Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit.

O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, que baniu um subreddit e 61 contas, suspeitas de violação das políticas da rede contra a manipulação de votos.

A empresa esclareceu que as contas suspeitas partilhavam o mesmo padrão de atividades de uma campanha russa naquela plataforma, batizada “Secondary Infektion”, que foi descoberta no início deste ano. O Reddit decidiu investigar depois de os documentos terem sido tornados públicos durante a campanha das eleições legislativas da próxima quinta-feira no Reino Unido.

A rede social acredita que os documentos foram divulgados como “parte de uma campanha que foi descrita como tendo tido origem na Rússia“. “Conseguimos confirmar que [as duas campanhas] mostravam de facto um padrão de coordenação”, refere a Reddit no comunicado. O governo britânico não contestou a autenticidade dos documentos.

O principal partido da oposição do Reino Unido defendeu que os documentos provam que Partido Conservador, do primeiro-ministro Boris Johnson, está a tentar chegar a um acordo com os Estados Unidos para depois do Brexit, que aumentaria o custo dos medicamentos e colocaria em risco o Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês).

O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, afirmou que as 451 páginas de documentos, que abrangem seis rondas de conversações preliminares entre negociadores dos Estados Unidos e do Reino Unido, provam que Boris Johnson estava a planear colocar o SNS “à venda” nas negociações comerciais.

Boris Johnson, que não era primeiro-ministro na maior parte do período de dois anos em que as negociações aconteceram, rejeitou a acusação de Jeremy Corbyn.

O Reino Unido deverá abandonar a União Europeia em 31 de janeiro de 2020. As eleições de quinta-feira foram antecipadas para tentar romper o impasse político relativo ao Brexit, determinado num referendo em 2016, quando 52% dos eleitores britânicos votaram a favor da saída da UE.

Sondagens, analistas e casas de apostas preveem uma vitória confortável do Partido Conservador de Boris Johnson nas eleições, mas a falta de uma maioria absoluta pode influenciar o futuro do Brexit.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …

Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia. Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas …

Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, diz Durão Barroso

O antigo primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acredita que Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, considerando que a crise será mais grave que o que está atualmente previsto. Em entrevista …

Maioria dos portugueses quer manter escolas fechadas (e quase metade defende encerramento até à Páscoa)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF revela que a maior parte dos portugueses defende o prolongamento do encerramento das escolas. A eventualidade de voltar a reabrir as escolas …

Costa anuncia apoio a recandidatura de Guterres à ONU. EUA querem voltar à instituição

O primeiro-ministro António Costa formalizou, esta quarta-feira, o apoio de Portugal à recandidatura de António Guterres a secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocupa o cargo desde 2016. "António Guterres serviu de forma exemplar …

PS e PSD vão chumbar audição do presidente do Tribunal Constitucional requerida pelo PAN

O PS e o PSD vão votar contra o requerimento do PAN para chamar o presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers, à comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, por considerarem que não é competência do parlamento …