Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante.

Especialistas da NASA e da ESA utilizaram o Telescópio Espacial Hubble para captar a luz refletida na Lua depois de esta viajar na atmosfera da Terra durante o eclipse lunar que ocorreu entre 20 e 21 janeiro de 2019, escreve o portal Space.com.

Na prática, ao estudarem este reflexo na atmosfera terrestre, que é habitável, os cientistas procuram encontrar as mesmas assinaturas químicas em exoplanetas distantes, podendo indiciar outras formas de vida até agora desconhecidas.

Quando os cientistas falam em planetas “semelhantes à Terra”, referem-se, normalmente, a mundos rochosos com aproximadamente o mesmo tamanho do nosso planeta e a uma determinada distância de uma estrela hospedeira de forma a ter uma temperatura habitável, nota o portal de ciência Futurism.

No entanto, é muito mais difícil perceber se estes exoplanetas têm realmente uma atmosfera ou se podem ser hospitaleiros à vida – e é aqui que as assinaturas químicas procuradas com o “espelho gigante” lunar podem ser úteis.

“Um dos principais objetivos da NASA passa por identificar planetas que poderão sustentar vida (…) Mas como saberemos se se trata de um planeta habitável ou desabitado se víssemos um?”, questionou Allison Youngblood, cientista do Hubble, citado em comunicado.

E é exatamente aqui que reside a importância da nova investigação, que mediu a quantidade de ozono presente na atmosfera da Terra. Localizar esta mesma assinatura química a emanar de um exoplaneta, pode significar que esse mundo tem uma atmosfera rica em oxigénio e bloqueadora da radiação UV, tal como a Terra.

A procura por vida para lá da Terra pode tornar-se mais fácil com este estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista The Astronomical Journal.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A Lua nunca passa pela atmosfera da terra mas sim pelo seu cone de sombra durante um eclipse lunar. Por favor corrigir ou reescrever.
    O texto está tão confuso que eu duvido que o escritor/tradutor tenha a mínima ideia das barbaridades que escreveu. Se quiser/necessitar de ajuda envie-me o original que eu traduzo de forma que se perceba sem dizer disparates.

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …