Uso prolongado de medicamentos com ibuprofeno e codeína pode levar à morte

A Agência Europeia de Medicamentos alertou que o uso prolongado de fármacos que combinem codeína e ibuprofeno pode levar à morte.

O Comité de Avaliação de Risco da Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) alertou para os riscos da sobredosagem e uso prolongado de medicamentos que combinam codeína e ibuprofeno.

De acordo com a agência, o seu uso pode causar graves danos gastrointestinais e renais, podendo mesmo levar à morte do paciente. Além disso, pode até causar dependência devido à codeína.

“O uso repetido de codeína com ibuprofeno pode levar à dependência (vício) e abuso devido ao componente codeína”, anunciou a EMA em comincado. Esta combinação está associada a “vários casos de toxicidades renais, gastrointestinais e metabólicas”, tendo sido fatal em alguns casos, acrescentou a agência, sem precisar o número de óbitos.

A codeína é um opioide com efeitos analgésicos e sedativos potentes e o ibuprofeno é um conhecido anti-inflamatório. Os medicamentos que combinam estas substâncias ativas são usados para potencializar o alívio de dor.

Para alívio dos portugueses, o Infarmed já veio esclarecer que em Portugal “não existem medicamentos autorizados” com esta combinação. O Infarmed disse ainda que “não existem” no Portal de Notificação de Reações Adversas (RAM) “notificações de suspeitas de reações adversas a medicamentos com esta associação de substancias ativas”.

Já houve dois medicamentos à venda em Portugal que combinassem codeína e ibuprofeno — o Cabudol e o Codafen Continus —, mas estão caducados desde julho de 1997.

Por sua vez, em Espanha, escreve o El País, há à venda sete medicamentos com esta combinação

O comité alertou ainda que existem medicamentos com codeína e ibuprofeno que são vendidos sem receita médica em países da Europa.

“Os pacientes devem ser aconselhados a consultar o seu médico se quiserem usar codeína com ibuprofeno por mais tempo do que o recomendado e/ou em doses superiores às recomendadas”, alertou a EMA.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.