Um jogo por jornada na TV em sinal aberto

Diogo Pinto / FPF

foto: Diogo Pinto / FPF

O Governo anunciou hoje que uma televisão em sinal aberto vai transmitir um jogo por jornada da I Liga 2014-2015, envolvendo uma das cinco equipas melhor classificadas, por se tratar de um evento de interesse público.

A decisão, assinada pelo Ministro Adjunto Poiares Maduro, foi hoje publicada em Diário da República, na lista de eventos de interesse generalizado que têm de ser emitidos por televisões generalistas de sinal aberto, ou seja, RTP, SIC ou TVI.

No ano passado, o ministro Miguel Relvas, que na altura tutelava o setor, decidiu retirar os jogos da I Liga da lista de eventos que têm de ser transmitidos em sinal aberto, alegando que esses canais não podiam negociar os direitos de transmissão com a detentora dos jogos, a Controlinveste.

Este ano, o Governo considerou que os detentores dos direitos exclusivos terão de assegurar, até um mês antes do início do campeonato nacional de futebol da I Liga 2014-2015, “que é efetivamente facultado o acesso aos respetivos direitos, em termos não discriminatórios e nas condições do mercado de um jogo em cada jornada equitativamente repartidos entre cada uma das cinco equipas [melhor classificadas] e em número igual de jogos em casa e jogos fora”.

Além dos jogos do Benfica, do Sporting e do FC Porto, o canal que assegurar a transmissão de um jogo por jornada terá também de mostrar os jogos dos quarto e quinto classificados.

Os jogos do Benfica são detidos atualmente pelo clube, enquanto os restantes são da Controlinveste, empresa de Joaquim Oliveira.

Competições internacionais

A lista de eventos obrigatoriamente transmitidos em sinal aberto inclui ainda os jogos oficiais da seleção nacional, a final da Taça de Portugal de futebol e um jogo por jornada ou por mão de uma eliminatória da Liga dos Campeões em que participem equipas portuguesas.

Além disso, a RTP, a SIC ou a TVI terão de emitir um jogo por eliminatória da Liga Europa a partir dos quartos-de-final em que participem equipas portuguesas, as finais das competições de clubes organizadas pela UEFA, incluindo a Supertaça Europeia e as cerimónias de abertura e de encerramento, bem como jogos de abertura, quartos-de-final, meias-finais e final do Mundial de Futebol.

Da mesma lista constam ainda a Volta a Portugal em bicicleta, as participações de atletas portugueses e das seleções nacionais na fase final de Mundiais e Europeus, as finais das competições oficiais internacionais entre clubes em que participem equipas portuguesas nas modalidades de andebol, atletismo, basquetebol, hóquei em patins e voleibol.

Além destes eventos desportivos, os ventos de interesse público incluem também os concertos de abertura e de encerramento do evento “Os dias da música”, no Centro Cultural de Belém.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …