Aldeia Viking? Descoberta uma das maiores casas compridas já encontradas na Escandinávia

Arqueólogos descobriram na Noruega vestígios de várias casas compridas nórdicas, incluindo uma das maiores já encontradas até hoje na Escandinávia.

As chamadas casas compridas (longhouses em Inglês) eram grandes salões que eram usados como habitações comunitárias nas terras nórdicas durante a Era Viking.

De acordo com o site Live Science, a investigação em Gjellestad, no sul da Noruega, revelou vestígios de pelo menos cinco casas compridas, a cerca de 500 metros do local onde, em 2018, também foram descobertos restos de um navio Viking.

“Descobrimos vários edifícios, sendo que todos eram típicas casas compridas da Idade do Ferro, a norte do navio Gjellestad. A descoberta mais impressionante é uma casa comprida de 60 metros de comprimento e 15 metros de largura, o que a torna uma das maiores já encontradas na Escandinávia”, assinalou, em comunicado, o arqueólogo Lars Gustavsen, do Instituto Norueguês de Pesquisa do Património Cultural (NIKU).

“Não sabemos a idade das casas, nem a função que tinham. As escavações arqueológicas e a datação vão ajudar-nos a encontrar essas respostas”, disse também a arqueóloga Sigrid Mannsåker Gundersen.

Em declarações ao mesmo site, Gustavsen disse acreditar que o edifício maior não foi habitado, mas que serviu sim como um salão cerimonial.

“A interpretação mais plausível desta casa é que tenha sido um salão usado para fins religiosos, sociais ou políticos, e não para ocupação humana ou animal”, explicou.

Na mesma nota, Gustavsen conclui que “encontrar estas casas compridas confirma que Gjellestad era um lugar central no final da Idade do Ferro”.

“A nossa esperança é que nos próximos anos possamos entender muito melhor a relação entre o navio, os edifícios e o aparecimento de lugares centrais como este.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.