Vaticano pondera excomungar mafiosos e corruptos

O Vaticano está a estudar a possibilidade de elaborar uma nova doutrina que excomungaria os católicos que estejam associados à máfia e a corrupção.

A Santa Sé organizou esta quinta-feira a primeira conferência da sua história sobre a luta contra a corrupção e o crime organizado, na qual participaram promotores judiciais, bispos, vítimas de violência e funcionários da Organização das Nações Unidas.

Segundo a Rádio Vaticano, a conferência teve como objectivo “procurar, de forma interdisciplinar, criar sinergias para combater o fenómeno” da corrupção.

“A corrupção é como um verme que se infiltra no processo de desenvolvimento de países pobres ou países ricos, e que arruína as relações entre instituições ou entre pessoas. O esforço que estamos a fazer é o de criar uma mentalidade, uma cultura que combata a corrupção para promover o bem comum”, afirmou na conferência o cardeal Peter Turkson.

Em comunicado divulgado este sábado, o Vaticano diz que é necessário desenvolver uma nova doutrina jurídica da Igreja Católica sobre a “excomunhão por corrupção e associação com a máfia”.

O Papa Francisco, cujas posições contra a corrupção são públicas, chegou mesmo a escrever um pequeno livro sobre a corrupção quando ainda era arcebispo de Buenos Aires. Em 2014, durante uma visita a um dos baluartes da máfia italiana, Francisco disse aos mafiosos que tinham sido excomungados, e em 2015 pediu-lhes que se convertessem.

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Anacom acaba com campanha de 2GB "oferecidos" no MEO

A polémica campanha do presente envenenado dos 2GB "oferecidos" do MEO parece - finalmente - já ter gerado reclamações suficientes, ao ponto da Anacom ter determinado o fim da campanha nos moldes actuais, e para o …

Austrália vai construir a maior fábrica de energia solar concentrada do mundo

Na Austrália, um novo projecto prepara-se para construir a que será a maior fábrica de energia solar do mundo no modelo "energia solar concentrada com torre única. Quando uma notícia sobre um novo projecto de fábrica …

Vídeo mostra quinto terrorista a ser abatido pela polícia

Imagens divulgadas na Internet e postas a circular por vários jornais espanhóis revelam o momento em que foi abatido o quinto terrorista de Cambrils, em Tarragona, a cerca de 200 quilómetros de Barcelona. Horas depois do …

Câmara do Funchal pode ter "comprometido a investigação" à queda da árvore

A demora do Ministério Público na suspensão das peritagens da Câmara do Funchal à árvore que caiu no Largo da Fonte, matando 13 pessoas, pode ter comprometido a investigação, devido a um possível "desvirtuamento de …

Líder do movimento pela Extinção da Espécie Humana no Porto

O ativista norte-americano Les Knight, fundador do Movimento para a Extinção Voluntária da Espécie Humana, VHEMT, vai ser um dos oradores convidados do Fórum do Futuro, anunciou a Mala Voadora, parceira da organização. A quarta edição …

GalpGate já tem 11 arguidos

A investigação ao caso das viagens pagas a políticos pela Galp para os jogos da seleção portuguesa, em França, no Euro2016, conta já com 11 arguidos, 10 indivíduos e uma empresa, confirmou a Procuradoria Geral …

Javalis com fome e sede invadem praias de Setúbal

O calor extremo está a levar os javalis a banhos nas águas das praias de Setúbal, para surpresa de banhistas e preocupação de elementos da associação Clube da Arrábida que fala num "problema fora de …

Governo tem "tanta culpa de Pedrógão como mérito pela vitória na Eurovisão"

O primeiro-ministro garantiu hoje, em entrevista ao jornal Expresso, que serão apuradas responsabilidades em relação a Pedrógão Grande, mas insistiu que a tragédia em que 64 pessoas morreram “não é o padrão” no desempenho da …

Jovem que estava desaparecida é a segunda vítima mortal portuguesa

O primeiro-ministro, António Costa, confirmou hoje que a rapariga de 20 anos que estava desaparecida após o atentado terrorista de quinta-feira em Barcelona, Espanha, é a segunda vítima mortal portuguesa. A jovem que se encontrava desaparecida …

O supervulcão de Yellowstone está a deformar a superfície da Terra

Desde o dia 12 de junho, a caldeira vulcânica do Parque Nacional de Yellowstone, no Wyoming, Estados Unidos, registou mais de 1500 tremores de terra. O supervulcão do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, está …