Vacina universal contra a gripe cada vez mais perto de ser descoberta

PAHO / WHO

-

Duas equipas de investigação norte-americanas estão cada vez mais perto de criar uma vacina universal contra a gripe.

Os avanços destas duas equipas, publicados nas revistas Science e Nature, comprovam que, se esta vacina chegar a ser desenvolvida, pode acabar com o problema de, anualmente, ser preciso criar novas vacinas para responder às mutações do vírus.

De acordo com a BBC, a vacina comprovou a sua eficácia em animais mas agora é necessário que esta seja testada em humanos.

Enquanto isso não acontece, os especialistas dizem que as pessoas devem continuar a receber a vacina anual porque esta continua, para já, a ser a melhor solução no combate ao vírus.

A injeção convencional tem como alvo a chamada “cabeça” da hemaglutinina (HA), uma molécula que se encontra na camada superficial do vírus.

Porém, essa é a área que mais rapidamente sofre mudanças e, por isso, é que as vacinas habituais se alteram todos os anos.

Os cientistas estão então a focar-se na outra parte da molécula, a chamada “haste”, uma vez que esta não sofre alterações de forma tão frequente.

Nos últimos anos, são várias as equipas de investigadores que têm vindo a testar potenciais candidatas desta vacina mas a dificuldade mantém-se em criar uma substância que não envolva a “cabeça” da molécula.

Segundo o professor John Oxford, um especialista em gripe da Universidade de Londres, estes avanços das equipas norte-americanas são particularmente promissores.

“É um passo gigante comparado com o que se tem vindo a fazer nos últimos tempos. A vacina teve resultados positivos em animais, não só em ratos, como em furões e macacos. E também conseguiu isso com o vírus H5N1”, afirmou.

“É um excelente trampolim para o que vem a seguir. A esperança é que esta vacina consiga cobrir pandemias ligadas ao vírus”, como é o caso da gripe das aves.

Sarah Gilbert, professora de Vacinologia na Universidade de Oxford, diz que este é “um desenvolvimento entusiasmante” mas que tem de ser testado para “perceber se funciona bem em humanos”.

“Este é o próximo passo da investigação e deverá levar vários anos. Ainda temos um longo caminho pela frente até chegar a esta vacina”, acrescentou.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …