Há uma nova teoria sobre as míticas pirâmides do Egito (e envolve crocodilos)

As Pirâmides do Egito são, há anos, motivo de admiração e fascínio para cientistas e historiadores de todo o mundo. Os especialistas tentam saber como e por que motivo a antiga civilização egípcia levou a cabo uma construção tão ambiciosa à luz da época. Ao rol de todas as teorias já existentes, junta-se uma outra que sugere que podem ter sido crocodilos que motivaram a construção. 

“Uma das razões podem ter sido os crocodilos”, afirmou o autor norte-americano Richard Bangs no documentário da Amazon “Egypt: Quest for the Lord of the Nile”, de 2007. Segundo explicou, durante as inundações anuais, o rio Nilo alargava o vale, tornando o solo fértil e atraindo, consequentemente, muitos crocodilos.

Os relatos históricos dão conta que o Nilo inundavam todos os anos a região circundante entre junho e setembro, época conhecida como Akhet.

De acordo com o jornal Express, o derretimento da neve e as chuvas de verão que assolavam as montanhas da Etiópia enviam também uma enxurrada de água para a região, fazendo com o Nilo transbordasse na paisagem do deserto.

Na época, muitos egípcios compararam a presença de crocodilos na região ao renascimento do solo morto. Tendo por base estes factos e relatos, Bangs sugere que as pirâmides foram construídas como um local para guardar objetos preciosos, nas esperança que estes itens pudessem ser transportados “na vida após a morte”.

Deu-lhes fé de que, na verdade, pudesse haver vida após a morte”, sustentou o autor citado pelo diário britânico. “[Os egípcios] construíram estes monumentos e depois encheram-nos com objetos preciosos e objetos do quotidiano, na esperança de conseguir levá-los na vida após a morte”, argumentou.

Os egípcios respeitavam os crocodilos na mesma media que os temiam. Estes animais eram um perigo real na época, uma vez que o sustento da civilização antiga dependia, em grande parte, do Nilo, que era também o habitat de muitos destes répteis.

Na época, os crocodilos foram representados pelo deus Sobek. Dotado da força e da natureza de um crocodilo, a divindade simbolizava o poder do faraó.

O jornal observa ainda que vários crocodilos foram mumificados e colocados em túmulos de antigos egípcios, visando protegê-los da morte e trazer poder e fertilidade para o além.

Apesar de terem sido construídas há milhares de anos e de arriscarem ser um dos projetos mais ambiciosos da História da Humanidade, pouco sabemos ao certo sobre esta construção antiga que continuará, certamente, a fascinar e a intrigar cientistas e historiadores de todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …