Vagas para lares e creches aumentam nos últimos dez anos

Arvind Balaraman / Photoxpress

-

O número de vagas em lares e creches tem aumentado na última década, ao mesmo tempo que o número de utentes tem diminuído, apesar de estas serem das áreas onde o Estado mais investe, revela a Carta Social 2012.

A Carta Social é uma análise, feita anualmente, à Rede de Serviços e Equipamentos Sociais (RSES), com vista a dar a conhecer as respostas sociais tuteladas pelo Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (MSESS), em funcionamento no Continente.

De acordo com o relatório recentemente publicado e relativo ao ano passado, a taxa de cobertura das respostas para crianças e jovens “tem registado um crescimento assinalável”, principalmente ao nível das creches.

São precisamente as creches que, entre 2000 e 2012, sentem um aumento de 51 mil lugares, dos quais 6.200 criados em 2012, havendo nesse ano mais de 108 mil lugares para acolhimento de crianças dos zero aos três anos em creches.

“A taxa de cobertura das respostas sociais de apoio à primeira infância (creche e ama) tem apresentado um aumento significativo ao longo da última década, registando-se no período 2006-2012 um crescimento de 57% aproximadamente”, lê-se no documento.

Acrescenta que em 2012, a taxa de cobertura em respostas sociais para o grupo etário dos zero aos três anos atingiu os 41,8% em Portugal Continental, o que representa um aumento de cerca de 6.200 novos lugares em creche e ama, “para além da diminuição progressiva da população residente até aos três anos de idade”.

Já quando se olha para a taxa de utilização e para o número de utentes, o movimento faz-se no sentido inverso e “a utilização das respostas sociais para as crianças e jovens tem registado uma quebra desde 2000”.

Apesar de ser a creche a resposta social que regista os maiores níveis de utilização (83,4%), a verdade é que “a redução do ritmo de crescimento de utentes destas respostas não tem acompanhado o aumento do número de lugares disponíveis”.

Segundo o relatório, as amas e as creches sentiram em 2012 uma diminuição do número de utentes na ordem dos 5% em relação a 2011, “traduzindo uma diminuição do ritmo de crescimento” no número de crianças até três anos, “para além da actual conjuntura económica com efeitos no poder de compra das famílias”.

A mesma tendência tem sido verificada ao nível dos lares e de outras respostas previstas para as pessoas mais idosas, que sentiram um crescimento de 42% entre 2000 e 2012, ao mesmo tempo que houve um aumento de 47% no número de lugares disponíveis, o equivalente a 84 mil lugares em dez anos.

Apesar da evolução positiva da taxa de cobertura e do “importante” crescimento no número de lugares, “este não acompanha o aumento crescente do peso da população idosa”.

“Em 2012, a taxa de cobertura média das principais respostas para este grupo alvo situou-se nos 12,2%, sendo visíveis assimetrias ao longo do território continental”, lê-se no relatório.

No entanto, desde 2000, que se tem verificado uma “tendência de decréscimo da taxa de utilização das respostas”, “resultado, entre outros factores do aumento do número de lugares e, provavelmente, de alguma retracção das famílias”.

Segundo a Carta Social, a taxa média de utilização em 2012 rondou os 80,9%, “valor que regista uma descida em relação a 2011”.

Já as respostas dirigidas às crianças, jovens e adultos com deficiência registaram um aumento de cerca de 51% entre 2000 e 2012, apesar da taxa de cobertura para esta população rondar os 3,2%.

Olhando para a despesa com os serviços e os equipamentos sociais, o relatório revela que sofreu “um crescimento muito significativo” nos últimos dez anos, na ordem dos 56%, fruto quer da actualização dos valores de comparticipação da Segurança Social, quer do aumento de utentes abrangidos pelos acordos de cooperação.

“Em 2012, 84% das despesas de funcionamento respeitaram a respostas no âmbito do apoio às crianças e jovens e às pessoas idosas”, refere o documento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias. Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua …

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …