/

Varandas respira Sporting mas não é o Sporting e teve mais votos que Bruno

1

José Sena Goulão / Lusa

O presidente eleito do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas

O 43.º presidente da história do Sporting, Frederico Varandas, eleito neste sábado com 42% dos votos, apontou no seu discurso de tomada de posse a união do clube como objetivo prioritário do seu mandato.

Um dia depois de ter sido eleito, na cerimónia de posse, Auditório Artur Agostinho do Estádio José Alvalade, em Lisboa, Frederico Varandas recuperou o mote da sua campanha.

“A minha primeira prioridade é unir o Sporting Clube de Portugal. Ontem [no sábado] começámos a vencer o maior adversário que já tivemos na nossa história: o Sporting fraturado. Hoje é um novo dia e uma nova era de um Sporting unido. Enquanto não formos unidos, não vamos conseguir bater os nossos rivais”, destacou.

Perante centenas de sócios que quiseram assistir à cerimónia e ouvir as suas primeiras palavras, o novo presidente do Sporting foi aplaudido efusivamente e correspondeu com um discurso curto mas emocionado.

Com alguns momentos em que não conseguiu esconder a emoção, Frederico Varandas prometeu desempenhar as suas funções nos próximos quatro anos com “brio, coragem e competência”, classificando como um “privilégio poder servir o melhor clube do mundo”.

“Nasci Sporting, cresci Sporting, respiro Sporting, mas não sou o Sporting. A minha missão é servir o Sporting”, sublinhou Varandas, reiterando que a sua missão passará por unir o clube pois, só assim, será possível competir com os rivais.

O novo presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, Rogério Alves, aproveitou a ocasião para deixar ainda algumas palavras sobre o passado recente do Sporting e que levou a este ato eleitoral.

“Não queremos nunca mais vivermos as horas que vivemos no passado. Foi para evitar isso que se fizeram estas eleições e foi através deste ato democrático que os sócios escolheram para dirigir o clube o corajoso e o resiliente, Frederico Varandas”, afirmou.

“Vou fazer do Sporting campeão”

Pouco depois de ser empossado como 43.º presidente dos leões, o Frederico Varandas reiterou a confiança na reconquista do título nacional durante a sua liderança, até 2022.

“Não seria justo para os sócios se não dissesse no que acredito e vejo o Sporting a vencer. Vencer é ser campeão e acredito que será no meu mandato. Sinto e sei que vou fazer do Sporting campeão”, afirmou.

Frederico Varandas foi eleito com 42,32% dos votos (8.717 votantes), contra os 36,84% (9.735) alcançados por João Benedito, segundo candidato mais votado.

José Maria Ricciardi teve 14,55% dos votos, superando as listas encabeçadas por José Dias Ferreira (2,35%), Fernando Tavares Pereira (0,9%) e Rui Jorge Rego (0,51%). Foram ainda registados 2,2% de votos em branco e 0,31% nulos.

Este foi o ato eleitoral com maior afluência de sempre no Sporting, com 22.510 sócios votantes, 19.159 de forma presencial e 3.351 por correspondência, de um total de 51.009 com direito a voto.

Varandas e Benedito com mais votos que Bruno

Apesar de a eleição deste sábado ter sido uma das mais renhidas de sempre no clube de Alvalade, com dois candidatos na casa dos 30% e um terceiro a rondar os 14%, a votação nos dois candidatos mais votados superou a registada por Bruno de Carvalho em 2013.

Quando foi pela primeira vez eleito presidente do Sporting, Bruno de Carvalho obteve 53,63% da votação, contra José Couceiro, que teve 39,46% e Carlos Severino, que somou 1%. Bruno de Carvalho recolheu os votos de 8.944 votantes, a que correspondiam a 43.327 votos.

Apurados os resultados das eleições que levaram agora Frederico Varandas à presidência, conclui-se que o novo presidente, com 42%, teve mais votos do que Bruno de Carvalho: 45.015 votos, mais 1.688 do que o anterior presidente.

João Benedito, por seu turno, que obteve 37% dos votos (39.187), recolheu a sua votação em 9.735 votantes – mais 791 votantes do que Bruno de Carvalho.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. este novo presidente … nao sera a continuaçao da grande presidencia de bruno?.. nao era varandas da lista de bruno que foi eleita pelos socios e tao acarinhado por todos? desde os juizes aos procuradores desembargadores, aos baganhas aos ferro rodrigues? parece que continuamos na tal politica em que o n dois de socrates se apresentasse as eleiçoes com a cara de pau de quem nunca participou das poucas vergonhas feitas durante o periodo em que( se) governaram.~
    mas pelos vistos o povinho gosta assim…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.