/

Há uma nova teoria sobre as míticas pirâmides do Egito (e envolve crocodilos)

As Pirâmides do Egito são, há anos, motivo de admiração e fascínio para cientistas e historiadores de todo o mundo. Os especialistas tentam saber como e por que motivo a antiga civilização egípcia levou a cabo uma construção tão ambiciosa à luz da época. Ao rol de todas as teorias já existentes, junta-se uma outra que sugere que podem ter sido crocodilos que motivaram a construção. 

“Uma das razões podem ter sido os crocodilos”, afirmou o autor norte-americano Richard Bangs no documentário da Amazon “Egypt: Quest for the Lord of the Nile”, de 2007. Segundo explicou, durante as inundações anuais, o rio Nilo alargava o vale, tornando o solo fértil e atraindo, consequentemente, muitos crocodilos.

Os relatos históricos dão conta que o Nilo inundavam todos os anos a região circundante entre junho e setembro, época conhecida como Akhet.

De acordo com o jornal Express, o derretimento da neve e as chuvas de verão que assolavam as montanhas da Etiópia enviam também uma enxurrada de água para a região, fazendo com o Nilo transbordasse na paisagem do deserto.

Na época, muitos egípcios compararam a presença de crocodilos na região ao renascimento do solo morto. Tendo por base estes factos e relatos, Bangs sugere que as pirâmides foram construídas como um local para guardar objetos preciosos, nas esperança que estes itens pudessem ser transportados “na vida após a morte”.

Deu-lhes fé de que, na verdade, pudesse haver vida após a morte”, sustentou o autor citado pelo diário britânico. “[Os egípcios] construíram estes monumentos e depois encheram-nos com objetos preciosos e objetos do quotidiano, na esperança de conseguir levá-los na vida após a morte”, argumentou.

Os egípcios respeitavam os crocodilos na mesma media que os temiam. Estes animais eram um perigo real na época, uma vez que o sustento da civilização antiga dependia, em grande parte, do Nilo, que era também o habitat de muitos destes répteis.

Na época, os crocodilos foram representados pelo deus Sobek. Dotado da força e da natureza de um crocodilo, a divindade simbolizava o poder do faraó.

O jornal observa ainda que vários crocodilos foram mumificados e colocados em túmulos de antigos egípcios, visando protegê-los da morte e trazer poder e fertilidade para o além.

Apesar de terem sido construídas há milhares de anos e de arriscarem ser um dos projetos mais ambiciosos da História da Humanidade, pouco sabemos ao certo sobre esta construção antiga que continuará, certamente, a fascinar e a intrigar cientistas e historiadores de todo o mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.