Universitários dormem na rua em protesto. “É urgente criar mais residências”

Esta segunda-feira, vários estudantes universitários do Porto dormiram na rua, uma iniciativa que pretende alertar para a situação que se vive devido à falta de alojamento.

Estudantes da Universidade do Porto montaram, esta segunda-feira, um acampamento em frente à reitoria, uma ação simbólica que quer alertar para a situação crítica da falta de alojamento.

João Pedro Videira, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), adiantou à Lusa que “o que nós pretendemos é que esta ação sensibilize o Governo, a Câmara Municipal do Porto e as instituições de ensino para este problema que afeta os estudantes do Ensino Superior que, neste momento, ou não encontram casa ou não conseguem suportar os seus custos devido aos preços exorbitantes”.

Atualmente, um estudante que tenha de se deslocar da sua residência para frequentar o Ensino Superior tem “altas probabilidades” de se tornar num estudante desalojado, o que é “inadmissível”, atirou João Pedro Videira, adiantando que existem, neste momento, estudantes a dormir em carros e estações de comboio, situações que lhe foram reportadas por email.

É “incomportável” um aluno pagar mais de 400 euros por um quarto em alguns casos “com condições pouco dignas”, referiu ainda, atribuindo a falta de habitações à especulação imobiliária e ao aumento do turismo.

Aliás, há muitas famílias entre a espada e a parede, que têm de optar entre conseguir ter um membro do seu agregado familiar a frequentar o Ensino Superior ou conseguir pagar as contas dos gastos familiares, uma decisão que não devia ser tomada nestes moldes, sublinhou o presidente da FAP.

Falando em 1300 camas para 23.000 alunos no Porto, o presidente da FAP salientou que isto é “insustentável” e “retira qualquer esperança de um futuro mais digno”.

Assim, é necessário atualizar e duplicar o valor do complemento de alojamento, bem como construir mais residências universitárias para fazer face a este problema, defende. Além disso, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as instituições de ensino e Câmara Municipal do Porto devem-se “sentar à mesa” de forma a encontrar soluções.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …

Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990. A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo …