Universidades e Politécnicos precisam de diferenças mais claras

Tulane Publications / Flickr

-

O Governo quer uma diferenciação clara entre ensino politécnico e ensino universitário, reforçando o cariz científico das universidades, e o de preparação para a vida profissional dos politécnicos, que permita adotar diferentes condições de acesso a estes subsistemas.

A proposta consta do documento do Governo com as orientações estratégicas para a reforma do Ensino Superior a que a Lusa teve acesso.

De acordo com o texto, datado de 1 de Janeiro mas que apenas terá chegado às instituições de Ensino Superior há cerca de duas semanas, há o objetivo declarado de “reforçar a evidência da diferença entre uma licenciatura universitária (focada numa educação com profunda base científica geral e na continuação de estudos) e uma licenciatura politécnica (de base académica orientada para a entrada imediata na vida profissional)”.

“Estas diferenças permitem adotar diferentes condições de acesso aos dois subsistemas”, acrescenta o documento enviado às instituições pela secretária de Estado do Ensino Superior.

O documento refere também que a concretização de uma diferenciação entre licenciatura universitária ou politécnica permite uma diferenciação também ao nível dos mestrados – os universitários focados no “aprofundamento dos conhecimentos académicos especializados e na entrada numa profissão”, e os politécnicos centrados na “especialização dentro de uma profissão que já se supõe assumida”.

Também nos mestrados o documento reforça que se “exigem condições de acesso diferentes a serem verificadas pelas instituições de Ensino Superior”.

Como “princípios gerais da consolidação da rede” do Ensino Superior, o Governo pretende uma clara separação entre cursos politécnicos e universitários, sendo de evitar a existência de formações de “natureza politécnica em escolas universitárias”, assim como o inverso.

É apontada a necessidade de evitar “a criação de escolas politécnicas em universidades, salvo quando a dimensão regional dificulte outra solução”.

Para os novos cursos superiores de curta duração e de especialização profissional, a ministrar pelos politécnicos, pretende-se criar “um ambiente educativo específico dentro das escolas politécnicas”, reforçando os canais de comunicação entre estes institutos, o Ensino Secundário e as empresas.

É ainda definido como orientação estratégica a “demonstração da qualidade da aprendizagem nas licenciaturas (e mestrados integrados), com um projeto-piloto a cargo da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior).

O acompanhamento da reforma será feito por uma comissão que deverá integrar um representante do conselho de reitores, um representante do conselho de politécnicos, um representante da associação de universidades privadas e três da secretaria de Estado do Ensino Superior, a qual deverá indicar quem preside à comissão.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …