Urina tornou-se a principal inimiga da igreja mais alta do mundo

sandy kemsley / Flickr

A catedral de Ulm, na Alemanha

A catedral de Ulm, na Alemanha

A cidade alemã de Ulm está a tomar medidas desesperadas para impedir que os homens continuem a urinar contra as paredes da Catedral de Ulm.

O problema está a afetar a fundação de pedra da igreja, que é conhecida por ter a torre mais alta do mundo.

Os sais e ácidos da urina estão a acelerar o processo de erosão do edifício, conforme relatam os responsáveis pela conservação da igreja ao jornal local Südwest Presse.

A cidade de Ulm chegou a duplicar o valor das multas para os que forem flagrados a fazer xixi contra as paredes históricas, passando a 100 euros no início deste ano, mas a medida surtiu pouco efeito.

“Já faz meio ano que estou a monitorizar o local, mas ainda assim volta e meia as paredes aparecem cobertas por urina e vómito,” afirmou Michael Hilbert, chefe do departamento de manutenção da igreja.

O responsável disse ao jornal não ser da “Pinkelpolizei” – “polícia do xixi”, em alemão -, mas que gostaria de ter autoridade para poder combater o problema. “É uma questão de ordem legal”, afirmou.

Grandiosa

A igreja começou a ser construída em 1377, mas levou 613 anos para ser finalmente concluída, em 1890. A sua torre mede 161 metros e 53 centímetros.

Devido ao seu tamanho imponente, o prédio é sempre mencionado como catedral, embora não o seja oficialmente. A sua base, composta de arenito, passou recentemente por uma restauração.

A área à volta da igreja é usada para eventos ao longo do ano. Hilbert diz que os organizadores deveriam disponibilizar banheiros químicos gratuitos para que os homens parem de recorrer à estrutura gótica para urinar.

Uma porta-voz da autarquia da cidade afirmou que a vigilância da polícia no local foi intensificada.

A autarquia admite também que o aumento das multas não surtiram o efeito desejado, mas afirmou ao jornal que recentemente quase ninguém foi apanhado a cometer o ato ilícito. De acordo com a representante, o problema deve persistir “enquanto existirem pessoas”.

A Catedral de Ulm deve perder o título de igreja mais alta do mundo assim que as obras da Sagrada Família, em Barcelona, forem concluídas, o que deve ocorrer em 2026.

Quando pronta, a obra-prima de Gaudí deve atingir a altura de 172 metros e 50 centímetros.

ZAP / BBC

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ainda bem que os alemães falam tão “bem” dos europeus do sul! Pelo menos ainda não desfazemos pedra das igrejas com mijo, perdão, urina (as palavras ordinárias são mais próprias dos europeus do sul!)…

  2. Grande desperdício de urina. Os alemães que comecem a urinar na cabeça do seu ministro das finanças, Wolfgang Schauble, para ver se o homem ganha juízo e deixa de meter o focinho em assuntos que lhe não dizem respeito.

  3. Coloquem uma rede electrificada no chão com uma tensão só para criar “formigueiro” e verifiquem se o problema não desaparece!

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …