Uma em cada quatro pessoas já traiu o parceiro

MyDearValentine / Flickr

-

Um estudo da Universidade do Minho (UMinho), que envolveu cerca de 500 pessoas, concluiu que uma em cada quatro pessoas casadas já “traiu” o parceiro e que os homens são quem mais o faz, embora 95% dos entrevistados condenem relações extraconjugais.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a UMinho adiantou ainda que cerca de metade dos participantes já tinha sido traída “pelo menos uma vez” em relações anteriores.

No estudo revelado, “Infidelidade: A sua influência no desejo sexual, na qualidade do relacionamento e na atratividade”, a investigadora Joana Arantes, concluiu ainda que quem já teve “pelo menos” um caso extraconjugal considera que a “qualidade” do atual relacionamento “é mais baixa” e atribuiu “maior importância” a fatores como a atratividade física.

“Apesar da quase totalidade das pessoas condenar a infidelidade, 26% já traiu o companheiro pelo menos uma vez”, explica o referido comunicado.

No entanto, sublinha Joana Arantes, “existe uma grande disparidade, uma inconsistência, entre o que as pessoas pensam acerca da infidelidade e o que realmente fazem“.

joana.arantes.31 / Facebook

A investigadora Joana Arantes

A investigadora Joana Arantes

Isto porque, “mais de 95% das pessoas entrevistadas não concordaram com a existência de relacionamentos extraconjugais“, aponta o texto.

“Esta perceção é partilhada pela grande maioria, mas nem sempre tem reflexo nos comportamentos adotados. Os resultados mostram que um em cada quatro já traiu, apesar de se condenar este tipo de ação”, reforça a coordenadora do Grupo de Investigação em Psicologia Evolutiva da UMinho.

Segundo aquele estudo “os homens (39%) tendem a trair mais do que as mulheres (20%) e cerca de metade dos participantes já tinha sido traída pelo menos uma vez em relações anteriores”.

Joana Arantes tentou ainda compreender de que forma a traição pode afetar relações futuras concluindo que “as pessoas que já tinham tido pelo menos um caso extraconjugal consideraram que a qualidade do relacionamento atual é mais baixa, atribuíram uma maior importância à atratividade física do parceiro e sentiram mais desejo sexual quando comparadas com aquelas que referiram nunca terem sido infiéis“.

A investigadora concluiu ainda que “normalmente, os homens reportam, por um lado, níveis mais baixos de qualidade de relacionamento e, por outro lado, níveis mais elevados no que diz respeito à infidelidade, ao desejo sexual e à importância atribuída à atratividade física do parceiro”.

Joana Arantes, de 32 anos, é licenciada em Psicologia e doutoramento em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas na UMinho e professora convidada da Escola de Psicologia da academia minhota sendo bolseira de pós-doutoramento, investigadora auxiliar da Universidade de Canterbury (Nova Zelândia) e membro de várias associações, como a Associação Portuguesa de Psicologia Experimental e a Associação Neozelandesa de Análise do Comportamento.

A investigadora fundou há dois anos o Grupo de Investigação em Psicologia Evolutiva da UMinho, que visa analisar os relacionamentos amorosos e a atração interpessoal de acordo com uma perspetiva evolutiva.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quer-me parecer que, pela forma como a notícia é transmitida, existe a tentativa de impressionar o leitor.
    Que tal considerar que “74% dos inquiridos diz nunca ter traído o respectivo companheiro”?
    Só para lançar a discussão de um outro ponto de vista.

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …