Há um sítio no mundo que está a oferecer vacas a quem tomar a vacina

Há vários países a criar incentivos para convencer a população a vacinar-se contra a covid-19. Desde bebidas, snacks e até canábis, o galardão de oferta mais insólita vai para uma região rural do Norte da Tailândia que decidiu sortear uma vaca todas as semanas, até ao final do ano.

A região rural Mae Chaem, na província de Chiang Mai, vai sortear 24 vacas – uma todas as semanas – até ao final do ano, mas só quem for vacinado contra a covid-19 poderá ganhar. A ideia foi bem recebida e milhares de pessoas fizeram a sua marcação para a vacinação, que arranca no dia 7 de junho, avança a CNN.

O contemplado será escolhido aleatoriamente e as vacas serão doadas pelos residentes que pretendam promover a campanha. A primeira será sorteada já no dia 14 de junho.

Desde que a campanha foi anunciada na pequena localidade com 43 mil habitantes, as marcações para a vacina passaram de centenas para milhares.

Os aldeões adoram estes animais até porque, na Tailândia, as vacas podem ser vendidas por muito dinheiro. A cadeia britânica realça que uma vaca jovem vale cerca de 10.000 baht (quase 263 euros).

Outras províncias do país criaram os seus próprios incentivos, que vão desde colares de ouro a cupões de desconto em lojas. Mas é Mae Chaem que ganha o galardão de oferta mais insólita.

A Tailândia foi um dos países que melhor lidou com a pandemia, graças ao encerramento antecipado das fronteiras. No entanto, desde o final de março, o país está imerso numa nova onda.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Exames nacionais. Média da maioria das provas desce (e Matemática cai quase 3 valores)

As médias nos exames nacionais desceram a 20 disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente. Português manteve-se igual — média de 12 valores — e só Física e Química …

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …

Mais 9 mortes e 1.190 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou esta segunda-feira 1.190 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal regista esta segunda-feira nove mortes atribuídas à covid-19, 1.190 novos casos …

Jerónimo de Sousa insiste na valorização salarial como “compromisso do PCP”

O secretário-geral do PCP insistiu hoje na necessidade de aumento dos salários e na valorização de carreiras e profissões, “compromisso do PCP”, afirmando que a pandemia da covid-19 é utilizada como “pretexto” para abusos laborais. “O …

Pfizer e Moderna aumentaram preços das vacinas, revela Financial Times

As farmacêuticas Pfizer e Moderna aumentaram o preço das suas vacinas contra a covid-19 nos últimos contratos de fornecimento à União Europeia (UE), subindo 25% e 13%, respetivamente, informou esta segunda-feira o Financial Times (FT). Os …

Após o assassinato de Noor Mukadam, Paquistão tem "epidemia de terrorismo de género" em mãos

Noor Mukadam foi alegadamente torturada e decapitada pelo filho de um magnata paquistanês. O país vê-se agora com uma "epidemia de terrorismo de género" em mãos. Zahir Zakir Jaffer foi detido por suspeita do assassinato premeditado …

"Prelúdio indesejável". Irmã de Kim Jong-un avisa Coreia do Sul sobre manobras militares com EUA

Kim Yo-jong, a irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, alertou a Coreia do Sul sobre o impacto negativo da realização de manobras militares conjuntas com os Estados Unidos da América (EUA) para a recente reaproximação …

PIB tem de crescer quase 6% no segundo semestre para as previsões do governo serem cumpridas

Mesmo com o crescimento histórico de 15,5% no segundo trimestre de 2021, a economia vai ter de chegar a valores pré-pandemia para se cumprir o objectivo de 5% de crescimento anual apontado pelo Ministro das …

Descontos em apps de entrega de comida e táxi. Reino Unido oferece incentivos aos jovens para se vacinarem

Descontos em aplicações na entrega de comida ou de táxi são alguns dos incentivos que serão oferecidos no Reino Unido para promover a vacinação entre os mais jovens. Sajid Javid, ministro da Saúde do Reino …