A velocidade da internet na sua cidade pode custar mais 40% do que em Lisboa

Pode estar a pagar mais 40% de velocidade de internet do que outros clientes com o mesmo pacote. Tudo depende da zona do país onde vive.

A nível nacional, no último ano, a velocidade de download internet fixa subiu de 49,6 Mbps para 79 Mbps, o que significa uma melhoria de 59%.

Historicamente, a velocidade da internet em Portugal tem aumentado, mas ainda existem grandes discrepâncias entre regiões, sugerem dados de 2021 da ANACOM — Autoridade Nacional de Comunicações.

A Área Metropolitana de Lisboa apresentou os melhores resultados medianos medidos ao nível do download (93 Mbps) nos acessos fixos, sendo que no upload o melhor resultado verificou-se na Região Autónoma da Madeira (56 Mbps).

Por sua vez, o Algarve registou os valores mais baixos no download (67 Mbps) e no upload (41 Mbps).

A região Centro, o Alentejo e o Algarve ficam abaixo da média nacional de 79 Mbps, com Grande Lisboa, Madeira, Açores e Norte a ficarem acima da média no que toca à velocidade de download.

Os pacotes da MEO e da NOS que oferecem 1 Gbps de velocidade de download têm um custo de 64,99 euros. Obviamente que este é o preço tabelado e diferentes clientes podem obter um negócio melhor, seja ao pagar menos ou a ter mais regalias.

Ainda assim, se tomarmos este valor como exemplo, isto significa que o preço da internet em Lisboa é, em média, 70 cêntimos p/Mbps (considerando a velocidade de download).

Por sua vez, o preço da internet no Algarve é de 97 cêntimos p/Mbps. Assim, um cliente do Algarve, com o mesmo pacote de um cliente de Lisboa, pode tecnicamente estar a pagar mais 38,6%.

No Norte, por exemplo, a discrepância é menor. Apesar disso, um cliente nortenho pode pagar mais 16,3% do que o cliente lisboeta.

Além do Algarve, as zonas do país onde os clientes pagam mais pela velocidade da internet são Alentejo (+27,4%) e Centro (25,5%).

Apesar dos bons valores de velocidade de download registados na Madeira e nos Açores, a sua latência é algo elevada — 23 Ms e 29 Ms, respetivamente. Ou seja, o chamado ping nos Açores é três vezes mais alto que na capital portuguesa.

A latência é um utilizada para avaliar não só a qualidade, mas também a velocidade, medida em milissegundos (Ms), da conexão da internet.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.