/

Varandas já tem uma solução para o Sporting recuperar do “pós-covid”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Sporting, Frederico Varandas

A resposta do Sporting à crise provocada pela pandemia de covid-19 passa pela aposta na formação. Em relação a Rúben Amorim, Frederico Varandas diz que não alimentar mais essa novela.

Em entrevista à SIC, o presidente do Sporting CP, Frederico Varandas, explicou que nenhum clube estava preparado para lidar com a crise provocada pela pandemia de covid-19. No entanto, acredita que o Sporting vai conseguir ultrapassar a situação graças às medidas tomadas pelo clube.

“Acho que nenhum clube estava preparado para a covid-19. Em termos de Sporting, ajudou muito as medidas tomadas, termos reduzido em muitos milhões o custo da equipa principal e aumentar o investimento na formação. Ajudou-nos a estar um pouco mais bem preparados”, explicou.

É exatamente pela aposta na formação que passa a recuperação leonina do “pós-covid”. O emblema de Alvalade tem uma das melhores escolas de formação do mundo e pretende tirar proveito disso para aproveitar alguns dos seus talentos na equipa principal já na próxima época.

“Mais do que nunca, o Sporting vai ter de viver da formação. Em muito boa hora, há dois anos, investimos na formação. Identificámos miúdos que na altura tinham 15 e 16 anos e investimos muito neles”, lembrou Varandas. “É um projeto de crescimento centrado no jogador e hoje já estiveram no campo principal seis miúdos que vão fazer parte do plantel principal”, avançou Frederico Varandas.

Face à pandemia de covid-19, os clubes estão mais debilitados financeiramente, o que obriga a uma contenção de custos. Uma preocupação que não escapa ao presidente sportinguista, que se mostra alarmado com a quebra de receitas.

“Se o futebol profissional não pode arrancar, que empresa em Portugal pode? Não há nenhuma empresa em Portugal onde os trabalhadores tenham tão boas condições e tão poucos fatores de risco. O grande problema vai ser o mercado de transferências, de onde vem 50% das receitas, das vendas de jogadores. O mercado português é exportador de jogadores. Vai demorar uns bons anos para os clubes grandes voltarem a ter a capacidade financeira que tinham antes da pandemia”, disse Varandas, citado pelo SAPO Desporto.

Varandas abordou ainda o caso do pagamento de Rúben Amorim ao Sporting de Braga, dizendo que “mais do que uma questão, é uma novela”.

“Recebi um email do meu banco a dizer que podia atrasar um empréstimo bancário da minha casa no tempo da covid-19. Os impostos, o Governo fez igual. A única coisa foi porque o Sporting não fez um pagamento na data x do Rúben Amorim. Não vou alimentar mais essa novela, o Sporting é um clube de bem, cumpre e vai pagar o Rúben Amorim, como está a pagar. Como o Braga, o Sporting tem cinco ou seis clubes que não lhe conseguem pagar. Mas o Sporting sabe o que esses clubes estão a sentir e não vamos para a praça pública expor esses clubes”, atirou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.