Só resta um sobrevivente do Euro 2004

Friedemann Vogel / EPA

Cristiano Ronaldo é o único sobrevivente da seleção nacional que disputou o Euro 2004. Na altura, João Félix, por exemplo, tinha apenas quatro anos de idade.

Nos 23 convocados de Portugal que irão disputar a fase final da Liga das Nações, Cristiano Ronaldo é o único repetente e vai ter ao seu lado jogadores que, dificilmente, terão recordações do que se passou no país há 15 anos, na altura do Euro 2004.

João Félix, por exemplo, que esta época chamou a atenção no Benfica, é exemplo disso, assim como Rúben Neves, Gonçalo Guedes, Diogo Jota e Rúben Dias.

Segundo o Tribuna Expresso, a 12 de junho de 2004, quando Ronaldo foi lançado no arranque da segunda parte do Portugal-Grécia (1-2), jogo que assinalou o início do Europeu e em que acabou por marcar o único golo da seleção nacional, Félix estava a cinco meses de festejar o seu quinto aniversário.

Na altura, Ronaldo tinha o estatuto de “benjamim”, uma vez que, com os seus 19 anos, era muito mais novo do que Fernando Couto (34), Rui Costa (32), Rui Jorge (31), Figo (31) e Pauleta (31).

Mas se no Euro 2004 Félix estava apenas no início da sua infância, a verdade é que não era o único. Rúben Neves, Gonçalo Guedes, Diogo Jota e Rúben Dias, com apenas sete anos, viram Portugal sofrer nova derrota com a Grécia, na final da competição (1-0), no Estádio da Luz, em Lisboa.

Já com um pé na adolescência estavam João Cancelo, Raphael Guerreiro, José Sá, Bernardo Silva, Danilo, William, Rafa, Bruno Fernandes e Nelson Semedo.

Cristiano Ronaldo é agora o veterano da equipa das quinas. No entanto, outros já tinham começado a sua carreira profissional há 15 anos, embora ainda longe de chegar ao estatuto de internacional.

O Tribuna dá o exemplo de Pepe, que estava a iniciar a sua primeira temporada no plantel principal do FC Porto. Além do defesa, José Fonte preparava-se para a sua primeira época de profissional no Felgueiras e o guarda-redes Beto estava de malas feitas para Chaves, por empréstimo do Sporting.

João Moutinho ia começar a sua primeira época no Sporting. No mesmo clube estava já Rui Patrício, mas na fase final da sua formação.

Em 2004, dos 23 jogadores convocados, apenas sete atuavam fora de Portugal, com o FC Porto e Benfica a dominarem a convocatória, com seis jogadores cada. Agora, 15 anos depois, são os “estrangeiros” que lideram a seleção portuguesa, com 15 presenças. O Benfica é o clube nacional mais representado, com quatro jogadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Comigo, não acontecerá." Ferro Rodrigues decide que castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega é a 5.ª força política, CDS tomba e já só está à frente do Livre

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do coronavírus, a epidemia oriunda da China que já matou pelo …

"Só por cima do meu veto." Autarcas bloqueiam Montijo, Costa avisa que não há plano B

Rui Garcia e Joaquim Santos, autarcas da Moita e do Seixal, são os principais rostos do bloqueio do aeroporto do Montijo. António Costa está "perplexo" com a decisão do PSD e alerta que começar do …

Excedente do Estado encolhe para 1.287 milhões de euros em janeiro

Os dados foram revelados, esta quinta-feira, pelo Ministério das Finanças e representam "menos 238,5 milhões de euros face ao período homólogo". As administrações públicas registaram um excedente de 1.287,5 milhões de euros em janeiro valor que …

Há 74 mil anos, a Humanidade sobreviveu à super erupção que provocou um “inverno vulcânico”

Há 74 mil anos, uma super-erupção vulcânica provocou um “inverno vulcânico” que durou uma década, resultando num evento de arrefecimento de milénios em todo o planeta que destruiu espécies de humanos e mamíferos primitivos. Pelo …

Houve "zero negociação" com o PSD. Nomes de Vitalino Canas e Correia Campos estão por um fio

Os nomes de representantes da Assembleia da República para órgãos externos são propostos pela maior força política - o PS -, mas só são aprovados se houver um amplo consenso entre o PS e o …

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …