Há uma nova teoria sobre as míticas pirâmides do Egito (e envolve crocodilos)

As Pirâmides do Egito são, há anos, motivo de admiração e fascínio para cientistas e historiadores de todo o mundo. Os especialistas tentam saber como e por que motivo a antiga civilização egípcia levou a cabo uma construção tão ambiciosa à luz da época. Ao rol de todas as teorias já existentes, junta-se uma outra que sugere que podem ter sido crocodilos que motivaram a construção. 

“Uma das razões podem ter sido os crocodilos”, afirmou o autor norte-americano Richard Bangs no documentário da Amazon “Egypt: Quest for the Lord of the Nile”, de 2007. Segundo explicou, durante as inundações anuais, o rio Nilo alargava o vale, tornando o solo fértil e atraindo, consequentemente, muitos crocodilos.

Os relatos históricos dão conta que o Nilo inundavam todos os anos a região circundante entre junho e setembro, época conhecida como Akhet.

De acordo com o jornal Express, o derretimento da neve e as chuvas de verão que assolavam as montanhas da Etiópia enviam também uma enxurrada de água para a região, fazendo com o Nilo transbordasse na paisagem do deserto.

Na época, muitos egípcios compararam a presença de crocodilos na região ao renascimento do solo morto. Tendo por base estes factos e relatos, Bangs sugere que as pirâmides foram construídas como um local para guardar objetos preciosos, nas esperança que estes itens pudessem ser transportados “na vida após a morte”.

Deu-lhes fé de que, na verdade, pudesse haver vida após a morte”, sustentou o autor citado pelo diário britânico. “[Os egípcios] construíram estes monumentos e depois encheram-nos com objetos preciosos e objetos do quotidiano, na esperança de conseguir levá-los na vida após a morte”, argumentou.

Os egípcios respeitavam os crocodilos na mesma media que os temiam. Estes animais eram um perigo real na época, uma vez que o sustento da civilização antiga dependia, em grande parte, do Nilo, que era também o habitat de muitos destes répteis.

Na época, os crocodilos foram representados pelo deus Sobek. Dotado da força e da natureza de um crocodilo, a divindade simbolizava o poder do faraó.

O jornal observa ainda que vários crocodilos foram mumificados e colocados em túmulos de antigos egípcios, visando protegê-los da morte e trazer poder e fertilidade para o além.

Apesar de terem sido construídas há milhares de anos e de arriscarem ser um dos projetos mais ambiciosos da História da Humanidade, pouco sabemos ao certo sobre esta construção antiga que continuará, certamente, a fascinar e a intrigar cientistas e historiadores de todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …