverhampton por quatro anos

O guarda-redes português Rui Patrício, que rescindiu com o Sporting alegando justa causa, assinou contrato com o Wolverhampton válido por quatro épocas, anunciou hoje o clube da liga inglesa de futebol. O guarda-redes internacional português Rui …

Juízes querem condenados a cumprir mais cedo pena de prisão

Os juízes defendem que a pena de prisão deveria começar a ser cumprida logo que fosse confirmada por um tribunal de segunda instância, ainda antes da decisão transitar em julgado, mesmo que continuem a recorrer. A …

Médica reformada acusada de matar centenas de pacientes com doses fatais de analgésicos

Uma médica de clínica geral, agora aposentada, será a responsável pela morte de centenas de pacientes. A médica é acusada de prescrever doses fatais de analgésicos opiáceos a idosos no Reino Unido, nos anos 90. Jane …

Custo de vida para jovens estrangeiros em Lisboa ultrapassa mil euros

Um jovem estrangeiro precisa de 1032 euros para se instalar em Lisboa, sendo Lisboa a 57.ª cidade mais cara de uma lista de 80 cidades do mundo. Roménia é a cidade mais barata, de acordo …

Marcelo voltou a Pedrógão para limpar lágrimas (e Costa nem foi convidado)

Marcelo Rebelo de Sousa foi a figura central da homenagem às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, limpando lágrimas e distribuindo abraços, enquanto António Costa nem foi convidado. O primeiro-ministro admitiu que não foi convidado para …

Mihajlovic apontado ao Sporting para substituir Jesus

A imprensa desportiva apontou o técnico sérvio Sinisa Mihajlovic como o novo treinador do Sporting, substituindo o lugar deixado por Jorge Jesus. O antigo selecionador da Sérvia chegou a Lisboa esta segunda-feira, remetendo esclarecimentos para …

Falta de obstetras afeta assistência a partos de risco

O número de especialistas de ginecologia e obstetrícia é cada vez mais crítico no Serviço Nacional de Saúde, devido à falta de contratação de profissionais. O défice de especialistas de ginecologia e obstetrícia no Serviço Nacional …