Vacina contra zika pode levar 10 anos

BBC

Nikos Vasilakis afirma que a parte mais lenta do processo é aprovação pelos órgãos reguladores

Nikos Vasilakis afirma que a parte mais lenta do processo é a aprovação pelos órgãos reguladores

Cientistas americanos que estudam o vírus zika advertiram que pode ser preciso até uma década para que a sua vacina contra a doença esteja disponível ao público.

O vírus, que já se espalhou por pelo menos 21 países do continente americano, foi ligado à microcefalia em bebés, e no Brasil 3.400 casos suspeitos estão a ser investigados pelo Ministério da Saúde – apesar de apenas 270 casos confirmados da má-formação por causa do vírus. No total, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram notificados no país.

A Dinamarca tornou-se esta quarta-feira o sétimo país europeu onde foi diagnosticado o vírus Zika, com uma pessoa infetada durante uma viagem para a América Central e do Sul, juntando-se assim a Itália, Espanha, Portugal, Suíça, Holanda e Reino Unido.

Nos EUA, a busca pela vacina está a ser liderada por cientistas da Universidade do Texas, que visitaram o Brasil para pesquisar e recolher amostras, que estão agora a ser analisadas em laboratório.

Os cientistas afirmam que, mesmo que possam desenvolver uma vacina para testes nos próximos dois anos, podem precisar de dez anos para que esta seja aprovada pelos órgãos reguladores como a FDA, o órgão norte-americano que regula alimentos e medicamentos.

“O que demoraria mais seria o processo de aprovação pela FDA e outras agências reguladoras para abrir o seu uso ao público, e isso pode levar até dez ou 12 anos“, disse à BBC Nikos Vasilakis, professor-assistente do Departamento de Patologia da Universidade do Texas.

Segundo uma reportagem do Estado de S. Paulo desta quarta-feira, contudo, um acordo selado entre as autoridades brasileiras e norte-americanas está a tentar reduzir esse prazo para três anos.

O Brasil também está a desenvolver investigação própria em busca de vacinas. Uma delas, do Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, poderia ser acelerada tendo em conta a urgência da situação – e ficar pronta em cinco anos.

Laboratório

A BBC visitou o laboratório da Universidade do Texas, cujo acesso é controlado com rigidez pela polícia e pelo FBI.

O insectário onde os investigadores trabalham tem mais de 20 tipos diferentes de mosquitos e “amostras” de Aedes aegypti – transmissor do zika, da dengue e do chikungunya – de 12 países diferentes.

Um dos investigadores, Scott Weaver, diretor do Instituto de Infecções Humanas e Imunidade da instituição, disse à BBC que as pessoas estão certas em ter medo do vírus, sobretudo no caso das gestantes.

“O risco é de facto significativo, e se ocorrer a infeção do feto e a microcefalia se desenvolver não temos como alterar as consequências de uma doença grave, que às vezes é fatal ou deixa as crianças com deficiências mentais por toda a sua vida”.

Os investigadores estudam também se o zika pode ser transmitido através de relações sexuais ou pela saliva, ainda que isso pareça ser menos comum.

“Pensamos que a transmissão sexual pode ocorrer, mas não sabemos com que frequência ou qual o risco de um indivíduo ser infetado”, afirma Weaver.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …