Varandas já tem uma solução para o Sporting recuperar do “pós-covid”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Sporting, Frederico Varandas

A resposta do Sporting à crise provocada pela pandemia de covid-19 passa pela aposta na formação. Em relação a Rúben Amorim, Frederico Varandas diz que não alimentar mais essa novela.

Em entrevista à SIC, o presidente do Sporting CP, Frederico Varandas, explicou que nenhum clube estava preparado para lidar com a crise provocada pela pandemia de covid-19. No entanto, acredita que o Sporting vai conseguir ultrapassar a situação graças às medidas tomadas pelo clube.

“Acho que nenhum clube estava preparado para a covid-19. Em termos de Sporting, ajudou muito as medidas tomadas, termos reduzido em muitos milhões o custo da equipa principal e aumentar o investimento na formação. Ajudou-nos a estar um pouco mais bem preparados”, explicou.

É exatamente pela aposta na formação que passa a recuperação leonina do “pós-covid”. O emblema de Alvalade tem uma das melhores escolas de formação do mundo e pretende tirar proveito disso para aproveitar alguns dos seus talentos na equipa principal já na próxima época.

“Mais do que nunca, o Sporting vai ter de viver da formação. Em muito boa hora, há dois anos, investimos na formação. Identificámos miúdos que na altura tinham 15 e 16 anos e investimos muito neles”, lembrou Varandas. “É um projeto de crescimento centrado no jogador e hoje já estiveram no campo principal seis miúdos que vão fazer parte do plantel principal”, avançou Frederico Varandas.

Face à pandemia de covid-19, os clubes estão mais debilitados financeiramente, o que obriga a uma contenção de custos. Uma preocupação que não escapa ao presidente sportinguista, que se mostra alarmado com a quebra de receitas.

“Se o futebol profissional não pode arrancar, que empresa em Portugal pode? Não há nenhuma empresa em Portugal onde os trabalhadores tenham tão boas condições e tão poucos fatores de risco. O grande problema vai ser o mercado de transferências, de onde vem 50% das receitas, das vendas de jogadores. O mercado português é exportador de jogadores. Vai demorar uns bons anos para os clubes grandes voltarem a ter a capacidade financeira que tinham antes da pandemia”, disse Varandas, citado pelo SAPO Desporto.

Varandas abordou ainda o caso do pagamento de Rúben Amorim ao Sporting de Braga, dizendo que “mais do que uma questão, é uma novela”.

“Recebi um email do meu banco a dizer que podia atrasar um empréstimo bancário da minha casa no tempo da covid-19. Os impostos, o Governo fez igual. A única coisa foi porque o Sporting não fez um pagamento na data x do Rúben Amorim. Não vou alimentar mais essa novela, o Sporting é um clube de bem, cumpre e vai pagar o Rúben Amorim, como está a pagar. Como o Braga, o Sporting tem cinco ou seis clubes que não lhe conseguem pagar. Mas o Sporting sabe o que esses clubes estão a sentir e não vamos para a praça pública expor esses clubes”, atirou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Segurança Social baixa apoios a Recibos Verdes. Maioria só vai receber 219 euros

A fórmula de cálculo definida pelo Governo para o "apoio extraordinário à redução da actividade económica", que é concedido a trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, devido ao novo confinamento geral, leva a que muitos …

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …