Universidade de Évora disponibiliza bicicletas gratuitas a alunos, professores e funcionários

A partir desta quinta-feira, alunos, professores e funcionários da Universidade de Évora vão poder deslocar-se em bicicletas disponibilizadas de forma gratuita pela instituição de ensino.

No âmbito do U-Bike Portugal, a Universidade de Évora vai ceder a alunos, professores e funcionários um total de 500 bicicletas – 300 convencionais e 200 elétricas – através de um regime gratuito e de longa-duração.

O total de bicicletas, adiantou à agência Lusa fonte da instituição, só vai ser completamente disponibilizado “no início do próximo ano letivo”, mas, já a partir desta quinta-feira, arranca a fase piloto do projeto.

No período experimental da fase piloto, a comunidade académica vai ter à sua disposição “cerca de 25 bicicletas“, para que o projeto seja monitorizado e possam ser corrigidas eventuais falhas.

De acordo com o Ministério do Ambiente, a iniciativa U-Bike pretende “promover a mobilidade suave, com enfoque no uso da bicicleta, em especial a elétrica”. O projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

Também a Universidade de Évora assumiu a intenção de promover a “mobilidade suave” no seio da comunidade académica. “Numa cidade Património Mundial da UNESCO”, como é o caso de Évora, “a adoção da mobilidade suave contribuirá para amenizar impactos, através da redução da circulação de veículos motorizados“, referiu a instituição.

“Para nós é importante que avance em Évora, pelas preocupações de sustentabilidade e mobilidade”, disse a Renascença Ana Costa Freitas, reitora da universidade. A Universidade de Évora é uma das 15 instituições de ensino superior que concorreram ao Projecto U-Bike.

Espera-se que estas bicicletas “contribuam significativamente para poupar energia, reduzir as emissões de CO2 e estimulem hábitos de vida mais sustentáveis e saudáveis“.

Esta quinta-feira, o lançamento do programa na Universidade de Évora inclui uma visita guiada de bicicleta pela cidade, a cargo do Núcleo de Alunos de História e Arqueologia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …