Um quarto da população com mais de 70 anos ainda não recebeu terceira dose. Vacinação das crianças com 48 mil pedidos

De acordo com as contas do jornal Público, existem atualmente 410 mil portugueses com 70 ou mais anos que ainda não receberam a dose de reforço contra a covid-19.

Poucas horas depois de a Direção Geral da Saúde ter avançado que os indivíduos com mais de 50 anos também poderão receber as doses de reforço da vacina contra a covid-19, surgem relatos de que um em cada quatro portugueses com mais de 70 anos — um dos grupos etários mais suscetíveis a contrair uma forma grave da doença — ainda não estão vacinados.

O número é avançado pelo jornal Público, que extrapolou a informação a partir das estimativas divulgadas por António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto da Saúde, que na terça-feira afirmou que mais de 80% dos indivíduos com idade superior a 80 anos já estão vacinados, ao passo que, no grupo dos de 70 a 79 anos, o número é de 73%. Como tal, é possível avançar que existem cerca de 410 mil portugueses com 70 ou mais anos que ainda não receberam a dose de reforço contra a covid-19.

No mesmo dia em que as declarações foram feitas, e de acordo com os dados do relatório de vacinação da Direção Geral da Saúde, tinham sido vacinadas 555.994 pessoas com mais de 80 anos até ao dia 13 de dezembro. Em falta estavam 139 mil indivíduos. No que concerne à faixa etária entre os 70 e os 79 anos, receberam a dose de reforço 734.545 pessoas, faltando 272 mil pessoas. Feitas a soma, existem mais de 410 mil pessoas sem as doses de reforço — num grupo total que deverá rondar 1,7 milhões.

Já foram feitos 48 mil agendamentos para vacinação das crianças

Num outro grupo etário, o das crianças, a Direção Geral da Saúde anunciou ontem que, até às 19h30, tinham sido efetuados 48 mil pedidos de agendamento para o próximo fim de semana. Ainda de acordo com o jornal Público, ao longo do dia de quarta-feira terão sido feitos 18 mil pedidos, uma vez que na terça-feira, ainda segundo dados oficiais, o dia tinha fechado com 30 mil marcações.

A mesma fonte avança que este número corresponde a 16% do universo total, sendo preciso considerar que o agendamento para as crianças com 9 anos foi disponibilizado apenas na manhã de ontem — anteriormente apenas se poderiam inscrever crianças maiores com dez e 11 anos.

Os agendamentos deverão ser disponibilizados de forma progressiva nas próximas semanas, até achegarem aos cinco anos — o mínimo de idade permitida para vacinação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.