Varandas: “É difícil explicar porque Pinto da Costa não está preso”

17

Mario Cruz / Lusa

Presidente do Sporting disse que o presidente do FC Porto é “corruptor activo” e recordou a morte de um adepto durante os festejos no Dragão.

Carregal do Sal foi o palco de novas críticas de Frederico Varandas a Pinto da Costa.

Após a conquista portista do campeonato de futebol, o Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, disse que o presidente do FC Porto é uma referência no desporto nacional.

O presidente do Sporting convidou o membro do Governo a ouvir alguma das escutas relacionadas com o Apito Dourado: “É verdade que estas escutas não foram autorizadas pela Justiça portuguesa para uso de prova e o senhor Pinto da Costa foi absolvido do processo. Mas, se é verdade que essas escutas não puderam ser usadas como prova, também é verdade que elas são reais e aconteceram mesmo”.

Varandas comentou que Pinto da Costa é um “corruptor ativo” e deveria ter sido expulso do mundo do desporto “há décadas”. Além disso, acrescentou, “difícil é explicar a qualquer cidadão como é que uma pessoa apanhada a dizer isto (escutas) não é condenada”.

O presidente do Sporting considera que o presidente do FC Porto tenta sempre “apagar as suas acções” mas será sempre recordado como um “corruptor activo” e uma “vergonha”.

Durante o seu discurso na festa de aniversário do núcleo local de adeptos do Sporting, Frederico Varandas falou também sobre a morte de um jovem durante os festejos portistas no Estádio do Dragão, após a vitória na Liga.

O presidente do Sporting lamentou o “bárbaro assassinato” e um dos episódios “mais brutais de violência de que há memória em Portugal”.

E considerou que este crime foi “muito, mas muito mais grave” do que o ataque à academia do Sporting em Alcochete, em 2018, “apesar de ter tido apenas um centésimo de cobertura mediática”.

Varandas dirigiu-se a José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, a quem pediu para ser “implacável” na luta contra este tipo de “crime organizado que se acha impune à justiça e à lei portuguesa”.

“Muitos dizem que isto é um problema da sociedade e não do futebol. Não é verdade. Claro que é um problema da sociedade mas a origem deste problema está intimamente ligado ao futebol e aos clubes que permitem o seu financiamento ilegal, alimentando este crime organizado”, avisou.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

17 Comments

  1. Não disse mentira nenhuma, ter uma escuta ou uma prova aceite pelo tribunal é uma coisa, mas os factos terem acontecedido é outra. Ja todos vimos filmes em que os bandidos se escapam por aspectos tecnicos, basicamente o que aconteceu foi algo parecido, houve a corrupção, o que se passa nas escutas aconteceu , mas as escutas não são legais. Uma tecnicalidade faz com que um ladrão não seja um ladrão ? um assassino não seja um assassino ou um corrupto não seja um corrupt? na minha opinão não, mas apenas não pode ser castigado judicialmente por isso. Espero que tudo vá para tribunal e se volte a falar no caso, é algo que Pinto da Costa e os portistas querem que caia no esquecimento , mas o seu legado será o do maior corruptor da história do futebol portugues durante decadas. O facto de a nossa justição não funcionar é outra história.

  2. A bola é uma religião e a manada da bola não raciociona – daí todos os problemas que cria!
    O Pintinho é o principal “pastor”, mas há muitos outros…

    • Os frustrados tem de trabalhar . Os tugas à moda antiga são assim : perdem e a culpa não é deles é dos outros . Pobre país enquanto gente desta existir

      • Tem toda a razão, mas será que se refere aos corruptos? Ao seu direito à existência? Ou então explique-me como é que um clube regional e que com tantas vitórias e títulos, é ignorado pelo0 pa´si fora da região? Explique porque é que esse clube não consegue, por exemplo, reunir 200 pessoas em Lisboa para festejar um título? Explique porque o pais, na sua maioria esmagadora, não reconhece tantas vitórias e títulos? Quer a minha opinião? O FCP cheira a podre, a corrupção, daí a sua recusa pelo país, não é por ser ser da cidade do Porto. O FCP corrompe tudo, a política, as polícias e o ministério público regionais. Frederico Varandas, teve a coragem de denunciar o que todos sabemos, que o FCP é uma máfia regional protegida mesmo em São Bento, Contudo, Varandas tem uma certa ingenuidade quando se refere ao secretário do Desporto e ao ministro da Administração interna, são ambos membros da corrupta distrital do PS/Porto.
        Em tempo: o FCP ameaça processar F. Varandas. Tretas, vão ficar quietinhos como os ratos que são, não se vão arriscar a que as escutas sejam “testemunha” das acusações de FV, as mesmas existem e são provas, sem dúvidas, da corrupção portista, das polícias e do MP portista.

      • Tem que sair do tasco aí da freguesia mais vezes. Compreendo que seja difícil e doloroso enfrentar a dura realidade, mas o país está mais azul do que nunca. Até entre os seus filhos e netos já haverá portistas dos 7 costados. Chama-se evolução.

      • Não se preocupe, nunca fui frequentador de tascos ou rulotes, nem de igrejas ou seitas e muito menos apoiante de máfias. Não preciso do futebol como catalisador de uma vida mais ou menos árida. Quanto ao azul do país, concordo, acontevce quando chove ou o céu está nublado. A relação do FCP ´e aquela que retrato com perguntas irrespondíveis, o país rejeita-vos. não é só Lisboa. Sou benfiquista e não escondo as frustrações clubísticas desvalorizando tantas vitórias, são produto da incompetência dos dirigentes, alguns mesmo claros colaboracionistas, posso mesmo referir alguns: Fernando Martins e a sua trupe, Damásio e, pelo que se está percebendo, o grande Vieira nunca deixou de fazer parte do “Grupo do Altis” dos anos oitenta/noventa do século passado. A sério, o caro acredita mesmo que um clube regional, “contra tudo e todos”, dominaria o futebol cá da piolheira sem recurso à corrupção? Quanto à “evolução” – será que queria dizer “involução”? – não se deixe iludir pela “associação cultural, recreativa e de bem-fazer” a que chamam “super dragões” ou “super macacos”, vai dar no mesmo. Um centro de recrutamento e treino de criminosos, incluindo assassinos. Ou seja: a guarda avançada (“evolutiva”) da cultura portista.
        Cumprimentos.

    • O trastogénio tem opiniões estúpidas sobre todos os assuntos. A bola não é uma religião, é um jogo de inteligência, já o dizia um génio, Albert Camus, “o futebol é a inteligências em movimento”. Sabe o que é um “jogo”, trastogénio? Só é possível “jogar” a quem tem inteligência e as “manadas” à qual pertence, não a possuem. Não é o futebol, o “jogo” que está em causa, são os batoteiros, infetam todos os “jogos”, incluindo a política que pastoreia milhões de milhões e nos quais não me incluo. O caro é um bobo, armado em chicoesperto, poupe-nos às suas arengas, falar ou escrever não é prova de vida.

  3. Sr Varandas, médico. Aconselho-o solenemente a consultar um colega seu de psiquiatria, pois o senhor sofre de uma obsessão compulsiva em relação ao sr. Pinto da Costa. Além disso pode ser incriminado por difamação. Mais um conselho para terminar ; não morda a língua.

  4. Se estivéssemos num país mínimamente civilizado essa pessoa estaria presa há muito,pelo que já teria abandonado o futebol, o seu clube estaria em divisões inferiores, ter-lhes-iam sido retirados os títulos conquistados pelo roubo, e o futebol português estaria pacificado, essa imensa legião de seguidores que tem estava caladinha a curtir mágoas sem vir para aqui defender o indefensável, querem melhores provas do que aquilo que ouvimos durante o processo do apito dourado?
    Porque não se calam? Não passem a vida a insultar todos os outros.

  5. Este pobre de espírito sonha com o Pinto da Costa dia e noite. Sonha com o presidente mais titulado e bem sucedido da história do futebol, uma lenda viva, e anseia ardentemente um dia chegar-lhe talvez aos calcanhares, o que já não seria coisa pouca. Mas mesmo para isso tinha que nascer 2 vezes… Quem nasce para b*u*r*r*0 jamais chega a cavalo.

    • Genial a conclusão, mas para haver sentença tem que existir, no mínimo, investigações. E quando se conhecem as práticas de determinado cidadão (ou grupos) e não são investigados, só pode por estarem acima da lei. O caro sabe o que ér impunidade? Dou-lhe um exemplo menor: Pinto da Costa a gritar da “nobre” varanda da CMP , perante uma manada histérica, “eu quero ver Lisboa a arder!”. Um primário e animalesco incitamento à violência e ficou tudo impávido e sereno perante uma brutalidade destas. É por isso que é muito divertido, ouvir e ler que F. Varandas é um “pirómano”. E poderia dar-lhe tantos e tantos exemplos desta animalidade, por exemplo, bonecos de árbitros ou do SLB enforcados ou das sistemáticas tentativas de assassínio com apedrejamento de autocarros a transportar jogadores do SLB. Ou mesmo simples simpatizantes. Algum destes casos que cito foi investigado? Logo, como poderiam existir sentenças? O ataque de Varandas, por inesperado e vindo de um clube colaboracionista na marginalidade portista, apanhou-os de surpresa. Varandas, tal como aconteceu com Dias da Cunha, vai pagar o preço de tanta coragem dentro do SCP. Mas está dito e tem a assinatura de um cidadão e um patriota que parece acima de qualquer suspeita, muito ao contrário do sujeitinho a quem ataca.

      • Haja paciência para te aturar! Que p*ta de subserviência relativamente ao varandas!! Pensas que andamos todos a dormir??! Não foi o sonso do varandas que ameaçou o dirigente do Vitória do Setubal a dizer que lhe arrancava a cabeça?!?
        https://www.sabado.pt/desporto/detalhe/arranco-te-a-cabeca-varandas-ameacou-dirigente-do-v-setubal-antes-do-final-do-jogo-frente-ao-sporting
        És um sonso conivente!! O “”orelhas” ontem “mostrou” a subserviência do varandas: Havia, – e deve continuar a haver da maneira que sois “conas”- pacto de não agressão!! Como tal, entende-se o facto de não se constituir assistente no e-toupeira!! Haverá algo mais grave que “vasculhar” nos processos judiciais?! E depois fala no dias da cunha e no varandas como se fossem a elite do país. Vê o exemplo do tito lopes que é advogado é é aquele esgoto a céu aberto que se lê. Ganha vergonha pá!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.