Urina tornou-se a principal inimiga da igreja mais alta do mundo

sandy kemsley / Flickr

A catedral de Ulm, na Alemanha

A catedral de Ulm, na Alemanha

A cidade alemã de Ulm está a tomar medidas desesperadas para impedir que os homens continuem a urinar contra as paredes da Catedral de Ulm.

O problema está a afetar a fundação de pedra da igreja, que é conhecida por ter a torre mais alta do mundo.

Os sais e ácidos da urina estão a acelerar o processo de erosão do edifício, conforme relatam os responsáveis pela conservação da igreja ao jornal local Südwest Presse.

A cidade de Ulm chegou a duplicar o valor das multas para os que forem flagrados a fazer xixi contra as paredes históricas, passando a 100 euros no início deste ano, mas a medida surtiu pouco efeito.

“Já faz meio ano que estou a monitorizar o local, mas ainda assim volta e meia as paredes aparecem cobertas por urina e vómito,” afirmou Michael Hilbert, chefe do departamento de manutenção da igreja.

O responsável disse ao jornal não ser da “Pinkelpolizei” – “polícia do xixi”, em alemão -, mas que gostaria de ter autoridade para poder combater o problema. “É uma questão de ordem legal”, afirmou.

Grandiosa

A igreja começou a ser construída em 1377, mas levou 613 anos para ser finalmente concluída, em 1890. A sua torre mede 161 metros e 53 centímetros.

Devido ao seu tamanho imponente, o prédio é sempre mencionado como catedral, embora não o seja oficialmente. A sua base, composta de arenito, passou recentemente por uma restauração.

A área à volta da igreja é usada para eventos ao longo do ano. Hilbert diz que os organizadores deveriam disponibilizar banheiros químicos gratuitos para que os homens parem de recorrer à estrutura gótica para urinar.

Uma porta-voz da autarquia da cidade afirmou que a vigilância da polícia no local foi intensificada.

A autarquia admite também que o aumento das multas não surtiram o efeito desejado, mas afirmou ao jornal que recentemente quase ninguém foi apanhado a cometer o ato ilícito. De acordo com a representante, o problema deve persistir “enquanto existirem pessoas”.

A Catedral de Ulm deve perder o título de igreja mais alta do mundo assim que as obras da Sagrada Família, em Barcelona, forem concluídas, o que deve ocorrer em 2026.

Quando pronta, a obra-prima de Gaudí deve atingir a altura de 172 metros e 50 centímetros.

ZAP / BBC

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ainda bem que os alemães falam tão “bem” dos europeus do sul! Pelo menos ainda não desfazemos pedra das igrejas com mijo, perdão, urina (as palavras ordinárias são mais próprias dos europeus do sul!)…

  2. Grande desperdício de urina. Os alemães que comecem a urinar na cabeça do seu ministro das finanças, Wolfgang Schauble, para ver se o homem ganha juízo e deixa de meter o focinho em assuntos que lhe não dizem respeito.

  3. Coloquem uma rede electrificada no chão com uma tensão só para criar “formigueiro” e verifiquem se o problema não desaparece!

RESPONDER

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …

Presidente do Barcelona afasta interessados em Messi e desfaz mito

Rumores sugeriam que Lionel Messi estava decidido a sair do Barcelona. Não tardou a aparecerem interessados no argentino, mas o presidente do Barça já veio deixar um recado. Na semana passada, o mundo do futebol foi …

Doze jovens infetados após festa na Guarda. Politécnico suspende exames presenciais

Doze jovens, oito dos quais alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), testaram este fim de semana positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a SIC Notícias, as infeções deram-se na sequência de uma …