Uma misteriosa doença está a matar os corais

Alguns recifes de coral perto da Ilha do Natal passaram, em apenas cinco anos, de ecossistemas vibrantes a cemitérios, devido a uma síndrome misteriosa sobre a qual os cientistas não sabem quase nada.

A doença, que os cientistas chamam de “síndrome branca“, mata o tecido do coral e deixa para trás um esqueleto branco de carbonato de cálcio – diferente do branqueamento do coral, que também torna o coral branco, mas não mata diretamente o organismo.

Devido a uma razão desconhecida, a síndrome branca afeta apenas o género Acropora – corais que formam a espinha dorsal de muitos recifes nos oceanos Índico e Pacífico, e uma espécie muito abundante.

Ainda não se sabe como é que a doença se espalha e infeta os corais, e o termo “síndrome branca” é usado para abranger de forma geral um sem-número de causas que provocam este efeito. Os cientistas têm ligado a síndrome branca a elementos como micróbios patogénicos, vermes parasitas e o aumento das temperaturas oceânicas, refere uma reportagem na revista Hakai.

Os cientistas identificaram a síndrome branca pela primeira vez na Grande Barreira de Coral, em 1998. Desde então, tem aparecido um pouco por todo o lado, desde o Mar Vermelho às Caraíbas.

A Smithsonian refere que o surto na Ilha do Natal marca a primeira vez que a síndrome branca foi identificada no Oceano Índico, e uma análise recente deste surto, publicada em julho na PLoS ONE, demonstra uma propagação rápida e letal entre 2008 e 2013. Em alguns recifes à volta da ilha, a doença já matou 96% dos corais.

As mudanças climáticas e a acidificação dos oceanos representam, na realidade, uma ameaça maior do que a síndrome branca para os corais, mas isto não torna menos perigosa a enigmática doença que afeta os recifes, tão belos quanto frágeis.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …