Uma volta ao mundo dos Descobrimentos em bicicleta

pelomundofora/Facebook

-

O militar Hernâni Cardoso, de 54 anos, prepara-se para dar a volta ao mundo de bicicleta, numa viagem de vários anos pelos “Descobrimentos portugueses e pelas tradições e comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo”.

Perto da reforma, o militar criou a oportunidade de realizar um “sonho de infância”, no projeto “Alma Lusa”.

“Somos um povo que para, estudar a sua história, tem que andar pelo mundo, porque a nossa história faz-se no mundo, não se faz só no país”, contou Hernâni Cardoso à Lusa.

“Eu tinha a ideia de dar a volta ao mundo, só que dar a volta ao mundo por dar, sem nenhum objetivo, a não ser a volta em si, seria pobre”, salientou.

Esta não é a primeira viagem de Hernâni, que revelou que a bicicleta é o seu “transporte do dia-a-dia”.

Em 2009 viajou de bicicleta da Áustria até à Bulgária e fez também o Caminho de Santiago e outras viagens por Portugal.

“Fiz várias viagens, mas nunca se proporcionou uma viagem com mais de quarenta dias, por causa do trabalho. Como agora estou ‘na reserva’ e tenho o tempo todo para viajar, pensei juntar o útil ao agradável”, explicou.

A este motivo acresce ainda o facto de, este ano, se comemorarem os 400 anos da primeira publicação do livro “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, razão pela qual “surgiu a ideia de passar por pontos onde existam monumentos ou tradições de origem portuguesa”.

De acordo com Hernâni Cardoso, a viagem começou a ser delineada há cerca de dois anos.

“Quando comecei a preparar [a viagem] o sentido seria para oeste, ou seja, sair de Portugal de avião para a Argentina e daí partir em direção ao ocidente”, explicou o militar.

Porém, o sentido mudou. Membro de uma rede mundial de apoio a cicloturistas, a Warmshower, Hernâni hospedou, em 2012, um cicloturista chinês.

A Warmshower dá, como o nome indica, “a possibilidade ao cicloturista de tomar um banho quente, fazer uma refeição, lavar a roupa, montar a tenda ou até dormir”, usufruindo da hospitalidade de quem recebe.

“A bicicleta dele foi roubada em Sines e para ele acabar a viagem eu emprestei-lhe a minha. Quando a bicicleta dele apareceu ele já estava na China, então decidimos que eu iria pedalar na bicicleta dele até à China”, contou Hernâni.

Por esse motivo, optou por dar um novo rumo à sua viagem e partir de Portugal em direção àquele país do Oriente: “Entrego-lhe a bicicleta, tenho lá outra e continuo a minha viagem”.

 

pelomundofora/Facebook

O percurso de Hernâni Cardoso

Alma Lusa: O percurso de Hernâni Cardoso

Segundo Hernâni Cardoso, antes da saída de Portugal está prevista uma incursão pelos Açores, na ilha Terceira, “onde viveram os Corte Real, que descobriram a Terra Nova e a Gronelândia”, e à Madeira, na ilha de Porto Santo, “onde viveu Cristóvão Colombo”.

A aventura, que tem início a 20 de maio, no Castelo de Guimarães, durará cerca de oito anos.

“Poderá ser mais ou menos, tudo depende. Poderei chegar a um sítio onde planeei estar um mês e não me sentir bem e noutro sítio, onde eventualmente não pensava parar e me sentir bem, poderei ficar um dois meses, o que o visto na altura permitir”, explicou o militar.

Os interessados poderão acompanhar esta viagem através da página na Internet de Hernâni Cardoso ou através da revista “Debater História”.

Na bagagem leva o básico: uma tenda, um saco-cama, equipamentos de cozinha e roupa, para além de pequenas peças suplentes para a bicicleta.

Sem grandes planos para alojamento, Hernâni sublinhou que a ideia é misturar-se “o mais possível com a população local”. Contará com alguns apoios apenas no que respeita ao equipamento e todo o dinheiro que conseguir angariar será doado a uma associação portuguesa que treina e oferece cães-guia a invisuais.

“Digamos que é uma ação nobre, treinar e dar cães guias a invisuais, pessoas que nunca vão ter a oportunidade de ver aquilo que eu vou ver durante a minha viagem”, conclui.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …