Usar óculos pode piorar a visão?

Christos Tsoumplekas (Back again!) / Flickr

-

Há inúmeros motivos pelos quais muita gente não usa óculos: alguns não gostam da aparência, outros são alvo de provocações e muitos, simplesmente, sentem-se mais confortáveis sem eles.

Mas há ainda um grupo representativo de pessoas que receia que o uso frequente dos óculos possa prejudicar a visão e que ficarão cada vez mais dependentes do acessório se o usarem sempre.

Um estudo realizado na Nigéria, publicado no ano passado, mostrou que 64% dos participantes acreditam que os óculos são maus para os olhos. No Paquistão 69% pensam da mesma maneira. Mas será que existe algo que o prove?

Existem maioritariamente duas razões, bastante diferentes, pelas quais as pessoas precisam usar óculos: a miopia, quando a dificuldade é ver o que está distante; e a hipermetropia, quando não se consegue ver nitidamente o que está perto dos olhos.

Hipermetropia depois dos 40

A hipermetropia, regra geral, está relacionada com a idade. Ao passar dos 40 anos, muitas pessoas notam que não conseguem ler muito bem se não tiverem uma boa iluminação. À medida que envelhecemos, o cristalino, uma “lente” do nossos olhos, vai enrijecendo gradualmente, dificultando o ajuste a diferentes distâncias. É nesse momento que muitos adotam óculos de leitura.

No entanto, é surpreendente a pequena quantidade de estudos clínicos conduzidos para se comprovar (ou refutar) os efeitos do uso prolongado desses óculos. Até onde se sabe, não existe nenhum indício definitivo de que prejudiquem a visão.

Por que, então, tantas pessoas estão convencidas de que os óculos de leitura fazem a visão piorar?

O que muitos afirmam é que ficam cada vez mais dependentes dos óculos, mas isso se deve à deterioração gradual do o cristalino, devido à idade. Também passam a precisar dos óculos com mais frequência, o que as leva a concluir que estes são os culpados pela degradação da visão, quando, na realidade, não existe nenhuma relação causal.

Arranjar ou não uns óculos de leitura não vai fazer nenhuma diferença na sua visão a longo prazo – por outro lado, se continuar a forçar os seus olhos quando lê, poderá sofrer de dores de cabeça ou sentir os olhos a arder.

Corrigir a miopia na infância

A situação, no entanto, não é a mesma com as crianças. Nesta idade, dispensar os óculos corretos pode ter impacto a longo prazo.

Durante várias décadas, acreditou-se que prescrever às crianças míopes lentes com uma graduação menor do que a que precisavam poderia desacelerar o crescimento do globo ocular e, portanto, conter o avanço do problema.

A ideia subjacente era que se uma pessoa usasse um par de óculos adequado para ver bem ao longe, o globo ocular tentaria expandir-se quando fosse necessário focar um objeto mais próximo.

No entanto, um teste conduzido na Malásia em 2002 provou que essa hipótese estava errada. Um grupo de 94 crianças com miopia foi dividido aleatoriamente entre aquelas que usariam óculos de acordo com seu grau de deficiência e as que adotariam lentes com uma graduação ligeiramente mais fraca do que precisavam.

Ao fim de dois anos a medir frequentemente os globos oculares dos voluntários, os cientistas descobriram que as crianças que usavam óculos mais fracos mostraram um crescimento maior. Ou seja: a sua visão estava cada vez pior.

Alguns investigadores argumentam que ainda não existem provas suficientes para se chegar a uma conclusão definitiva. Uma revisão feita em 2011 de estudos já realizados em crianças com miopia indicou que as poucas provas já recolhidas sugerem que é melhor que usem os óculos certos para a sua graduação de miopia.

No que toca ao tempo que as crianças passam com os óculos, o mais longo estudo realizado até hoje sobre a progressão da miopia, que acaba de ser publicado após 23 anos a analisar crianças míopes na Finlândia, mostra que não houve diferença no avanço da miopia entre aquelas que usavam óculos sempre e as que faziam as suas atividades sem o acessório.

Menos estrabismo

Os benefícios de usar óculos para as crianças que deles precisam são claros. Os nossos olhos precisam “aprender” a ver.

Portanto, se não tiverem os óculos corretos, as crianças podem desenvolver o chamado “olho preguiçoso” ou ambliopia, porque nunca formaram uma imagem nítida nas suas retinas.

Os óculos certos também melhoram a velocidade de leitura e reduzem o risco de desenvolver estrabismo.

Já no que toca aos adultos, existe uma falta de estudos realizados nessa área. O cirurgião Ananth Viswanathan, do Moorfields Eye Hospital, em Londres, acredita que a falta de investigação nessa área estará relacionada com a ausência de um motivo fisiológico pelo qual os óculos prejudicariam a visão – o que faz com que a hipótese não seja forte o suficiente para justificar o estudo.

Uma conclusão é certa: não deixe de usar óculos. Ou, pelo menos, não o faça por medo de piorar a sua visão.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.