Universidade gera polémica por chamar Kung Fu Panda aos caloiros

DR Dreamworks Animation LLC

Kung Fu Panda: A London School of Economics LSE alegou um problema técnico; alguns alunos disseram ter considerado a mensagem preconceituosa.

Kung Fu Panda: A London School of Economics LSE alegou um problema técnico; alguns alunos disseram ter considerado a mensagem preconceituosa.

Um e-mail enviado por engano aos caloiros provocou polémica na London School of Economics, uma das mais conceituadas universidades britânicas.

Cerca de 200 estudantes recém-admitidos na LSE, London School of Economics, em Londres, receberam uma mensagem por e-mail na qual eram chamados de Kung Fu Panda, o urso do filme homónimo.

O e-mail deixou alguns alunos confusos, enquanto outros o consideraram preconceituoso.

Em comunicado, a LSE, onde 25% dos estudantes são de origem asiática, alegou um “problema técnico” no envio do e-mail.

“O e-mail foi enviado a todos os estudantes e não se direccionava a nenhum tipo de aluno específico”, informou o comunicado.

O e-mail confirma que Kung Fu Panda “aceitou uma oferta incondicional de admissão” na LSE.

Erro técnico

A universidade alega que a mensagem foi enviada a 200 estudantes antes de o erro ter sido constatado.

“No início, pensei que se tratava de algum tipo de piada racista, mas depois achei que era algum tipo de teste”, afirmou Christy Pang, estudante de História,  ao jornal da universidade, The Tab.

Outro estudante postou o seguinte comentário na página da LSE dedicada aos caloiros: “Fui o único a ser confundido pela universidade com um certo Panda Tiger Aa-Kung Fu?”

Um outro aluno afirmou que, no início, achou que tinha havido um problema com a sua candidatura: “Mas não consegui imaginar ninguém chamado Sr. Panda Tiger Test Test Aa-Kung Fu, pelo que simplesmente ignorei o e-mail.”

Estereótipo racial?

Um estudante que estava de férias na China disse, no entanto, ter ficado preocupado “com o estereótipo racial flagrante, pelo qual a LSE se recusou a pedir desculpas no e-mail enviado posteriormente”.

Mas outros contam ter ficado decepcionados com a rapidez no pedido de desculpas da universidade.

“É uma pena que o pedido de desculpas tenha vindo tão rapidamente; eles levam-se muito a sério”.

Segundo um porta-voz da LSE, “o email de boas-vindas da LSE enviado aos candidatos escolhidos continha um erro resultante de um problema técnico na codificação da nossa base de dados”.

“Em consequência desse problema, o e-mail não preencheu alguns campos correctamente”, acrescentou.

“Por exemplo, em vez de inserir o nome do candidato, o e-mail incluiu o nome de um teste que era ‘Kung Fu Panda. O uso desse nome-teste foi escolhido por um funcionário que é fã do filme”.

A universidade diz que outros nomes usados para fins de testes incluem Piglet, Paddington, Homer, Bob e Tinkerbell.

Pensando bem, podia saído coisa pior. Sr Leitão ou Sra Sininho, por exemplo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …