Universidade gera polémica por chamar Kung Fu Panda aos caloiros

DR Dreamworks Animation LLC

Kung Fu Panda: A London School of Economics LSE alegou um problema técnico; alguns alunos disseram ter considerado a mensagem preconceituosa.

Kung Fu Panda: A London School of Economics LSE alegou um problema técnico; alguns alunos disseram ter considerado a mensagem preconceituosa.

Um e-mail enviado por engano aos caloiros provocou polémica na London School of Economics, uma das mais conceituadas universidades britânicas.

Cerca de 200 estudantes recém-admitidos na LSE, London School of Economics, em Londres, receberam uma mensagem por e-mail na qual eram chamados de Kung Fu Panda, o urso do filme homónimo.

O e-mail deixou alguns alunos confusos, enquanto outros o consideraram preconceituoso.

Em comunicado, a LSE, onde 25% dos estudantes são de origem asiática, alegou um “problema técnico” no envio do e-mail.

“O e-mail foi enviado a todos os estudantes e não se direccionava a nenhum tipo de aluno específico”, informou o comunicado.

O e-mail confirma que Kung Fu Panda “aceitou uma oferta incondicional de admissão” na LSE.

Erro técnico

A universidade alega que a mensagem foi enviada a 200 estudantes antes de o erro ter sido constatado.

“No início, pensei que se tratava de algum tipo de piada racista, mas depois achei que era algum tipo de teste”, afirmou Christy Pang, estudante de História,  ao jornal da universidade, The Tab.

Outro estudante postou o seguinte comentário na página da LSE dedicada aos caloiros: “Fui o único a ser confundido pela universidade com um certo Panda Tiger Aa-Kung Fu?”

Um outro aluno afirmou que, no início, achou que tinha havido um problema com a sua candidatura: “Mas não consegui imaginar ninguém chamado Sr. Panda Tiger Test Test Aa-Kung Fu, pelo que simplesmente ignorei o e-mail.”

Estereótipo racial?

Um estudante que estava de férias na China disse, no entanto, ter ficado preocupado “com o estereótipo racial flagrante, pelo qual a LSE se recusou a pedir desculpas no e-mail enviado posteriormente”.

Mas outros contam ter ficado decepcionados com a rapidez no pedido de desculpas da universidade.

“É uma pena que o pedido de desculpas tenha vindo tão rapidamente; eles levam-se muito a sério”.

Segundo um porta-voz da LSE, “o email de boas-vindas da LSE enviado aos candidatos escolhidos continha um erro resultante de um problema técnico na codificação da nossa base de dados”.

“Em consequência desse problema, o e-mail não preencheu alguns campos correctamente”, acrescentou.

“Por exemplo, em vez de inserir o nome do candidato, o e-mail incluiu o nome de um teste que era ‘Kung Fu Panda. O uso desse nome-teste foi escolhido por um funcionário que é fã do filme”.

A universidade diz que outros nomes usados para fins de testes incluem Piglet, Paddington, Homer, Bob e Tinkerbell.

Pensando bem, podia saído coisa pior. Sr Leitão ou Sra Sininho, por exemplo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …