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Vem aí um botão de “dislike” no Facebook?

O Facebook está a procurar promover uma interação mais significativa entre os seus utilizadores. Para isso, está a testar a sua própria versão de um botão de “dislike” ou, pelo menos, o mais próximo disso que iremos ver na rede social.

O “dislike” é uma das ferramentas mais pedidas pelos utilizadores do Facebook. No entanto, o pedido nunca foi acedido. A administração da rede social considera que a adição desta ferramenta vai contra a sua política, que visa não encorajar ou facilitar negatividade entre os membros registados na rede.

Numa conferência em 2015, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, falou sobre a questão do não gosto. “Algumas pessoas pediram um botão de dislike para poderem dizer que algo não é bom, mas não o vamos fazer. Não acho que seja bom para a comunidade,” referiu.

“Não queremos apenas criar um botão de ‘não gosto’ porque não queremos tornar o Facebook num fórum onde as pessoas votam para o bem e para o mal nas publicações dos outros“, acrescentou.

Não, não é um dislike. Então o que é?

Numa tentativa de promover a harmonia entre os seus utilizadores, bem como um maior policiamento de comentários inapropriados, está a ser testada a função de “Downvote”.

Esta ferramenta pretende que a comunidade faça uma espécie de “voto negativo”, que servirá maioritariamente para alertar o Facebook que determinado comentário ou publicação pode ser inapropriado, permitindo à rede social uma melhor gestão do conteúdo que é mostrado aos seus utilizadores.

A introdução desta ferramenta complementa as recentes alterações que a rede social fez ao algoritmo do seu Feed de Notícias, que permite valorizar o tempo que os utilizadores gastam na rede social. Como tal, as alterações pretendem priorizar publicações de amigos, potenciar posts com conteúdo de interesse público (como é o caso das páginas de órgãos noticiosos) e, ainda, regular os anúncios e publicações virais que surgem na Página Inicial.

Ao TechCrunch, um representante do Facebook esclareceu: “Não estamos a testar um botão de dislike. Estamos a explorar uma ferramenta que permite às pessoas dar-nos o seu parecer sobre comentários em páginas e publicações públicas”.

Como funciona?

O “Downvote” é o mais próximo do dislike que o Facebook apresentará nas suas opções de reação a publicações.

A nova ferramenta assemelha-se ao “downvote” do Reddit, que permite aos utilizadores expressar desagrado por determinado comentário ou publicação. O mesmo irá acontecer agora no Facebook. Este é o aspeto da ferramenta quando surge numa lista de comentários a uma publicação:

Ao premir a nova função, o conteúdo que foi downvoted é escondido, surgindo posteriormente uma série de opções de denúncia como “Ofensivo”, “Enganoso” ou “Fora de Contexto”.

Assim, o Facebook irá conseguir perceber mais facilmente que ameaça é que o comentário ou publicação que foi marcado poderá conter, avaliando se este é ofensivo, irrelevante ou, até, uma forma de “fake news”.

No entanto, não será possível ver quantos Downvotes um conteúdo recebeu. Assim, a ferramenta foi desenhada apenas para dar feedback ao Facebook sobre o que a publicação contém, e não ao criador da mesma.

A polémica da “censura”

A ferramenta está neste momento a ser apenas testada por uma limitada amostra de utilizadores Android (apenas 5% a podem testar) nos Estados Unidos, que tenham o site em língua inglesa. O “Downvote” aparece, para já, em publicações de páginas públicas e em posts promovidos. De acordo com o Facebook, este é apenas um breve teste que não afeta os rankings de cada página a nível de comentários e publicações.

Porém, os utilizadores estão preocupados. Com a chegada da notícia da introdução desta ferramenta, bem como das suas especificações, a comunidade que usa a rede social começa a levantar questões sobre censura e o papel do Facebook como empresa de media, uma vez que não é explícita a forma como a rede social irá lidar com os comentários problemáticos nem o critério que irá aplicar na consideração de um conteúdo como impróprio.

Ainda não existem informações sobre a expansão dos testes da nova ferramenta nem se irá ver a luz do dia para os restantes utilizadores do Facebook ao redor de mundo.

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