/

Vale dos Príncipes do Egito “escondia” uma oferenda milenar com 11 crocodilos

Stanley Zimny / Flickr

Pirâmide de Djoser, no Egito

Uma equipa de arqueólogos da Universidade de Jaén, em Espanha, descobriu no Egito uma oferenda com 11 crocodilos que data de há 2.000 anos.

Em declarações ao jornal espanhol El País, Alejandro Jiménez, líder dos trabalhos arqueológicos detalhou que a oferenda foi encontrada em Qubbet el Hawa, uma necrópole egípcia reservada para nobres e governantes nas margens do rio Nilo.

Jiménez revelou não esperava encontrar mais nada nas escavações, até porque a equipa já tinha vasculhado praticamente todas as áreas e chegado junto à margem da colina de Qubbet el Hawa, conhecida também como Vale dos Príncipes, onde estavam a investigar.

Ao contrário de todas as expectativas, a equipa de encontrou uma entrada que dava acesso para algumas câmaras que estão ainda intactas – e foi aí que a oferenda foi descoberta.

Os especialistas encontraram, ao todo, onze esqueletos de crocodilos, dez dos quais foram preparados “sem respeitar a sua forma original”, mas um dos espécimes foi mumificado, isto é, embalsamado e envolto depois em pedaços de linho.

O tecido foi devorado por algumas térmitas, havendo, por isso, alguns restos destes animais “presos” na pele do réptil mumificado, explicou ainda Jiménez.

Os cientistas acreditam que as ofertas foram feitas por habitantes locais em homenagem a Sobek, a divindade crocodilo do Antigo Egito a quem os egípcios atribuem a criação do Nilo e se associa a fertilidade, observa ainda o jornal espanhol.

A oferenda foi encontrada a cerca de cinco metros do túmulo de Shemai, irmão mais novo de Sarenput II, um dos mais poderosos governadores do Egito.

Apesar de a datação exata dos crocodilos não ter sido feita por um arqueozoólogo, Jiménez avança que a oferenda remonta ao período romano, tendo em conta a forma como os animais foram armazenados e comparando-os com referências textuais que a equipa da universidade espanhola conseguiu encontrar e analisar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.