Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

honzasoukup / Flickr

Paisagem no Alqueva

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano.

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia que deu o nome à albufeira, no concelho de Portel, distrito de Évora. A empreitada começou com “trabalhos preparatórios”, como a limpeza do terreno onde vai ser criada a nova zona balnear, avançou o presidente da Câmara de Portel, José Manuel Grilo, em declarações à Lusa.

Situada a cerca de um quilómetro e meio da aldeia de Alqueva, a futura praia vai envolver um investimento na ordem dos 400 mil euros, estando prevista a candidatura do projeto ao Programa Valorizar, do Turismo de Portugal.

A nova praia de Alqueva vai ser a quarta da albufeira, depois da abertura, no ano passado, de uma outra perto da aldeia de Amieira, também no concelho de Portel, e, anteriormente, de outras duas em Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e em Mourão.

De acordo com o autarca de Portel, após a primeira fase das obras, segue-se o lançamento do concurso público, pelo que “este ano não vai ficar pronta” para ser utilizada pelos banhistas, prevendo-se a entrada em funcionamento no verão de 2021.

“A praia vai ficar numa área onde era um parque de merendas, que está classificada no Plano de Ordenamento da albufeira como zona de lazer”, adiantou José Manuel Grilo, indicando que para o acesso ao local já existe uma estrada pavimentada.

O presidente do município realçou que a futura zona balnear de Alqueva terá um areal “mais pequeno” do que o da praia da Amieira, precisando que este terá “pelo menos 100 metros de praia vigiada”. Segundo o autarca, a nova praia vai ter instalações de apoio, bar, balneários e casa de banho, assim como um passadiço para dar acesso a estas zonas.

José Manuel Grilo disse que a autarquia ainda não tem indicações “em concreto” das medidas de segurança que terão de ser adotadas na atual praia fluvial da Amieira, devido à pandemia da covid-19, estando a aguardar indicações da Agência Portuguesa do Ambiente.

“Se calhar, as medidas vão andar muito perto daquilo que são adotadas para as praias de mar. À partida, os balneários não poderão ser utilizados e terá de haver um maior distanciamento entre os toldos no areal”, acrescentou.

Inaugurada no verão do ano passado, a praia fluvial da Amieira vai poder hastear este ano a Bandeira Azul, galardão que distingue a qualidade balnear.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …