Arqueólogos encontram vala comum na antiga cidade de Chan Chan

(dr) Ministerio de Cultura del Estado Peruano

A vala comum encontrada em Chan Chan, no Peru

Arqueólogos encontraram no Complexo Arqueológico de Chan Chan, no Peru, uma vala comum com cerca de 25 pessoas, na sua maioria mulheres, jovens e algumas crianças.

Em comunicado, o Ministério da Cultura peruano explica que a investigação arqueológica ocorreu numa área de apenas 10 metros quadrados e revelou uma vala comum com restos de esqueletos humanos que correspondem a 25 pessoas, na sua maioria mulheres, jovens e algumas crianças.

Os arqueólogos consideram que se trata de dois enterros na mesma sepultura. Isto porque, por exemplo, um dos esqueletos mantém a sua posição anatómica, enquanto noutro os seus ossos parecem estar desarticulados.

Para Sinthya Cueva García, diretora deste programa de investigação arqueológica, houve dois momentos, sendo que no primeiro, e mais antigo, os mortos foram depositados diretamente, e no segundo os restos mortais foram trazidos de outro local para serem depositados na mesma sepultura.

“Isto mostra que os Chimús costumavam realocar e manipular os seus mortos”, destacou a investigadora.

Em todos os casos, os cadáveres foram inicialmente envoltos num tecido de algodão e depois colocados num segundo invólucro feito de tecido vegetal. As mulheres foram também enterradas como se estivessem sentadas e à sua volta tinham objetos como agulhas, teares e giz, o que indica que seriam pessoas dedicadas ao setor têxtil.

Na mesma nota, o ministério peruano indica que os arqueólogos descobriram outra coisa importante: o túmulo foi selado com uma espécie de barro que continha fragmentos de jarras, que provavelmente poderiam funcionar como um marcador da sepultura.

A antiga cidade de Chan Chan, que significa “sol resplandecente” na língua Chimú, era a maior cidade da América pré-colombiana e capital do Império Chimú, conhecida por realizar rituais que envolviam sacrifícios humanos. O Império atingiu o seu apogeu no século XV, antes de os Incas o terem conquista por volta de 1470 D.C, recorda o site Live Science.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.