Vale dos Príncipes do Egito “escondia” uma oferenda milenar com 11 crocodilos

Stanley Zimny / Flickr

Pirâmide de Djoser, no Egito

Uma equipa de arqueólogos da Universidade de Jaén, em Espanha, descobriu no Egito uma oferenda com 11 crocodilos que data de há 2.000 anos.

Em declarações ao jornal espanhol El País, Alejandro Jiménez, líder dos trabalhos arqueológicos detalhou que a oferenda foi encontrada em Qubbet el Hawa, uma necrópole egípcia reservada para nobres e governantes nas margens do rio Nilo.

Jiménez revelou não esperava encontrar mais nada nas escavações, até porque a equipa já tinha vasculhado praticamente todas as áreas e chegado junto à margem da colina de Qubbet el Hawa, conhecida também como Vale dos Príncipes, onde estavam a investigar.

Ao contrário de todas as expectativas, a equipa de encontrou uma entrada que dava acesso para algumas câmaras que estão ainda intactas – e foi aí que a oferenda foi descoberta.

Os especialistas encontraram, ao todo, onze esqueletos de crocodilos, dez dos quais foram preparados “sem respeitar a sua forma original”, mas um dos espécimes foi mumificado, isto é, embalsamado e envolto depois em pedaços de linho.

O tecido foi devorado por algumas térmitas, havendo, por isso, alguns restos destes animais “presos” na pele do réptil mumificado, explicou ainda Jiménez.

Os cientistas acreditam que as ofertas foram feitas por habitantes locais em homenagem a Sobek, a divindade crocodilo do Antigo Egito a quem os egípcios atribuem a criação do Nilo e se associa a fertilidade, observa ainda o jornal espanhol.

A oferenda foi encontrada a cerca de cinco metros do túmulo de Shemai, irmão mais novo de Sarenput II, um dos mais poderosos governadores do Egito.

Apesar de a datação exata dos crocodilos não ter sido feita por um arqueozoólogo, Jiménez avança que a oferenda remonta ao período romano, tendo em conta a forma como os animais foram armazenados e comparando-os com referências textuais que a equipa da universidade espanhola conseguiu encontrar e analisar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …