Urgência de Obstetrícia do Hospital de Beja encerrada até domingo por falta de médicos

A urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Beja vai estar encerrada entre esta sexta-feira e as 8h00 de domingo, devido à dificuldade em assegurar o número de médicos necessário para o funcionamento do serviço.

É a segunda vez que a situação ocorre esta semana, e pela menos a sétima desde o início do ano. Ao Expresso, fonte do Hospital José Joaquim Fernandes sublinhou “não ser normal o encerramento ocorrer duas vezes numa semana”.

O problema coloca-se, “sobretudo em períodos de férias ou feriados alargados”, dado as escalas para o funcionamento deste serviço obrigarem à presença de dois clínicos. Uma vez que “são médicos prestadores de serviços” – externos ao estabelecimento hospitalar -, “nestes períodos é mais difícil conseguir a colocação”, explicou o gabinete de comunicação do hospital.

Para as grávidas que se deslocarem à urgência de Obstetrícia de Beja, a solução passa pelo encaminhamento para Évora, a 80 quilómetros e o hospital mais próximo. Faro fica a 140 quilómetros.

“As que por meios próprios se dirigem ao hospital de Beja são encaminhadas para Évora”, explicou a mesma fonte. “Não estando em situação de parto iminente” terão de aí se dirigir por meios próprios também. Há situações em que a grávidas são diretamente encaminhadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), caso em que “podem seguir para Faro”, de acordo com a gestão feita pelo serviço, “em função do lugar concelho de residência”, por exemplo.

Entre as 6h00 de terça-feira e as 8h00 desta quarta-feira – período do encerramento anterior – “entre 4 a 6 grávidas procuraram o hospital de Beja”, não tendo sido possível o seu atendimento.

Segundo o hospital José Joaquim Fernandes, nenhum outro encerramento está previsto até ao final de agosto, “nem, em princípio, pelo menos nas duas primeiras semanas de setembro”.

Na quarta-feira, de acordo com o Jornal de Notícias, uma mulher grávida de 40 semanas foi recusada por um médico do serviço de urgência do Hospital de Beja. Face à recusa do médico de serviço, a mulher foi transportada pelo marido, profissional dos Bombeiros de Beja, no automóvel do casal, para o Hospital do Espírito Santo, em Évora, sem qualquer assistência médica.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …

Defesa de Salgado pede suspensão do processo por diagnóstico de Alzheimer

A defesa do antigo banqueiro pediu a suspensão do processo no qual o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) é arguido, fundamentando-o com um atestado médico a comprovar o diagnóstico de doença de Alzheimer. De acordo …

Marcelo sobre combustíveis: "Vamos esperar que isto não seja para durar mais de seis meses"

O Presidente da República disse, esta segunda-feira, que o aumento do preço dos combustíveis é "preocupante" e que o Governo aguarda luz verde de Bruxelas para tomar medidas sociais para as famílias e as empresas. "No …

Frente Comum confirma greve na Função Pública a 12 de novembro

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública confirmou, esta segunda-feira, a realização de uma greve nacional a 12 de novembro, para exigir ao Governo que altere a proposta de Orçamento do Estado para 2022 …

Welwitschea 'Tchizé' dos Santos, filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos

Ivo Rosa manda desbloquear conta bancária de Tchizé dos Santos

O Tribunal Central de Instrução Criminal desbloqueou uma conta bancária de Tchizé dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, por "decurso excessivo" do tempo e falta de provas quanto à origem ilícita dos fundos. O …

Mais três mortes e 291 novos casos de covid-19. Incidência e R(t) subiram

Portugal registou, esta segunda-feira, mais três mortes e 291 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 291 novos …

O ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell

Morreu com covid-19 o ex-secretário de Estado dos EUA Colin Powell

O ex-secretário de Estado do ex-Presidente George W. Bush morreu, aos 84 anos, devido a "complicações de covid-19", anunciou a família, esta segunda-feira. "O general Colin L. Powell, ex-secretário de Estado dos EUA e presidente da …

Facebook quer criar 10.000 novos empregos na UE nos próximos cinco anos

Projeto que a gigante norte-americana quer criar em solo europeu consiste num metauniverso, um espaço virtual que permite a reunião de pessoas que não estão juntas fisicamente, com recurso a realidade virtual e aumentada. O Facebook …