Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante.

Especialistas da NASA e da ESA utilizaram o Telescópio Espacial Hubble para captar a luz refletida na Lua depois de esta viajar na atmosfera da Terra durante o eclipse lunar que ocorreu entre 20 e 21 janeiro de 2019, escreve o portal Space.com.

Na prática, ao estudarem este reflexo na atmosfera terrestre, que é habitável, os cientistas procuram encontrar as mesmas assinaturas químicas em exoplanetas distantes, podendo indiciar outras formas de vida até agora desconhecidas.

Quando os cientistas falam em planetas “semelhantes à Terra”, referem-se, normalmente, a mundos rochosos com aproximadamente o mesmo tamanho do nosso planeta e a uma determinada distância de uma estrela hospedeira de forma a ter uma temperatura habitável, nota o portal de ciência Futurism.

No entanto, é muito mais difícil perceber se estes exoplanetas têm realmente uma atmosfera ou se podem ser hospitaleiros à vida – e é aqui que as assinaturas químicas procuradas com o “espelho gigante” lunar podem ser úteis.

“Um dos principais objetivos da NASA passa por identificar planetas que poderão sustentar vida (…) Mas como saberemos se se trata de um planeta habitável ou desabitado se víssemos um?”, questionou Allison Youngblood, cientista do Hubble, citado em comunicado.

E é exatamente aqui que reside a importância da nova investigação, que mediu a quantidade de ozono presente na atmosfera da Terra. Localizar esta mesma assinatura química a emanar de um exoplaneta, pode significar que esse mundo tem uma atmosfera rica em oxigénio e bloqueadora da radiação UV, tal como a Terra.

A procura por vida para lá da Terra pode tornar-se mais fácil com este estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista The Astronomical Journal.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A Lua nunca passa pela atmosfera da terra mas sim pelo seu cone de sombra durante um eclipse lunar. Por favor corrigir ou reescrever.
    O texto está tão confuso que eu duvido que o escritor/tradutor tenha a mínima ideia das barbaridades que escreveu. Se quiser/necessitar de ajuda envie-me o original que eu traduzo de forma que se perceba sem dizer disparates.

RESPONDER

PRR. Nome de Vítor Caldeira na mesa para presidir à Comissão de Auditoria e Controlo

O inspetor-geral de Finanças vai presidir à Comissão de Auditoria e Controlo (CAC) que acompanhará a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que deverá, também, integrar o ex-presidente do Tribunal de Contas …

Altice Portugal avança "nas próximas semanas" com despedimento coletivo

A Altice Portugal confirmou esta terça-feira à Lusa que vai dar início, "nas próximas semanas", a um processo de rescisões de contratos de trabalho através de despedimento coletivo, no âmbito do Plano Integrado de Reorganização, …

BE e PAN criticam "falta de liberdade de expressão" no Porto

As deputadas do Bloco de Esquerda e do PAN na Assembleia Municipal do Porto criticaram a “falta de liberdade de expressão” na cidade, depois de dois grafitis terem sido “apagados pelos serviços da autarquia”. “Soubemos que …

Marcelo pede aos jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio"

O Presidente da República fez esta terça-feira um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida …

“Nenhum país está preparado para um evento da magnitude de Pedrógão Grande", diz Comissão Técnica Independente

O engenheiro António Salgueiro, da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou os incêndios na Região Centro em junho de 2017, afirmou esta terça-feira que nenhum país está preparado para a magnitude do fogo de Pedrógão …

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …