Varandas já tem uma solução para o Sporting recuperar do “pós-covid”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Sporting, Frederico Varandas

A resposta do Sporting à crise provocada pela pandemia de covid-19 passa pela aposta na formação. Em relação a Rúben Amorim, Frederico Varandas diz que não alimentar mais essa novela.

Em entrevista à SIC, o presidente do Sporting CP, Frederico Varandas, explicou que nenhum clube estava preparado para lidar com a crise provocada pela pandemia de covid-19. No entanto, acredita que o Sporting vai conseguir ultrapassar a situação graças às medidas tomadas pelo clube.

“Acho que nenhum clube estava preparado para a covid-19. Em termos de Sporting, ajudou muito as medidas tomadas, termos reduzido em muitos milhões o custo da equipa principal e aumentar o investimento na formação. Ajudou-nos a estar um pouco mais bem preparados”, explicou.

É exatamente pela aposta na formação que passa a recuperação leonina do “pós-covid”. O emblema de Alvalade tem uma das melhores escolas de formação do mundo e pretende tirar proveito disso para aproveitar alguns dos seus talentos na equipa principal já na próxima época.

“Mais do que nunca, o Sporting vai ter de viver da formação. Em muito boa hora, há dois anos, investimos na formação. Identificámos miúdos que na altura tinham 15 e 16 anos e investimos muito neles”, lembrou Varandas. “É um projeto de crescimento centrado no jogador e hoje já estiveram no campo principal seis miúdos que vão fazer parte do plantel principal”, avançou Frederico Varandas.

Face à pandemia de covid-19, os clubes estão mais debilitados financeiramente, o que obriga a uma contenção de custos. Uma preocupação que não escapa ao presidente sportinguista, que se mostra alarmado com a quebra de receitas.

“Se o futebol profissional não pode arrancar, que empresa em Portugal pode? Não há nenhuma empresa em Portugal onde os trabalhadores tenham tão boas condições e tão poucos fatores de risco. O grande problema vai ser o mercado de transferências, de onde vem 50% das receitas, das vendas de jogadores. O mercado português é exportador de jogadores. Vai demorar uns bons anos para os clubes grandes voltarem a ter a capacidade financeira que tinham antes da pandemia”, disse Varandas, citado pelo SAPO Desporto.

Varandas abordou ainda o caso do pagamento de Rúben Amorim ao Sporting de Braga, dizendo que “mais do que uma questão, é uma novela”.

“Recebi um email do meu banco a dizer que podia atrasar um empréstimo bancário da minha casa no tempo da covid-19. Os impostos, o Governo fez igual. A única coisa foi porque o Sporting não fez um pagamento na data x do Rúben Amorim. Não vou alimentar mais essa novela, o Sporting é um clube de bem, cumpre e vai pagar o Rúben Amorim, como está a pagar. Como o Braga, o Sporting tem cinco ou seis clubes que não lhe conseguem pagar. Mas o Sporting sabe o que esses clubes estão a sentir e não vamos para a praça pública expor esses clubes”, atirou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …