Urgência de Coimbra sob rutura por falta de médicos

Evolife / Wikimedia

Hospitais da Universidade de Coimbra

A secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos alerta para a rutura nas urgências do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra por falta de médicos.

Vinte médicos especialistas em medicina interna enviaram uma declaração de responsabilidade à Ordem dos Médicos face à escassez das equipas nas urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), avança a TVI24.

A Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Médicos alerta para a situação “incomportável” e “de extrema gravidade” no serviço de urgência dos HUC, que é “um dos maiores do país” e um dos polos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

A situação é consequente das “dificuldades em cumprir a escala de medicina interna”. Para este serviço de urgência, as recomendações técnicas da Ordem “estipulam uma escala diária com um mínimo de cinco especialistas em medicina interna”. No entanto, o matutino destaca que, atualmente, estão apenas três médicos internistas.

“Para piorar a situação, a partir do dia 14 deste mês [de dezembro], numa das épocas mais críticas de afluência ao serviço de urgência, a equipa ficará reduzida para dois médicos internistas”, adianta a nota daquela associação profissional.

Esta carência de recursos humanos terá impacto negativo direto na assistência aos doentes. Carlos Cortes, presidente da SRC da Ordem dos Médicos, realça que “o excesso de trabalho, neste mês em que a afluência ultrapassa em muito a média diária anual, poderá conduzir à exaustão das equipas e à falência assistencial”.

Não está em causa “só a capacidade de atendimento”, mas também “o evidente risco clínico que poderá advir sobre os doentes”, adverte.

Em comunicado enviado à Lusa, o conselho de administração do centro hospitalar refere que o número de especialistas no serviço de urgência tem aumentado, sendo que “a composição atual prevista não é inferior à dos anos anteriores”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.