Investigadores desenvolvem “vassoura” para varrer a poeira lunar

NASA

Harrison “Jack” Schmitt da Apollo 17, em 1972

Uma equipa de cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, desenvolveu uma nova solução para o problema da limpeza da Lua: uma espécie de vassoura com um feixe de eletrões.

A investigação, cujo artigo científico foi recentemente publicado na Acta Astronautica, é uma resposta a uma das maiores desvantagens da colonização da Lua: a poeira.

O investigador Xu Wang admite que o regolito “é realmente irritante”. “A poeira lunar agarra-se a todos os tipos de superfícies – fatos espaciais, painéis solares, capacetes – e pode danificar equipamentos.”



Para mitigar o problema, conta o Europa Press, os investigadores desenvolveram uma solução: uma espécie de vassoura que usa um feixe de eletrões, que dispara um fluxo concentrado e seguro de partículas de baixa energia carregadas negativamente.

Antes de os astronautas poderem usar este dispositivo para fazer a limpeza do solo lunar, os cientistas têm ainda um longo caminho pela frente. Ainda assim, segundo Benjamin Farr, principal autor do artigo, as primeiras descobertas sugerem que os “caçadores de poeira” podem ser um acessório para as bases lunares num futuro não muito distante.

Como a poeira lunar é muito pegajosa, a solução passa pelo feixe de eletrões – esta ferramenta pode transformar as cargas elétricas das partículas de poeira numa arma contra elas mesmas.

Para testar a teoria, os cientistas carregaram uma câmara de vácuo com vários materiais revestidos com um “simulador da Lua”, feito pela NASA, e projetado para parecer poeira lunar.

Depois de apontarem um feixe de luz, a poeira dissipou em apenas alguns minutos. O truque também funcionou numa ampla gama de superfícies, incluindo vidro e tecido de fatos espaciais, tendo sido capaz de limpar superfícies empoeiradas numa média de cerca de 75-85%.

Além de uma boa notícia, o novo dispositivo pode ser música para os ouvidos de muitos astronautas da era Apollo. Harrison “Jack” Schmitt, que visitou a Lua como membro da Apollo 17, em 1972, desenvolveu uma reação alérgica ao material e disse que cheirava a “pólvora gasta”.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …