Investigadores desenvolvem “vassoura” para varrer a poeira lunar

NASA

Harrison “Jack” Schmitt da Apollo 17, em 1972

Uma equipa de cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, desenvolveu uma nova solução para o problema da limpeza da Lua: uma espécie de vassoura com um feixe de eletrões.

A investigação, cujo artigo científico foi recentemente publicado na Acta Astronautica, é uma resposta a uma das maiores desvantagens da colonização da Lua: a poeira.

O investigador Xu Wang admite que o regolito “é realmente irritante”. “A poeira lunar agarra-se a todos os tipos de superfícies – fatos espaciais, painéis solares, capacetes – e pode danificar equipamentos.”

Para mitigar o problema, conta o Europa Press, os investigadores desenvolveram uma solução: uma espécie de vassoura que usa um feixe de eletrões, que dispara um fluxo concentrado e seguro de partículas de baixa energia carregadas negativamente.

Antes de os astronautas poderem usar este dispositivo para fazer a limpeza do solo lunar, os cientistas têm ainda um longo caminho pela frente. Ainda assim, segundo Benjamin Farr, principal autor do artigo, as primeiras descobertas sugerem que os “caçadores de poeira” podem ser um acessório para as bases lunares num futuro não muito distante.

Como a poeira lunar é muito pegajosa, a solução passa pelo feixe de eletrões – esta ferramenta pode transformar as cargas elétricas das partículas de poeira numa arma contra elas mesmas.

Para testar a teoria, os cientistas carregaram uma câmara de vácuo com vários materiais revestidos com um “simulador da Lua”, feito pela NASA, e projetado para parecer poeira lunar.

Depois de apontarem um feixe de luz, a poeira dissipou em apenas alguns minutos. O truque também funcionou numa ampla gama de superfícies, incluindo vidro e tecido de fatos espaciais, tendo sido capaz de limpar superfícies empoeiradas numa média de cerca de 75-85%.

Além de uma boa notícia, o novo dispositivo pode ser música para os ouvidos de muitos astronautas da era Apollo. Harrison “Jack” Schmitt, que visitou a Lua como membro da Apollo 17, em 1972, desenvolveu uma reação alérgica ao material e disse que cheirava a “pólvora gasta”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …