Universidade gera polémica por chamar Kung Fu Panda aos caloiros

DR Dreamworks Animation LLC

Kung Fu Panda: A London School of Economics LSE alegou um problema técnico; alguns alunos disseram ter considerado a mensagem preconceituosa.

Kung Fu Panda: A London School of Economics LSE alegou um problema técnico; alguns alunos disseram ter considerado a mensagem preconceituosa.

Um e-mail enviado por engano aos caloiros provocou polémica na London School of Economics, uma das mais conceituadas universidades britânicas.

Cerca de 200 estudantes recém-admitidos na LSE, London School of Economics, em Londres, receberam uma mensagem por e-mail na qual eram chamados de Kung Fu Panda, o urso do filme homónimo.

O e-mail deixou alguns alunos confusos, enquanto outros o consideraram preconceituoso.

Em comunicado, a LSE, onde 25% dos estudantes são de origem asiática, alegou um “problema técnico” no envio do e-mail.

“O e-mail foi enviado a todos os estudantes e não se direccionava a nenhum tipo de aluno específico”, informou o comunicado.

O e-mail confirma que Kung Fu Panda “aceitou uma oferta incondicional de admissão” na LSE.

Erro técnico

A universidade alega que a mensagem foi enviada a 200 estudantes antes de o erro ter sido constatado.

“No início, pensei que se tratava de algum tipo de piada racista, mas depois achei que era algum tipo de teste”, afirmou Christy Pang, estudante de História,  ao jornal da universidade, The Tab.

Outro estudante postou o seguinte comentário na página da LSE dedicada aos caloiros: “Fui o único a ser confundido pela universidade com um certo Panda Tiger Aa-Kung Fu?”

Um outro aluno afirmou que, no início, achou que tinha havido um problema com a sua candidatura: “Mas não consegui imaginar ninguém chamado Sr. Panda Tiger Test Test Aa-Kung Fu, pelo que simplesmente ignorei o e-mail.”

Estereótipo racial?

Um estudante que estava de férias na China disse, no entanto, ter ficado preocupado “com o estereótipo racial flagrante, pelo qual a LSE se recusou a pedir desculpas no e-mail enviado posteriormente”.

Mas outros contam ter ficado decepcionados com a rapidez no pedido de desculpas da universidade.

“É uma pena que o pedido de desculpas tenha vindo tão rapidamente; eles levam-se muito a sério”.

Segundo um porta-voz da LSE, “o email de boas-vindas da LSE enviado aos candidatos escolhidos continha um erro resultante de um problema técnico na codificação da nossa base de dados”.

“Em consequência desse problema, o e-mail não preencheu alguns campos correctamente”, acrescentou.

“Por exemplo, em vez de inserir o nome do candidato, o e-mail incluiu o nome de um teste que era ‘Kung Fu Panda. O uso desse nome-teste foi escolhido por um funcionário que é fã do filme”.

A universidade diz que outros nomes usados para fins de testes incluem Piglet, Paddington, Homer, Bob e Tinkerbell.

Pensando bem, podia saído coisa pior. Sr Leitão ou Sra Sininho, por exemplo.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.