Um verdadeiro mundo aquático. A Terra já foi uma rocha espacial cheia de água

A superfície total da água na Terra sempre foi considerada constante. No entanto, de acordo com uma nova análise das características do manto, o nosso planeta já foi ocupado por um vasto oceano, com muito poucas ou nenhuma massa de terra. 

Mas para onde foi a água? O cientista planetário Junjie Dong, da Universidade de Harvard, defende que os minerais nas profundezas do manto foram os responsáveis por, lentamente, terem “bebido” os oceanos da Terra antiga para deixar o nível de água que temos hoje.

“Calculamos a capacidade de armazenamento de água no manto sólido da Terra em função da temperatura do manto”, escreveram os investigadores no artigo. “Descobrimos que a capacidade de armazenamento de água num manto inicial quente pode ter sido menor do que a quantidade de água que o manto da Terra atualmente contém.”



Segundo o Science Alert, os cientistas acreditam que uma grande quantidade de água seja armazenada na forma de compostos do grupo hidroxila – compostos de átomos de oxigénio e hidrogénio. A água é armazenada em duas formas de alta pressão do mineral vulcânico olivina: wadsleyite hidratada e ringwoodita.

As amostras de wadsleyite no subsolo podem conter cerca de 3% de H2O; ringwoodite em torno de 1%.

Os resultados deste estudo revelaram que os dois minerais apresentam menores capacidades de armazenamento a altas temperaturas. Quando a Terra se formou, há 4,54 mil milhões de anos, era muito mais quente internamente do que é hoje, o que significa que o armazenamento de água no manto é maior agora do que antes.

Além disso, à medida que mais minerais de olivina se cristalizam do magma da Terra, a capacidade de armazenamento de água do manto também aumenta. Mesmo que a equipa tivesse sido conservadora nos seus cálculos, a diferença na capacidade de armazenamento de água seria significativa.

“A capacidade de armazenamento de água bruta do manto sólido da Terra foi significativamente afetada pelo arrefecimento secular devido às capacidades de armazenamento dependentes da temperatura dos seus minerais constituintes”, escreveram os cientistas, no artigo científico publicado dia 9 de março na AGU Advances.

Se, atualmente, a água armazenada no manto é maior do que a sua capacidade de armazenamento no período Arqueano, entre 2,5 e 4 mil milhões de anos atrás, é possível que o mundo tenha estado inundado e os continentes imersos.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bastonária dos Enfermeiros apela ao aproveitamento de recém-licenciados para vacinação

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, salientou esta terça-feira a importância de serem aproveitados ao máximo os profissionais recém-licenciados que estão a entrar no mercado para aumentar o ritmo de vacinação …

Portugal vs França Em Direto. Onze provável da seleção com Renato e Moutinho de início

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Críticas de Merkel sobre entradas em Portugal são "difíceis de entender", diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera "difíceis de entender" as críticas da chanceler alemã Angela Merkel sobre a entrada de ingleses em Portugal. Na terça-feira, Merkel criticou a falta de regras na União …

Governo britânico descarta referendo à independência da Escócia antes de 2024

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, não vai autorizar um novo referendo à independência da Escócia antes das próximas eleições gerais, previstas para 2024, afirmou esta quarta-feira o ministro de Estado britânico, Michael Gove. Em entrevista ao …

PSD quer revogar regime de libertação de reclusos após fim da vacinação nas prisões

O PSD entregou esta quarta-feira um projeto-lei que pretende revogar, a partir de 1 de julho, o regime excecional de libertação de presos, associado a uma resolução para que todos os reclusos sejam vacinados até …

Reforma eleitoral promovida por Joe Biden travada no Senado dos EUA

A reforma eleitoral promovida pelo presidente norte-americano Joe Biden, considerada a maior das últimas décadas, foi travada no Senado dos Estados Unidos pela oposição do partido republicano. Em votação na câmara alta do Congresso na tarde …

PJ detém cinco pessoas acusadas de raptarem criança de 13 anos para a obrigar a casar

A Polícia Judiciária deteve, na terça-feira de madrugada, três homens e duas mulheres suspeitos de terem raptado uma criança de 13 anos para a obrigar a casar com um rapaz da mesma idade. Os cinco detidos …

Ana Paula Vitorino já tem luz verde para liderar AMT

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) aprovou a escolha da ex-ministra do Mar e atual deputada Ana Paula Vitorino para a presidência da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), …

"Pensão na Hora". Dez mil portugueses pediram reforma aprovada em 24 horas

A Segurança Social já recebeu dez mil pedidos de reforma através do "Pensão na Hora", mas só 14% foram deferidos automaticamente 24 horas depois. A ferramenta digital "Pensão na Hora" está disponível há cerca de quatro …

Depois da nega de Costa, associações da Cultura foram recebidas por Marcelo

O Presidente da República reuniu-se, esta terça-feira, com representantes das associações e promotores de espetáculos, que expressaram as dificuldades que o setor atravessa, como a obrigatoriedade de testagem para a realização de eventos. "Estivemos em Belém …