Só resta um sobrevivente do Euro 2004

Friedemann Vogel / EPA

Cristiano Ronaldo é o único sobrevivente da seleção nacional que disputou o Euro 2004. Na altura, João Félix, por exemplo, tinha apenas quatro anos de idade.

Nos 23 convocados de Portugal que irão disputar a fase final da Liga das Nações, Cristiano Ronaldo é o único repetente e vai ter ao seu lado jogadores que, dificilmente, terão recordações do que se passou no país há 15 anos, na altura do Euro 2004.

João Félix, por exemplo, que esta época chamou a atenção no Benfica, é exemplo disso, assim como Rúben Neves, Gonçalo Guedes, Diogo Jota e Rúben Dias.

Segundo o Tribuna Expresso, a 12 de junho de 2004, quando Ronaldo foi lançado no arranque da segunda parte do Portugal-Grécia (1-2), jogo que assinalou o início do Europeu e em que acabou por marcar o único golo da seleção nacional, Félix estava a cinco meses de festejar o seu quinto aniversário.

Na altura, Ronaldo tinha o estatuto de “benjamim”, uma vez que, com os seus 19 anos, era muito mais novo do que Fernando Couto (34), Rui Costa (32), Rui Jorge (31), Figo (31) e Pauleta (31).

Mas se no Euro 2004 Félix estava apenas no início da sua infância, a verdade é que não era o único. Rúben Neves, Gonçalo Guedes, Diogo Jota e Rúben Dias, com apenas sete anos, viram Portugal sofrer nova derrota com a Grécia, na final da competição (1-0), no Estádio da Luz, em Lisboa.

Já com um pé na adolescência estavam João Cancelo, Raphael Guerreiro, José Sá, Bernardo Silva, Danilo, William, Rafa, Bruno Fernandes e Nelson Semedo.

Cristiano Ronaldo é agora o veterano da equipa das quinas. No entanto, outros já tinham começado a sua carreira profissional há 15 anos, embora ainda longe de chegar ao estatuto de internacional.

O Tribuna dá o exemplo de Pepe, que estava a iniciar a sua primeira temporada no plantel principal do FC Porto. Além do defesa, José Fonte preparava-se para a sua primeira época de profissional no Felgueiras e o guarda-redes Beto estava de malas feitas para Chaves, por empréstimo do Sporting.

João Moutinho ia começar a sua primeira época no Sporting. No mesmo clube estava já Rui Patrício, mas na fase final da sua formação.

Em 2004, dos 23 jogadores convocados, apenas sete atuavam fora de Portugal, com o FC Porto e Benfica a dominarem a convocatória, com seis jogadores cada. Agora, 15 anos depois, são os “estrangeiros” que lideram a seleção portuguesa, com 15 presenças. O Benfica é o clube nacional mais representado, com quatro jogadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …

Mais 16 mortes e 2.535 novos casos. País vive "momento grande preocupação"

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim hoje …

"Falso histórico". Depois do Ambiente, Cultura chumba palácio de Berardo na Arrábida

Depois do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) chumbou as obras ilegais levadas a cabo pela Bacalhôa Vinhos de Portugal, empresa de Joe Berardo. Há cerca …