/

Vaticano pondera excomungar mafiosos e corruptos

1

O Vaticano está a estudar a possibilidade de elaborar uma nova doutrina que excomungaria os católicos que estejam associados à máfia e a corrupção.

A Santa Sé organizou esta quinta-feira a primeira conferência da sua história sobre a luta contra a corrupção e o crime organizado, na qual participaram promotores judiciais, bispos, vítimas de violência e funcionários da Organização das Nações Unidas.

Segundo a Rádio Vaticano, a conferência teve como objectivo “procurar, de forma interdisciplinar, criar sinergias para combater o fenómeno” da corrupção.

“A corrupção é como um verme que se infiltra no processo de desenvolvimento de países pobres ou países ricos, e que arruína as relações entre instituições ou entre pessoas. O esforço que estamos a fazer é o de criar uma mentalidade, uma cultura que combata a corrupção para promover o bem comum”, afirmou na conferência o cardeal Peter Turkson.

Em comunicado divulgado este sábado, o Vaticano diz que é necessário desenvolver uma nova doutrina jurídica da Igreja Católica sobre a “excomunhão por corrupção e associação com a máfia”.

O Papa Francisco, cujas posições contra a corrupção são públicas, chegou mesmo a escrever um pequeno livro sobre a corrupção quando ainda era arcebispo de Buenos Aires. Em 2014, durante uma visita a um dos baluartes da máfia italiana, Francisco disse aos mafiosos que tinham sido excomungados, e em 2015 pediu-lhes que se convertessem.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.