Vacina contra zika pode levar 10 anos

BBC

Nikos Vasilakis afirma que a parte mais lenta do processo é aprovação pelos órgãos reguladores

Nikos Vasilakis afirma que a parte mais lenta do processo é a aprovação pelos órgãos reguladores

Cientistas americanos que estudam o vírus zika advertiram que pode ser preciso até uma década para que a sua vacina contra a doença esteja disponível ao público.

O vírus, que já se espalhou por pelo menos 21 países do continente americano, foi ligado à microcefalia em bebés, e no Brasil 3.400 casos suspeitos estão a ser investigados pelo Ministério da Saúde – apesar de apenas 270 casos confirmados da má-formação por causa do vírus. No total, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram notificados no país.

A Dinamarca tornou-se esta quarta-feira o sétimo país europeu onde foi diagnosticado o vírus Zika, com uma pessoa infetada durante uma viagem para a América Central e do Sul, juntando-se assim a Itália, Espanha, Portugal, Suíça, Holanda e Reino Unido.

Nos EUA, a busca pela vacina está a ser liderada por cientistas da Universidade do Texas, que visitaram o Brasil para pesquisar e recolher amostras, que estão agora a ser analisadas em laboratório.

Os cientistas afirmam que, mesmo que possam desenvolver uma vacina para testes nos próximos dois anos, podem precisar de dez anos para que esta seja aprovada pelos órgãos reguladores como a FDA, o órgão norte-americano que regula alimentos e medicamentos.

“O que demoraria mais seria o processo de aprovação pela FDA e outras agências reguladoras para abrir o seu uso ao público, e isso pode levar até dez ou 12 anos“, disse à BBC Nikos Vasilakis, professor-assistente do Departamento de Patologia da Universidade do Texas.

Segundo uma reportagem do Estado de S. Paulo desta quarta-feira, contudo, um acordo selado entre as autoridades brasileiras e norte-americanas está a tentar reduzir esse prazo para três anos.

O Brasil também está a desenvolver investigação própria em busca de vacinas. Uma delas, do Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, poderia ser acelerada tendo em conta a urgência da situação – e ficar pronta em cinco anos.

Laboratório

A BBC visitou o laboratório da Universidade do Texas, cujo acesso é controlado com rigidez pela polícia e pelo FBI.

O insectário onde os investigadores trabalham tem mais de 20 tipos diferentes de mosquitos e “amostras” de Aedes aegypti – transmissor do zika, da dengue e do chikungunya – de 12 países diferentes.

Um dos investigadores, Scott Weaver, diretor do Instituto de Infecções Humanas e Imunidade da instituição, disse à BBC que as pessoas estão certas em ter medo do vírus, sobretudo no caso das gestantes.

“O risco é de facto significativo, e se ocorrer a infeção do feto e a microcefalia se desenvolver não temos como alterar as consequências de uma doença grave, que às vezes é fatal ou deixa as crianças com deficiências mentais por toda a sua vida”.

Os investigadores estudam também se o zika pode ser transmitido através de relações sexuais ou pela saliva, ainda que isso pareça ser menos comum.

“Pensamos que a transmissão sexual pode ocorrer, mas não sabemos com que frequência ou qual o risco de um indivíduo ser infetado”, afirma Weaver.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Equipas lusas 100% vitoriosas na jornada europeia. Gaitán estreou-se com um grande golo

O SC Braga e o Benfica venceram esta sexta-feira as partidas a contar para a Liga Europa, depois de o FC Porto ter também saído vitorioso do jogo que disputou frente aos gregos do Olympiacos …

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …

Afinal, os bioplásticos não são mais seguros do que os plásticos tradicionais

Nos últimos anos, os bioplásticos surgiram no mercado como uma alternativa ao plástico convencional. O bioplástico tem algumas vantagens aparentes pois geralmente é feito de material reciclado ou celulose vegetal. Contudo, um novo estudo mostra …