/

Uma volta ao mundo dos Descobrimentos em bicicleta

1

pelomundofora/Facebook

-

O militar Hernâni Cardoso, de 54 anos, prepara-se para dar a volta ao mundo de bicicleta, numa viagem de vários anos pelos “Descobrimentos portugueses e pelas tradições e comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo”.

Perto da reforma, o militar criou a oportunidade de realizar um “sonho de infância”, no projeto “Alma Lusa”.

“Somos um povo que para, estudar a sua história, tem que andar pelo mundo, porque a nossa história faz-se no mundo, não se faz só no país”, contou Hernâni Cardoso à Lusa.

“Eu tinha a ideia de dar a volta ao mundo, só que dar a volta ao mundo por dar, sem nenhum objetivo, a não ser a volta em si, seria pobre”, salientou.

Esta não é a primeira viagem de Hernâni, que revelou que a bicicleta é o seu “transporte do dia-a-dia”.

Em 2009 viajou de bicicleta da Áustria até à Bulgária e fez também o Caminho de Santiago e outras viagens por Portugal.

“Fiz várias viagens, mas nunca se proporcionou uma viagem com mais de quarenta dias, por causa do trabalho. Como agora estou ‘na reserva’ e tenho o tempo todo para viajar, pensei juntar o útil ao agradável”, explicou.

A este motivo acresce ainda o facto de, este ano, se comemorarem os 400 anos da primeira publicação do livro “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, razão pela qual “surgiu a ideia de passar por pontos onde existam monumentos ou tradições de origem portuguesa”.

De acordo com Hernâni Cardoso, a viagem começou a ser delineada há cerca de dois anos.

“Quando comecei a preparar [a viagem] o sentido seria para oeste, ou seja, sair de Portugal de avião para a Argentina e daí partir em direção ao ocidente”, explicou o militar.

Porém, o sentido mudou. Membro de uma rede mundial de apoio a cicloturistas, a Warmshower, Hernâni hospedou, em 2012, um cicloturista chinês.

A Warmshower dá, como o nome indica, “a possibilidade ao cicloturista de tomar um banho quente, fazer uma refeição, lavar a roupa, montar a tenda ou até dormir”, usufruindo da hospitalidade de quem recebe.

“A bicicleta dele foi roubada em Sines e para ele acabar a viagem eu emprestei-lhe a minha. Quando a bicicleta dele apareceu ele já estava na China, então decidimos que eu iria pedalar na bicicleta dele até à China”, contou Hernâni.

Por esse motivo, optou por dar um novo rumo à sua viagem e partir de Portugal em direção àquele país do Oriente: “Entrego-lhe a bicicleta, tenho lá outra e continuo a minha viagem”.

 

pelomundofora/Facebook

O percurso de Hernâni Cardoso

Alma Lusa: O percurso de Hernâni Cardoso

Segundo Hernâni Cardoso, antes da saída de Portugal está prevista uma incursão pelos Açores, na ilha Terceira, “onde viveram os Corte Real, que descobriram a Terra Nova e a Gronelândia”, e à Madeira, na ilha de Porto Santo, “onde viveu Cristóvão Colombo”.

A aventura, que tem início a 20 de maio, no Castelo de Guimarães, durará cerca de oito anos.

“Poderá ser mais ou menos, tudo depende. Poderei chegar a um sítio onde planeei estar um mês e não me sentir bem e noutro sítio, onde eventualmente não pensava parar e me sentir bem, poderei ficar um dois meses, o que o visto na altura permitir”, explicou o militar.

Os interessados poderão acompanhar esta viagem através da página na Internet de Hernâni Cardoso ou através da revista “Debater História”.

Na bagagem leva o básico: uma tenda, um saco-cama, equipamentos de cozinha e roupa, para além de pequenas peças suplentes para a bicicleta.

Sem grandes planos para alojamento, Hernâni sublinhou que a ideia é misturar-se “o mais possível com a população local”. Contará com alguns apoios apenas no que respeita ao equipamento e todo o dinheiro que conseguir angariar será doado a uma associação portuguesa que treina e oferece cães-guia a invisuais.

“Digamos que é uma ação nobre, treinar e dar cães guias a invisuais, pessoas que nunca vão ter a oportunidade de ver aquilo que eu vou ver durante a minha viagem”, conclui.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.