Há uma nova teoria sobre as míticas pirâmides do Egito (e envolve crocodilos)

As Pirâmides do Egito são, há anos, motivo de admiração e fascínio para cientistas e historiadores de todo o mundo. Os especialistas tentam saber como e por que motivo a antiga civilização egípcia levou a cabo uma construção tão ambiciosa à luz da época. Ao rol de todas as teorias já existentes, junta-se uma outra que sugere que podem ter sido crocodilos que motivaram a construção. 

“Uma das razões podem ter sido os crocodilos”, afirmou o autor norte-americano Richard Bangs no documentário da Amazon “Egypt: Quest for the Lord of the Nile”, de 2007. Segundo explicou, durante as inundações anuais, o rio Nilo alargava o vale, tornando o solo fértil e atraindo, consequentemente, muitos crocodilos.

Os relatos históricos dão conta que o Nilo inundavam todos os anos a região circundante entre junho e setembro, época conhecida como Akhet.

De acordo com o jornal Express, o derretimento da neve e as chuvas de verão que assolavam as montanhas da Etiópia enviam também uma enxurrada de água para a região, fazendo com o Nilo transbordasse na paisagem do deserto.

Na época, muitos egípcios compararam a presença de crocodilos na região ao renascimento do solo morto. Tendo por base estes factos e relatos, Bangs sugere que as pirâmides foram construídas como um local para guardar objetos preciosos, nas esperança que estes itens pudessem ser transportados “na vida após a morte”.

Deu-lhes fé de que, na verdade, pudesse haver vida após a morte”, sustentou o autor citado pelo diário britânico. “[Os egípcios] construíram estes monumentos e depois encheram-nos com objetos preciosos e objetos do quotidiano, na esperança de conseguir levá-los na vida após a morte”, argumentou.

Os egípcios respeitavam os crocodilos na mesma media que os temiam. Estes animais eram um perigo real na época, uma vez que o sustento da civilização antiga dependia, em grande parte, do Nilo, que era também o habitat de muitos destes répteis.

Na época, os crocodilos foram representados pelo deus Sobek. Dotado da força e da natureza de um crocodilo, a divindade simbolizava o poder do faraó.

O jornal observa ainda que vários crocodilos foram mumificados e colocados em túmulos de antigos egípcios, visando protegê-los da morte e trazer poder e fertilidade para o além.

Apesar de terem sido construídas há milhares de anos e de arriscarem ser um dos projetos mais ambiciosos da História da Humanidade, pouco sabemos ao certo sobre esta construção antiga que continuará, certamente, a fascinar e a intrigar cientistas e historiadores de todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …