Há uma nova teoria sobre as míticas pirâmides do Egito (e envolve crocodilos)

As Pirâmides do Egito são, há anos, motivo de admiração e fascínio para cientistas e historiadores de todo o mundo. Os especialistas tentam saber como e por que motivo a antiga civilização egípcia levou a cabo uma construção tão ambiciosa à luz da época. Ao rol de todas as teorias já existentes, junta-se uma outra que sugere que podem ter sido crocodilos que motivaram a construção. 

“Uma das razões podem ter sido os crocodilos”, afirmou o autor norte-americano Richard Bangs no documentário da Amazon “Egypt: Quest for the Lord of the Nile”, de 2007. Segundo explicou, durante as inundações anuais, o rio Nilo alargava o vale, tornando o solo fértil e atraindo, consequentemente, muitos crocodilos.

Os relatos históricos dão conta que o Nilo inundavam todos os anos a região circundante entre junho e setembro, época conhecida como Akhet.



De acordo com o jornal Express, o derretimento da neve e as chuvas de verão que assolavam as montanhas da Etiópia enviam também uma enxurrada de água para a região, fazendo com o Nilo transbordasse na paisagem do deserto.

Na época, muitos egípcios compararam a presença de crocodilos na região ao renascimento do solo morto. Tendo por base estes factos e relatos, Bangs sugere que as pirâmides foram construídas como um local para guardar objetos preciosos, nas esperança que estes itens pudessem ser transportados “na vida após a morte”.

Deu-lhes fé de que, na verdade, pudesse haver vida após a morte”, sustentou o autor citado pelo diário britânico. “[Os egípcios] construíram estes monumentos e depois encheram-nos com objetos preciosos e objetos do quotidiano, na esperança de conseguir levá-los na vida após a morte”, argumentou.

Os egípcios respeitavam os crocodilos na mesma media que os temiam. Estes animais eram um perigo real na época, uma vez que o sustento da civilização antiga dependia, em grande parte, do Nilo, que era também o habitat de muitos destes répteis.

Na época, os crocodilos foram representados pelo deus Sobek. Dotado da força e da natureza de um crocodilo, a divindade simbolizava o poder do faraó.

O jornal observa ainda que vários crocodilos foram mumificados e colocados em túmulos de antigos egípcios, visando protegê-los da morte e trazer poder e fertilidade para o além.

Apesar de terem sido construídas há milhares de anos e de arriscarem ser um dos projetos mais ambiciosos da História da Humanidade, pouco sabemos ao certo sobre esta construção antiga que continuará, certamente, a fascinar e a intrigar cientistas e historiadores de todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Foi um grande erro". Morte de 1400 golfinhos num dia nas Ilhas Faroé criticada até por adeptos da caça

Quase 1500 golfinhos foram mortos no domingo na caça tradicional das Ilhas Faroé, o que motivou críticas até entre os defensores do ritual. Activistas que defendem o fim da caça afirmam que este foi o …

Teorias da 'Síndrome de Havana' "violam as leis da física", dizem cientistas cubanos

Cuba divulgou um relatório, o mais detalhado até à data, no qual cientistas locais criticam as alegações de que diplomatas norte-americanos e canadianos foram submetidos a ataques misteriosos quando estavam destacados no país. O relatório, desenvolvido …

Bill Gates diz que não estamos prontos para a próxima pandemia

Um novo relatório da Fundação Bill e Melinda Gates referiu que as nações não estão a fazer o suficiente para se prepararem para a próxima pandemia, desafiando os países a investir a longo prazo em …

Grécia investiga acidente que vitimou testemunha no julgamento de Netanyahu

As autoridades gregas abriram na terça-feira uma investigação sobre a queda de um avião privado israelita na qual morreu uma testemunha de acusação no julgamento de corrupção do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O ex-oficial do Ministério das …

Gouveia e Melo: "Nós já ganhámos a este vírus"

O responsável pela 'task-force' que coordena o programa de vacinas contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, assumiu esta quarta-feira que Portugal "já ganhou a este vírus". "Nós já ganhámos a este vírus, pelo menos, …

Mais 1247 casos e 10 mortos por covid-19. Incidência e R(t) descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1247 casos de covid-19 e 10 óbitos. O número de doentes internados também baixou e o R(t) continua a recuar, estando perto do verde na matriz de risco. De …

PSG na Liga dos Campeões: que plantel tinha em 2012?

Messi, Neymar e Mbappé são três das "estrelas" do clube francês, que vai iniciar a sua 10.ª participação consecutiva no torneio. Na primeira, o elenco era bem diferente. Não serão todos os olhos postos, mas quase: …

Número de médicos mais do que triplicou desde o nascimento do SNS, afirma Ordem

O número de médicos inscritos na Ordem (OM) mais do que triplicou nos 42 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num período em que a sociedade sofreu "mudanças importantes", evocou hoje a OM. Em comunicado …

Sporting SAD com prejuízo de 33 milhões de euros. Varandas fala em "Novo Sporting"

Presidente leonino justifica maus resultados financeiros com o "contexto mundial de crise, com consequências na quebra de transação de jogadores e das receitas operacionais pela ausência de público nos estádios”. A Sporting SAD apresentou um resultado …

Livro revela que antepassados de Joe Biden possuíam escravos

Uma investigação revelou que dois antepassados de Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, foram proprietários de três escravos. Dois antepassados do lado paterno do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, eram proprietários de três escravos. Segundo …